Autor Tópico: TIGER 800 XC!!  (Lida 63855 vezes)

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
Re: TIGER 800 XC!!
« Responder #150 em: Janeiro 05, 2012, 18:05:47 pm »
Boas pessoal.
Apesar dos metodos de fabrico dos dias de hoje serem quase perfeitos no que toca a medidas e materiais, o facto é que pode acontecer um motor novo não ter a "cama" feita.  :o
Como quem diz, podem existir determinadas particulas\residuos\rebarbas (milimetricos ou até não!!) que se soltam após os primeiros km's de trabalho de um motor novo e que importa não persistirem dentro do mesmo, pois aí sim vão efectuando desgaste desnecessário quando misturados no óleo.
Isto, tratou-se de algo muito importante noutros tempos em que a industria era muito menos robotizada,  as peças feitas de uma forma mais "artesanal" e os testes de qualidade práticamente inexistentes permitindo assim maior probabilidade da existência desses residuos no interior dos motores durante os seus 1ºs kms.

Ainda assim, apesar das novas tecnologias, faz bastante sentido manter-se esta regra de segurança mecânica nos dias de hoje. Essa é a verdadeira razão de se trocar o óleo e filtro do motor nos 1ºs 800km, assim como de todas as outras verificações efectuadas nessa 1ª revisão.

A questão do mês poderá ser pertinente se pensarmos que podem existir uma série de vedantes \ o-rings \ juntas (Peças de borracha) mal montadas\ mal vedadas\ duras e que somente após os 1ºs km's deixem de cumprir as suas funções e o motociclista nem se dê conta.
Sendo um motociclista menos desperto para estas questões ou por exemplo tratar-se de uma moto carenada, poderá passar-se meses com pequenas fugas de óleo\água ou outras sem detectar as mesmas e que a oficina aquando revisão do 1º mês colmata com a maior das facilidades. Ainda que sem os 800 km's percorridos.

Enfim... o rol de possibilidades é extenso e longo, pelo que caberá à marca definir as regras que se adequem ao mais comum\geral utilizador (aquele que não quer saber de óleos, velas, mecânica) defendendo no limite a integridade do mesmo e também a própria marca da erosão de imagem que situações dessas possam provocar.  ;)

Penso eu de que...

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #151 em: Janeiro 05, 2012, 18:50:26 pm »

Completamente esclarecedor, parece-me que não há mais nada a dizer!!  8)

Silent Mobius

• Membro
  • *
  • Audaces Fortuna Juvat! Nulli Secundus!
« Responder #152 em: Janeiro 05, 2012, 21:21:55 pm »
Boas a todos  :)

Tenho a dizer que este fórum esta muito bom; é agradável e útil saber que temos companheiros de estrada que partilhem as suas opiniões e experiências. Todos temos sempre algo a aprender e a ensinar.

Tenho acompanhado o Fórum ( com maior incidência a este tópico) pois a minha Tiger 800 XC (Orange) chegou no dia 31 Dezembro  ;D (melhor entrada no novo ano não poderia ter desejado)

Prometo para breve fazer um apanhado das experiências/opiniões até agora sentidas ao conduzir a Haffra Labareda dos Santos  :P

Sim, é que cá por casa, quando a máquina é boa como a Tiger se está a mostrar, tem direito a baptismo e a levar o nome da Família  :D

Até agora tenho apenas a dizer que a Tiger 800 XC é sem duvida uma Moto de Espírito Imponente e Firme! Cada Km que faço em cima dela mais gosto sinto em conduzi-la  ;)

Um abraço a todos,

É bom poder contar com companheiros como os do Fórum TCMP  ;D

Boas curvas a todos, sempre em segurança!

Triumph Tiger 800 XC 11' Orange

2011/2012 - A experiência continua e adquire-se ano após ano.

arnaldocarmelo

• Membro
  • *
  • A Sorte Protege os Audazes
« Responder #153 em: Janeiro 05, 2012, 21:35:46 pm »
Boas Vicente,  ;)
Mas... não concordo!  :o
Essa da revisão de um mês deve ser para os "meninos" que compram moto porque é moda ou porque o amigo comprou e também querem uma...  :-\
Agora para quem anda de moto à mais de duas décadas, já teve inúmeras motos de vários modelos e marcas, gosta de sujar as mãos de óleo e praticamente faz o dia a dia na garupa de uma moto... essa da revisão de um mês não lembra...  ;)
Sempre soube e sei que os primeiros 800 ou 1000 quilómetros (conforme o fabricante) de um motor de moto são importantíssimos para o futuro desse mesmo motor. Disso não tenho qualquer duvida.
Relativamente ao pretexto de apertos, babar óleo e coisas do género isso não é visto ao fim de um mês mas sim todos os dias, isto para quem, minimamente, sabe o que é uma moto.
Já tive motos de vários fabricantes: Kawasaki, Suzuki, Yamaha, Honda e KTM, são todas motos de duas rodas e fizeram a rodagem... as revisões foram sempre feitas pelo numero de quilómetros ou ao ano.
Ou será que a marca "Triumph" é assim tão peculiar ou frágil? ???
Será que fui enganado em vez de comprar uma moto comprei uma peça de colecção???
Espero que não, porque não sou coleccionador!!!  ;)

Arnaldo Carmelo
XL650V, LC8-950, XL1000V, 800XC-ABS

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #154 em: Janeiro 05, 2012, 23:02:33 pm »
Relativamente ao pretexto de apertos, babar óleo e coisas do género isso não é visto ao fim de um mês mas sim todos os dias, isto para quem, minimamente, sabe o que é uma moto.

Arnaldo, encontras por aqui pessoal de diferentes idades e experiências, até há por aqui alguns com bem + de 2 decadas de motas e olha que nem todos olham BEM para elas todos os dias...  ;)

Força no tópico 8)
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

jsmbs

• Membro
  • *
  • A minha liberdade...
« Responder #155 em: Janeiro 05, 2012, 23:53:29 pm »
Já tive motos de vários fabricantes: Kawasaki, Suzuki, Yamaha, Honda e KTM, são todas motos de duas rodas e fizeram a rodagem... as revisões foram sempre feitas pelo numero de quilómetros ou ao ano.

Eu também já tive motos de algumas marcas, e no entanto, todas as marcas dizem o mesmo!!

Qualquer moto nova, requer a 1ª revisão aos 800, 1000 ou até 1500km, dependendo da marca.

Aconselho-vos a darem uma leitura neste artigo:

Moto novinha, recém-saída da revenda. Viajar? De jeito nenhum, ela está amaciando. Levar garupa? A mesma coisa. Sair com ela, apenas muito devagar, até completar os primeiros mil quilômetros Essas são as preocupações de um novo proprietário de uma motocicleta zero quilômetro, porém, nem todos sabem exatamente para que serve o período de amaciamento. Outro tipo de pessoa é aquela que não acredita em amaciamento, e ainda, algum tempo depois, diz que “a minha moto anda mais porque amaciei no pau”. Dois extremos de procedimento, ambos errados.
Amaciar uma motocicleta nova é uma tarefa simples, mas que exige um conhecimento mínimo do proprietário; para que este saiba o porquê da coisa, e um pouco de paciência. Mas do bom amaciamento dependerá a durabilidade do motor. Não abusar das altas rotações é uma das recomendações básicas para o amaciamento do motor. Isso não quer dizer que não se pode passar dos 5.000 rpm de jeito nenhum, como pensam alguns. Esquentar bem o motor com a moto parada também é um procedimento desaconselhável, mas que se costuma se ver com muita freqüência. A melhor maneira para amaciar um motor é usar o bom senso.
Bloco do Motor Nos primeiros km as peças precisam se encaixar.
Atualmente as folgas são muito justas e precisam de um período de amaciamento.
O que “amacia” Apesar do termo, nada dentro de uma motocicleta fica mais “macio” depois de algum tempo de uso. O período chamado de amaciamento serve para que as peças que atritam entre si adaptem-se, reduzindo assim as perdas por atrito. O melhor exemplo disso, é o conjunto pistão-anéis-cilindro, cujo atrito é bastante considerável devido à grande área de contato entre as peças. Como cada componente é produzido separadamente, é óbvio que eles não se encaixam com precisão micrométrica, e muito menos são exatamente lisos (mesmo que a olho nu isso pareça acontecer).
Quando o motor é montado, sempre existem regiões entre essas peças nas quais o contato é mais ou menos intenso, justamente com um atrito maior ou menor. O amaciamento consiste no desgaste dessas diferenças para que os próprios componentes busquem pelo atrito sua melhor adaptação. Outro ponto importante no amaciamento é a rugosidade das superfícies dessas peças. Por mais que elas pareçam lisas, sempre existe uma certa rugosidade que fará o atrito maior que o normal em uma moto já rodada. Durante amaciamento essas rugosidades extras são eliminadas também pelo próprio atrito entre as peças.
Devido a esses dois fatores, o “amoldamento” entre os componentes e o “alisamento” de suas superfícies, fica claro o porquê de um motor amaciado ser mais solto que um não-amaciado: além do atrito ser menor, as folgas são maiores. Isso acontece em todas as partes do motor, como virabrequim, bielas, comando de válvulas e até engrenagens do câmbio, porém, em maior intensidade no pistão, anéis e cilindro.
Assim, os primeiros quilômetros com uma motocicleta zero devem ser mesmo cercados de um certo cuidado, mas sem exageros. O amaciamento tem seu motivo, razão pela qual os fabricantes recomendam um uso diferenciado neste período. Como existe um desgaste muito maior que o normal, as partículas que se desprendem das peças em movimento ficam soltas dentro do motor. Em motores quatro tempos, onde o óleo fica confinado, as partículas soltas vão para o cárter e contaminam o óleo de lubrificação, principalmente nos primeiros 500 km.
Os componentes do câmbio, que no motor quatro tempos são lubrificados pelo mesmo óleo do motor, são menos sujeitos aos problemas do amaciamento, já que as engrenagens trabalham a uma rotação muito menor, mesmo assim, o desgaste existe, mas em menor proporção. E no câmbio de motos quatro tempos existe ainda o problema do óleo contaminado com partículas metálicas perder a capacid.ade de lubrificação, já que é o mesmo que lubrifica o motor.
Quando o motor dá a sua primeira funcionada nas mãos de seu novo proprietário, seus componentes estão praticamente intactos, apesar de a moto ter sido testada na fábrica. Qualquer rebarba, mesmo que imperceptível, começa a ser aparada desde esse momento. Fica fácil perceber então por que é necessário um cuidado especial nesse período. Um tranco mais forte, uma acelerada de jeito, podem tirar essa rebarba e alguma coisa a mais. E o uso abusivo do motor poderá ocasionar um ponto localizado de aumento de temperatura, justamente por causa de uma dessas rebarbas, que se alastrará rapidamente, podendo, na pior das hipóteses, causar a fusão do material (o motor funde e trava).
As engrenagens do câmbio também precisam se ajustar no começo
Até os motores modernos precisam de amaciamento
Como amaciar Com todos estes pequenos problemas, que na verdade não passam de uma situação temporária, sempre fica a dúvida: será que o motor está sendo amaciado corretamente? De acordo com os técnicos da Yamaha, o período de amaciamento das motos da marca deve ser orientado literalmente como está no manual de instruções de cada modelo. Depois dos 1.000 km, quando o óleo do câmbio deve ser trocado, a moto já está amaciada. Outra recomendação da Yamaha é nunca acelerar a moto parada além dos 5.000 rpm, ou ela entrará em over-spinning (fora de giro). Isso quer dizer que, sem nenhuma carga (o câmbio em ponto morto), o motor poderá subir de giro mais do que o esperado.
Já os técnicos da Honda são mais maleáveis em relação ao amaciamento de suas motocicletas. Até os primeiros 500 km, a moto poderá ser utilizada normalmente, apenas tomando o cuidado para não exagerar na rotação do motor, que deve ficar até cerca de dois terços da rotação máxima. Mas isso não quer dizer que não se pode acelerar um pouco mais de vez quando, só que por um curto período. N0 fim dos primeiros 500 km, a troca de óleo é fundamental pois, ao contrário dos motores dois tempos, o quatro tempos acumula uma quantidade muito grande de partículas metálicas, provenientes do desgaste inicial dos componentes (o amaciamento propriamente dito). Além disso, existem muito mais componentes móveis, como comando de válvulas, válvulas e todos os seus acionamentos, o que significa uma quantidade extra de partículas que contaminam o óleo do cárter.
Para qualquer tipo ou marca de motocicleta, existem as recomendações normais para o período de amaciamento. Esquentar bastante a moto parada é uma coisa que não se deve fazer nem com uma moto muito usada, quanto mais com uma que está amaciando, o correto é aquecê-la apenas o suficiente para sair rodando. Isso porque a refrigeração do motor, mesmo nos modelos com arrefecimento líquido, depende da circulação do ar à sua volta. Se o ar está parado, o motor aquecerá irregularmente e prejudicará o amaciamento.
Já rodando, manter o motor em altas rotações também deve ser evitado durante esse período, mas outra coisa que deve ser evitada é manter a motocicleta a uma velocidade constante por longo tempo, mesmo que essa velocidade seja pequena. I Acontece que a variação da rotação no motor ajuda a limpar os componentes internos, favorecendo a “elasticidade”, ou seja a trabalhar bem em diversas rotações.
Uma outra coisa que se costuma dizer a respeito do amaciamento, é que um motor amaciado “no pau” acaba ficando com mais potência que outro amaciado na boa. Isso não tem fundamento, uma vez que o melhor motor é aquele que tem tem os componentes internos bem assentados e sem folgas excessivas. Seja lá qual for a maneira como o motor é utilizado durante o amaciamento, este acontecerá, de uma I forma ou de outra. Um motor que durante esse período foi utilizado acima de seus limites, mesmo que não trave, acaba ficando com folgas excessivas antes do tempo. Já outro motor que foi amaciado com um superpreocupado e cuidadoso motociclista não ficará pior que qualquer outro, apenas demorará mais tempo para ficar “solto”. Por fim, a maior recomendação que se pode dar a alguém que pretende fazer um bom amaciamento é: manter a moto em perfeito estado, seguir as recomendações do fabricante e ficar atento a qualquer irregularidade que possa surgir.
« Última modificação: Janeiro 05, 2012, 23:59:39 pm por jsmbs »

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #156 em: Janeiro 06, 2012, 02:32:54 am »

Arnaldo, encontras por aqui pessoal de diferentes idades e experiências, até há por aqui alguns com bem + de 2 decadas de motas e olha que nem todos olham BEM para elas todos os dias...  ;)

Força no tópico 8)

Precisamente.
Penso que a questão é mais complexa do que somente acharmos tratar-se de uma politica financeira + agressiva pela parte da marca.
Não me parece prudente analisarmos estas coisas somente pela nossa apetência para acompanhar os mais básicos fundamentos de manutenção. Até porque se assim fosse estava perfeitamente de acordo com o Arnaldo, uma vez que a minha motita já conta com + de 120.000km e passei eu a fazer as revisões da mesma a partir dos 40.000 e ainda dentro da garantia....

Acho que se trata mais de uma questão de gestão de risco e por inerência gestão de imagem que a marca faz do que propriamente uma questão de pretenderem cobrar mais ou agarrar as manutenções mais cedo.
Até porque a maioria, e enfatizo a palavra "Maioria", dos motociclistas que verdadeiramente são os "Money Makers" das marcas são aqueles que trocam de moto em intervalos curtos de tempo, e não pretendem ter qualquer chatisse ou perder tempo com questões associadas à manutenção das mesmas para além do estipulado pela marca.

A própria marca, com estas regras, protege mais este tipo de motociclista e consequentemente mantém o mesmo feliz e agradado por não ter que se deparar com eventuais pinceis que pudessem com maior probabilidade aparecer caso o prazo de tempo fosse maior para um tipo que faça poucos kms e não perceba patavina de mecânica.
Obviamente que, pelos posts, o Arnaldo não se insere neste "género" de motociclista.

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #157 em: Janeiro 06, 2012, 10:37:04 am »

Uma outra coisa que se costuma dizer a respeito do amaciamento, é que um motor amaciado “no pau” acaba ficando com mais potência que outro amaciado na boa.

Ando de moto há 37 anos. :)
Também já tive de tudo desde scooters às chinezas, inglesas italianas (motos).
Sempre fiz a tal "primeira revisão dos mil kms" para eles (marcas) não terem pretextos e porque pelo conhecimento que tenho de motores que aqui já é coisa de família, acho recomendável.
Mas esta do motor amaciado no pau é que me deixou assim ... ;D ;D ;D
Homen que é Homem, não bebe leite; come a vaca.

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #158 em: Janeiro 06, 2012, 11:03:54 am »
...Mas esta do motor amaciado no pau é que me deixou assim ... ;D ;D ;D

yah, yah... nada, nada sugestivo.  ;D ;D ;D

Blowjohn

• Recém-Chegado
« Responder #159 em: Janeiro 06, 2012, 14:22:16 pm »
Interrompendo por momentos esta história da rodagem, "queria aqui anunciar faxabor" que perdi um cilindro definitivamente e fiz os meus primeiros 40 km na minha montada branca :-) .

Se tiverem dicas de rodagem sem ser "no pau" nem hiper protectora, serão muito bem-vindas.

Até breve

arnaldocarmelo

• Membro
  • *
« Responder #160 em: Janeiro 07, 2012, 19:20:41 pm »
Boas pessoal  ;)
Assim é que eu gosto de um "Forum", dinâmico, partilha de experiências e informações, muito bom!!!  :D 
Pois bem, iniciei este debate por causa das palavras (um mês) ou 800 quilómetros...
Desta forma, para mim, a palavra de "um mês" (espaço de tempo) está desenquadrado com a rodagem de qualquer motor... Alem de amante das duas rodas, tenho um curso técnico-profissional, de 3 anos, de serralheiro mecânico, aprendi muito sobre o funcionamento de motores, rectifiquei muitas cabeças de motor, poli muitos cilindros, encamisei muitos blocos de motores, rectifiquei bielas, válvulas e sei lá mais o quê...
Continuo a dizer a rodagem de um motor deve ser feita pelo numero de quilómetros e nunca pelo tempo, (um mês) ???? essa não!! :o
Arnaldo Carmelo

arnaldocarmelo

• Membro
  • *
« Responder #161 em: Janeiro 07, 2012, 19:43:32 pm »
Agora em relação à rodagem (800, 1000 ou mesmo 1500 quilómetros conforme recomendações da marca).
Nas minhas máquinas, que vieram a zero quilómetros, sempre tive muito cuidado em relação à rodagem:
1.º Colocar a moto a trabalhar antes de colocar o capacete e as luvas, tempo suficiente para o motor aquecer ligeiramente.
2.º Iniciar a marcha sempre na cool, usar muito a caixa de velocidades e nunca ultrapassar metade das rpm´s, isto na primeira metade de quilómetros da rodagem. Exemplo: a tiger 800 Xc entra em red-line às 10.000 rpm, nunca passei das 5.000 rpm até fazer os primeiros 400 quilómetros.
3.º Depois de ultrapassar a metade dos quilómetros da rodagem, subo gradualmente até às 7.500 rpm´s, até fazer a 1.ª revisão da rodagem (800 quilómetros).
4.º A rodagem continua, agora com óleo e filtro novo, até os 1.500 quilómetros, subindo sempre de rotação, de forma progressiva e gradual até fazer os 1.500 quilómetros.
5.º Depois dos 1.500 quilómetros... prego a fundo (10.000 rpm´s)  ;D
E que venha a próxima revisão, um ano ou 10.000 quilómetros, no meu caso é mais ao ano...  :(
Boas curvas e cuidem bem das vossas meninas!!!  ;)

[size=78%] [/size][size=78%]  [/size]

[size=78%]   [/size]
Arnaldo Carmelo

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #162 em: Janeiro 07, 2012, 20:14:50 pm »
Alem de amante das duas rodas, tenho um curso técnico-profissional, de 3 anos, de serralheiro mecânico, aprendi muito sobre o funcionamento de motores, rectifiquei muitas cabeças de motor, poli muitos cilindros, encamisei muitos blocos de motores, rectifiquei bielas, válvulas e sei lá mais o quê...

...eu não disse que tu olhavas BEM para ela  ;)
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Silent Mobius

• Membro
  • *
« Responder #163 em: Janeiro 08, 2012, 12:16:03 pm »
A minha Tiger está +/- 7500kms e até agora foi só meter gasolina e andar.  ;)

No entanto, tenho um reparo a fazer (que não é de agora, mas sempre foi assim).
Quando ando em ritmos mais elevados, e principalmente em curva, noto que a suspensão da frente é um pouco branda!! Facilmente a frente "abana" (a curvar em velocidades proibitivas) ou "afunda" na travagem.
Uma vez que a suspensão da frente não tem afinação possível, vou resolver isto colocando um kit (molas e casquilhos) da "Olhins" próprio para o efeito. Com um óleo mais forte também.

http://img836.imageshack.us/img836/8655/ohlinsforkspringsdetail.jpg
TIGER 800 XC!!

http://img683.imageshack.us/img683/5710/ohlinsfrontforkcartridg.jpg
TIGER 800 XC!!

http://img14.imageshack.us/img14/8268/ohlinsforksprings.jpg
TIGER 800 XC!!

Boas amigo,

Se depois colocares aqui mais info sobre o resultado dessa modificação, ficava-te agradecido :)

Abraço

Silent Mobius

• Membro
  • *
« Responder #164 em: Janeiro 08, 2012, 12:22:44 pm »
Agora em relação à rodagem (800, 1000 ou mesmo 1500 quilómetros conforme recomendações da marca).
Nas minhas máquinas, que vieram a zero quilómetros, sempre tive muito cuidado em relação à rodagem:
1.º Colocar a moto a trabalhar antes de colocar o capacete e as luvas, tempo suficiente para o motor aquecer ligeiramente.
2.º Iniciar a marcha sempre na cool, usar muito a caixa de velocidades e nunca ultrapassar metade das rpm´s, isto na primeira metade de quilómetros da rodagem. Exemplo: a tiger 800 Xc entra em red-line às 10.000 rpm, nunca passei das 5.000 rpm até fazer os primeiros 400 quilómetros.
3.º Depois de ultrapassar a metade dos quilómetros da rodagem, subo gradualmente até às 7.500 rpm´s, até fazer a 1.ª revisão da rodagem (800 quilómetros).
4.º A rodagem continua, agora com óleo e filtro novo, até os 1.500 quilómetros, subindo sempre de rotação, de forma progressiva e gradual até fazer os 1.500 quilómetros.
5.º Depois dos 1.500 quilómetros... prego a fundo (10.000 rpm´s)  ;D
E que venha a próxima revisão, um ano ou 10.000 quilómetros, no meu caso é mais ao ano...  :(
Boas curvas e cuidem bem das vossas meninas!!!  ;)

[size=78%]  [/size]

[size=78%]   [/size]

Boas Arnaldo,

Estou com um problema e gostaria de te consultar para obter uma opinião. Comprei a minha Tiger (moto de serviço) já com rodagem feita e cerca de 3500 Km's. Quando a levantei, reparei que o nível do óleo se encontrava ligeiramente a baixo do 'normal'.

Ontem, enquanto andava nas voltinhas, reparei que a moto aquecia um pouco e, ao verificar o nível do óleo... :o .... nada.

Fiquei logo piurso e tentei falar com o pessoal da Triumph mas, sem sucesso. Regressei de imediato, tendo que abandonar a rota prevista. Quando cheguei, o nível residual de óleo que se verificava, para além de ser uma pequena linha, borbulhava de quente  :-[

O que se estará a passar? fiz pouco mais de 970 Km's e... não há óleo algum. Será isto aceitável?

Segundo a handbook, fez a revisão (penso que ao 1º mês) com 1,426 Km's...

Obrigado pela atenção,

grande abraço e resto de bom domingo