Autor Tópico: “Engasgo” às 7.000 rpm  (Lida 7150 vezes)

JM

• Visitante
“Engasgo” às 7.000 rpm
« em: Dezembro 28, 2009, 16:36:30 pm »
Embora faça uma condução suave e descontraída com a minha adorada Trophy constato que em velocidade de cruzeiro ao atingir as 7.000 rpm existe um corte na rotação que a faz cair para as 5.000 rpm sendo obrigado a largar punho pois doutra forma não recupera. Não são apresentados quaisquer sinais anómalos que não este. Por norma não circulo a estas rotações mas gosto de saber que tudo está bem com a mota. Falaram-me que pode ser a torneira da gasolina e do vácuo do depósito. A sensação que tenho é que quando atinge aquela rotação deixa de injectar gasolina.
Alguém me sabe explicar melhor o que é a torneira e o seu relacionamento com o vácuo do depósito de gasolina? Alguém já teve situação semelhante?
« Última modificação: Dezembro 29, 2009, 02:28:20 am por Alexandre Vicente »

anmac

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
Re: “Engasgo” às 7.000 rpm
« Responder #1 em: Dezembro 28, 2009, 18:13:38 pm »
De motos nunca tive experiência nestes problemas, mas tive em tempos um ibiza a gasolina que após uma revisão e uma substituição da boia do deposito da gasolina ficou com um problema identico... andava sempre a correr para a oficina para tentar mostrar o problema mas aquilo so acontecia em subidas a puxar quarta para quinta, o carro começava a perder força e tinha de desacelarar. O problema tinha mesmo a ver com o tubos da gasolina, mas nao consigo precisar pois eles também nao me souberam dizer, mas foi de certeza impurezas nos tubos (pois mexeu-se no deposito) ou algum tubo "dobrado" como já foi dito...
Desejo-te sorte pois esses problemas são dificeis de chegar a conclusão...

abr,
nuno

blue_tiger

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Dezembro 28, 2009, 18:40:05 pm »
Eu conheço uma Trophy que de quando em vez se desliga completamente, seja qual a estrada, hora, dia ou mês do ano e independementemente do andamento imposto.  ???

A solução é esperar um pouco, fumar um cigarro ou beber algo. Posto isto, começa a trabalhar como se nada fosse.  ::)

Também nesta o problema está na alimentação, ou seja, na falta dela.

Até hoje e infelizmente, não apareceu um médico capaz de sarar tal maleita...

E esta???  ::)
Tri-Saudações

Vitor

• Membro
  • *
  • It´s not the pace that matters. It´s the direction
    • Turbisegmento
« Responder #3 em: Dezembro 28, 2009, 19:55:17 pm »
Começando pelo lado mais económico da coisa. Verifica se não tens nenhuma vela isolada, aproveita e substitui o jogo.

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #4 em: Dezembro 28, 2009, 20:16:03 pm »
Não sei qual a tua posição geográfica, mas o meu problema era parecido e foi resolvido na Moitomotos (212093211 Falas com o Fernando ou com o Pereira). O forro que se situa por debaixo do depósito de gasolina acaba por "relaxar" encosta-se às bobines de alta tensão e normalmente acabam por avariar as duas. Isto no meu caso. O assunto foi sanado e nunca mais tive problemas.

Convém verificar antes tubagens de alimentação só que o engasgar de falta de combustível é diferente do de origem eléctrica. Normalmente quando falha combustível o motor faz aquilo que se chama "poço" vai abaixo momentanea ou totalmente. Em caso de problema eléctrico o motor apenas falha, não responde.

Espero ter-me feito entender; se tiveres dúvida diz.

Embora faça uma condução suave e descontraída com a minha adorada Trophy constato que em velocidade de cruzeiro ao atingir as 7.000 rpm existe um corte na rotação que a faz cair para as 5.000 rpm sendo obrigado a largar punho pois doutra forma não recupera. Não são apresentados quaisquer sinais anómalos que não este. Por norma não circulo a estas rotações mas gosto de saber que tudo está bem com a mota. Falaram-me que pode ser a torneira da gasolina e do vácuo do depósito. A sensação que tenho é que quando atinge aquela rotação deixa de injectar gasolina.
Alguém me sabe explicar melhor o que é a torneira e o seu relacionamento com o vácuo do depósito de gasolina? Alguém já teve situação semelhante?

Homen que é Homem, não bebe leite; come a vaca.

motofreud

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Dezembro 28, 2009, 20:31:04 pm »
Eu conheço uma Trophy que de quando em vez se desliga completamente, seja qual a estrada, hora, dia ou mês do ano e independementemente do andamento imposto.  ???

A solução é esperar um pouco, fumar um cigarro ou beber algo. Posto isto, começa a trabalhar como se nada fosse.  ::)

Também nesta o problema está na alimentação, ou seja, na falta dela.

Até hoje e infelizmente, não apareceu um médico capaz de sarar tal maleita...

E esta???  ::)

Isso é sintoma de avaria no bendix.

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #6 em: Dezembro 29, 2009, 01:40:06 am »

Por baixo do depósito da grande maioria de modelos das mais diversas marcas costuma haver 2 tubos respiradores:

Um que "desce", e serve normalmente de esgoto para o combustível que salta para o bordo do bocal.

E um que supostamente "sobe",funcionando como respirador de depósito.
Basicamente deixa entrar ar, de forma a este ocupar o espaço criado pela gasolina consumida.
Em algumas motos, é usual este tubo ter uma um filtro ou mesmo uma valvula para que o ar circule apenas numa direcção.

Já me aconteceu retirar o deposito e sem querer trocar esses tubos na montagem.
Resultado: quando fui abastecer não conseguia abrir a tampa, tal era o vácuo criado.

Mas teu o problema certamente será outro dos que aqui foi indicado.
 ::)

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #7 em: Dezembro 29, 2009, 02:25:02 am »
...Já me aconteceu retirar o deposito e sem querer trocar esses tubos na montagem.
Resultado: quando fui abastecer não conseguia abrir a tampa, tal era o vácuo criado...

Interessante... , nas revisões e mods que efectuo já tirei o depósito e respectivos tubos carradas de vezes... nunca calhou trocá-los pois já têm jeito certo para a posição que ocupam...

No entanto trata-se de uma pequena informação interessante xôr David. Many Thanks.

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #8 em: Dezembro 29, 2009, 10:04:06 am »
JM,

Já falámos sobre isso no encontro do Magusto. Passa pela Moitomotos, certamente que te resolvem isso.

Blue Tiger,

Esse problema acho que acontece, mais cedo ou mais tarde, a todas as Triumph. O Mário escreveu aqui q é o Bendix, tinha a ideia que era o Pick Up.
Anyway, sectarismos à parte  ;D , a verdade é que é uma porcaria qq de origem asiática que habita os nossos motores!!
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

motofreud

• Membro
  • *
« Responder #9 em: Dezembro 29, 2009, 10:32:36 am »
JM,

Já falámos sobre isso no encontro do Magusto. Passa pela Moitomotos, certamente que te resolvem isso.

Blue Tiger,

Esse problema acho que acontece, mais cedo ou mais tarde, a todas as Triumph. O Mário escreveu aqui q é o Bendix, tinha a ideia que era o Pick Up.
Anyway, sectarismos à parte  ;D , a verdade é que é uma porcaria qq de origem asiática que habita os nossos motores!!

Asiática, atravessada, está-se mesmo a ver  ;D

Se calhar é isso (pick up) e eu é que estou a confundir.

O facto é que essa avaria é relativamente comum nas Triumph dessa geração, e o que acontece é que quando o motor atinge uma determinada temperatura, nega-se. Quando arrefece, volta a funcionar.

A TBS do Afonso, por exemplo, foi logo aos 20.000. a minha foi aos 100 e tal (mil). Não há um padrão.

Sei que, no meu caso, assim que entrei na A8, às 11 e tal da noite, a dita calou-se. Chamei a assistência em viagem, levaram-nos a casa, e quando o reboque bazou, por descargo de consciência dei ao starter, e lá estava ela como se nada fosse. Pensei logo "lá está aquela porcaria de origem asiática que habita os nossos motores!"  ::)

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #10 em: Dezembro 29, 2009, 11:06:46 am »
O facto é que essa avaria é relativamente comum nas Triumph dessa geração, e o que acontece é que quando o motor atinge uma determinada temperatura, nega-se. Quando arrefece, volta a funcionar.

Pensei logo "lá está aquela porcaria de origem asiática que habita os nossos motores!"  ::)

Anda por aí uma Daytona velhinha preta linda com os mesmos sintomas... até quis oferecer uns €€€ritos por ela, parecia estar para morrer...  ;D  coitadinha.... mas o dono era arguto e não se deixou enganar.  ;D ;D   

Maldito Secretário... lol

hramos

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #11 em: Dezembro 29, 2009, 16:56:17 pm »
Anda por aí uma Daytona velhinha preta linda com os mesmos sintomas... até quis oferecer uns €€€ritos por ela, parecia estar para morrer...  ;D  coitadinha.... mas o dono era arguto e não se deixou enganar.  ;D ;D   

Maldito Secretário... lol

O que tu queres sei eu...!!!! 8)
E velhinha o caraças, que aquilo derrete muita pretensa super/hiper/ultra desportiva... nem que seja com o look!
Ainda hoje não sei o que se passou na ida para o Alvoco, nem o Pereira lhe achou nada, apeteceu-lhe trabalhar a 2 cilindros na ida e na volta veio a três, estas Triumph dão um gozo enorme aos seus donos, é sempre uma incógnita. ;)

Maldito Secretário vai ser quando não registar a tua presença na AG e ficares mal visto por fazer comentários na acta acerca de certos e determinados "homens-bala gordurosos" que andam por aí nas estradas...  ;D ;D ;D 

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #12 em: Dezembro 29, 2009, 17:02:24 pm »
O que tu queres sei eu...!!!! 8)
E velhinha o caraças, que aquilo derrete muita pretensa super/hiper/ultra desportiva... nem que seja com o look!
Ainda hoje não sei o que se passou na ida para o Alvoco, nem o Pereira lhe achou nada, apeteceu-lhe trabalhar a 2 cilindros na ida e na volta veio a três, estas Triumph dão um gozo enorme aos seus donos, é sempre uma incógnita. ;)

Maldito Secretário vai ser quando não registar a tua presença na AG e ficares mal visto por fazer comentários na acta acerca de certos e determinados "homens-bala gordurosos" que andam por aí nas estradas...  ;D ;D ;D

hehehehhe.... tive que me rir agora.

Pois é.... já que falaste nisso :D :D :D .
Qdo é a AG seu secretário???!!!! hhmmmm???? hmmm??!!!
 ;D ;D ;D

motofreud

• Membro
  • *
« Responder #13 em: Dezembro 29, 2009, 17:07:26 pm »
Qdo é a AG seu sec(re)tário???!!!! hhmmmm? ??? hmmm??!!!
 ;D ;D ;D

Epah, tá mal chamar nomes às pessoas assim  :o

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #14 em: Dezembro 29, 2009, 17:15:34 pm »

Epah, tá mal chamar nomes às pessoas assim  :o

Olhó "PRESIDENTE"

hihihihihih