Autor Tópico: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)  (Lida 4190 vezes)

Cobra

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 256
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« em: Março 11, 2014, 21:12:52 pm »

Caro amigos, à semelhança das Migas de Janeiro, aqui fica o convite para quem se queira juntar a esta Padeirada:


http://www.comandopadeiros.org/t1628-rota-do-acor-aldeias-de-xisto


Um passeio que tem tudo, boa estrada, boa paisagem e boa gastronomia.


É sempre uma boa oportunidade para conhecer ou revisitar.


Cumps!






anmac

  • Sócio TMCP
  • Membro
  • **
  • Mensagens: 222
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #1 em: Março 11, 2014, 22:03:37 pm »
Alinhava, mas so perto das 8h consegui estar despachado... podemos combinar um ponto de encontro mais acima? Ia num ritmo mais acelerado e apanhava vos numa paragem para cafe que façam.

abr,
nuno

ruimbarradas

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 51
    • Comando Padeiros - Mototurismo em horários de Padeiro
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #2 em: Março 11, 2014, 22:39:38 pm »
Alinhava, mas so perto das 8h consegui estar despachado... podemos combinar um ponto de encontro mais acima? Ia num ritmo mais acelerado e apanhava vos numa paragem para cafe que façam.

abr,
nuno

Boa noite Nuno,

O nosso percurso será pela A1 -> A23 -> Tomar -> Ferreira do Zêzere -> Dornes -> Cernache -> Pedrógão.

Prevejo fazer a primeira paragem em Dornes, mas mesmo assim, e saindo nós às 07H00 do Aeroporto, não será o suficiente para que saindo tu 1 hora depois nos apanhes.

Assim, a única hipótese que vejo é te encontrares connosco às 10H00 em Pedrógão, à saída do IC8.
Simulei a saída desde Mem Martins e temos 2 horas de caminho até à saída do IC8 para Pedrógão.

Aqui o mapa:
https://goo.gl/maps/xI8K5

Aguardamos confirmação...
Rui Barradas



TriumphKings

  • Sócio TMCP
  • Membro
  • **
  • Mensagens: 1739
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #3 em: Março 12, 2014, 00:34:10 am »
... saindo nós às 07H00 do Aeroporto, não será o suficiente para que saindo tu 1 hora depois nos apanhes.


ah ah ah ah eu não apostava nisso  ;D


anmac, os amigos Padeiros andam a pôr em causa a nossa capacidade de "abreviar distâncias"  ;)
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

anmac

  • Sócio TMCP
  • Membro
  • **
  • Mensagens: 222
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #4 em: Março 12, 2014, 07:07:33 am »
 ;D aqui a questão é que devem estar a dar o desconto da falta do cilindro hehehehe

Mais alguem quer ir? hum?

abr,
nuno

a_ndre

  • Recém-Chegado
  • Mensagens: 20
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #5 em: Março 12, 2014, 09:12:30 am »
Em principio tenho de ir ao Porto nesse dia e antes ainda paro em tomar, por isso muito provavelmente ainda tento encontrar-vos nas bombas para conhecer o pessoal e acompanhar-vos enquanto for o meu trajeto!  ;D

ruimbarradas

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 51
    • Comando Padeiros - Mototurismo em horários de Padeiro
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #6 em: Março 12, 2014, 10:27:22 am »
Bom dia a todos,

Em relação a tempos, e não duvidando das capacidades a KTM  ;) , estaremos da seguinte forma:

- Saída de Lisboa às 07H00
- Paragem no largo junto da Igreja, no topo de Dornes às 8H30 - Saída de Dornes às 09H00

- Apenas se existir alguém que necessite que nos encontremos um pouco mais a Norte, é que efectuaremos uma nova paragem à saída do IC8 para Pedrógão Grande Norte / Pampilhosa da Serra / Góis
Nesse caso, estaremos neste ponto às 09H40, com o tempo de paragem estritamente necessário para cumprimentos e voltar a seguir viagem.

Por favor vão confirmando aqui a vossa presença, de modo a que se vá actualizando a lista de confirmados e não correr o risco de deixar alguém para trás.  :-[

Aqui o mapa com os dois pontos de paragem:
https://goo.gl/maps/AvSLT
« Última modificação: Março 12, 2014, 10:33:17 am por ruimbarradas »
Rui Barradas



PJMS

  • Direcção TMCP
  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 948
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #7 em: Março 12, 2014, 15:30:00 pm »
Olá,


Que bela voltinha mas esta vou ter de deixar passar :/


Já tenho outros compromissos.


Boa voltinha e um abraço[size=78%].[/size]

Cabaneiro

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #8 em: Março 12, 2014, 21:43:32 pm »
Como sempre saida bem cedo deve ser coisa de padeiros. he he.É com muita pena minha não poder ir pois vou trabalhar, mas pelo que parece é uma boa volta é pena não a fazer pois gosto muito da zona da pampilhosa da serra.
Força Padeiros.




Cobra

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 256
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #9 em: Março 17, 2014, 00:39:50 am »

Dia longo este!...


A foto de família com todos os alegres convivas.
http://danielsantos.smugmug.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-6jmcq7L/0/L/rota_acor_aldeias_xisto-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Relato e fotos de seguida.


Cumps!

Cobra

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 256
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #10 em: Março 17, 2014, 20:27:17 pm »

Sai mais uma padeirada para a mesa do canto...


Mapa:



track: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=wszxjvnflibzfvwt


Altimetria:
http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-gsMSd4q/0/L/20140316_altimetria-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



E as habituais estatísticas:


Início: 16.03.2014, 6:51
Fim: 16.03.2014, 23:37
Distância: 618kms
Movimento: 8:59:38
Parado: 7:46:19
Total: 16:45:57
Altitude Mínima: 2m
Altitude Máxima: 1054m


<60km/h: 19,9%
<100km/h: 21,0%
<150km/h: 59.1%



E de seguida venham os relatos e fotos como é costume!


Cumps!
« Última modificação: Março 17, 2014, 20:29:00 pm por Cobra »

a_ndre

  • Recém-Chegado
  • Mensagens: 20
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #11 em: Março 19, 2014, 13:29:34 pm »
Deitei-me tarde e não consegui acordar a tempo de vos apanhar nas bombas! :/


Por acaso nesse dia ainda fiz mais de 700km com a tiger mas não foi para essas bandas..


Ficamos a aguardar as fotos para ver o que perdemos!  8)

Cobra

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 256
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #12 em: Março 19, 2014, 21:55:10 pm »

Encontro cedinho de manhã como manda o protocolo do Comando.


Às 6h e picos estava a sair de casa. Os dias estão maiores e por essa altura já começa a nascer o dia.


Na estação de serviço do aeroporto de Lisboa, duas Tigers XC, uma NCX, uma Deauville e a novíssima 1190 Adventure R do João.


Um café, dois dedos de conversa e lá rumamos a Norte.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-dw7WSJJ/0/L/20140316_081838-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



A1 até Alcanena para apanhar o Pedro na sua Thundercat.


Aí tivemos um azar, uma queda (felizmente parado) que deitou abaixo duas motas. Um selector de mudanças empenado comprometia a condução da NCX, de modo que tivemos de passar pela casa do Pedro para ajeitar a peça.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-Vk99xKx/0/L/20140316_093036-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Resolvido, siga para bingo!


Regresso à A1 até Torres Novas, depois A23, e logo de seguida rumo ao Zêzere.


Abastecimento rápido em Águas Belas onde nos encontrámos com um simpático grupo de "caminhantas" que não hesitaram a fazer-se à foto.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-b6X9jm4/0/L/20140316_103329-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-gVF3xjs/0/L/20140316_103338-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-Xz56jpT/0/L/20140316_103347-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Daí a pouco estávamos em Dornes onde nos encontrávamos com o António Reis e a sua Explorer.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-HhjGG2z/0/L/20140316_105255-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-qk3X3zx/0/L/20140316_105637-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-PW5rDn3/0/L/20140316_105517-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-f6BqzvW/0/XL/20140316_105429-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Local mágico este de Dornes, especialmente quando se tem como no dia de hoje um espelho de água assim.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-8qdm54D/0/L/20140316_105331-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-5pXv9J3/0/XL/20140316_105730-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-fDkJBfK/0/L/20140316_105715-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Cheirava a Primavera, e apesar do frio a que fomos sujeitos para cima, já se fazia sentir por esta altura algum calor.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-K86cVgs/0/XL/20140316_105345-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-4Lj7vdj/0/L/20140316_105528-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-p28McKC/0/L/20140316_105617-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Vamos embora, que daqui para cima começa a diversão.


Andámos uns quilómetros com o rio em vista, belísismo. Depois seguimos para Cernache, o que não foi fácil. Um desvio forçado obrigou-nos a dar umas voltas, até encontrarmos o IC8.


Cobra

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 256
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #13 em: Março 19, 2014, 21:55:55 pm »

Depois voltámos às curvas e à maravilhosa estrada panorâmica do Ceira. Vai-se bem alto por ali, sempre pela encosta com algumas eólicas gigantes a espreitar por cima das nossas cabeças. E que dia fantástico para passear de mota, nesta região que sempre me encanta quando por ela passo. E faço aqui um interregno para dizer que nem sempre assim foi. A minha família é oriunda da região e há 25 anos atrás estas terras não estavam preparadas como estão hoje. Recordo-me bem o martírio que era a travessia da serra da Lousã. Estradas medonhas, empoleiradas no topo de ravinas, com curvas sem fim pelo meio da serra. Esta região sempre foi muito esquecida, provavelmente pela sua situação geográfica que contribuiu ao seu isolamento. Região pobre, que ao longo de muitos anos viu os mais jovens saírem para o exterior à procura de melhor futuro.


O progresso chega a todo o lado. A alguns locais mais tarde que outros, e aqui chegou tarde, mas felizmente chegou. Há já alguns anos que os municípios têm dedicado seriamente parte das suas verbas à evolução dos seus concelhos.


De há uns anos para cá os municípios têm dedicado a sua atenção ao turismo, valorizando o que têm de melhor e único. Uma modernização dos concelhos no sentido de tornar a região mais atractiva e confortável. Obra de grande mérito que consegue criar um progresso consistente e sadio que não abala a genuinidade dos locais, que acaba por ser o maior atractivo destes lugares.


A aldeia do Piódão será porventura o melhor exemplo do que escrevi acima. Há 20 ou 30 anos só aqui chegar era um pesadelo. O acesso era feito por caminho de cabra vale abaixo. Lá chegar em Inverno rigoroso era por vezes só possível a pé. As referências históricas ao Piódão retratam-no sempre como local de refúgio ou isolamento.


A verdade é que esta povoação isolada do mundo, tem origem em pessoas humildes que aqui viviam com dificuldades uma vida simples em comunidade de entreajuda.


Enfiado num vale no limite da Serra do Açor, o aglomerado de casas que constitui a povoação encanta assim que se vê da estrada.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-ZDNMFqg/0/XL/20140316_171032-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)

Com construção exclusiva em xisto e telhado de lousa, um pormenor salta logo à vista, as portas e janelas pintadas de azul. A explicação não é exacta. Dizem os mais velhos que pelo seu isolamento a primeira e única lata de tinta a aqui chegar terá sido dessa cor. Assim sendo e não havendo mais escolhas, o azul impôs-se.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-9mWhLTm/0/L/20140316_171054-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Aqui chegados estacionámos as sete motas na única praça da aldeia, muito concorrida neste dia de Sol.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-qVzNJDj/0/XL/20140316_134453-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-M55BxkV/0/XL/20140316_134629-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Fomos à procura de almoço, a hora assim o impunha. Meio-dia e meia, a verdade é que também não seria muito tarde, mas estava difícil em arranjar local para comer.


As opções por aqui não são muitas, e hoje estava especialmente concorrido. Lá reservámos uma mesa. Teríamos de aguardar uns três quartos de hora. Nada e grave o suficiente para tirar umas fotos às imediações.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-TgFwM3p/0/XL/20140316_141611-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-fjTPXLv/0/L/20140316_140313-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-dhLFgmM/0/XL/20140316_140342-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Situadas numa encosta íngreme, as casas tiveram de se adaptar ao terreno, o que originou as construções encavalitadas em redor de ruas labirínticas e estreitas.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-dd8dMKP/0/XL/20140316_140928-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-td76GZP/0/XL/20140316_140618-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Diz o povo que o nome vem de “pior do mundo”, quando um fora-da-lei se aqui refugiou e enviou notícias à família identificando o sítio com essa designação. Esta história poderá ter algum fundo de verdade, uma vez que ao longo da história o Piódão foi por várias vezes refúgio de de temíveis bandidos e assassinos – Diogo Lopes Pacheco (assassino de D. Inês de Castro), João Brandão, José do Telhado, o bando dos Garranos (ou quadrilha do Caca) que por aqui circulava, e o brutal Oliveira Matos (ou Oliveirão) morto pelos populares em Chãs d’Égua e enterrado nas traseiras da capela.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-Tm3nqdF/0/XL/20140316_134835-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-jjKR5tz/0/L/20140316_135410-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)






O Piódão foi classificado imóvel de interesse público em 1978, defendido desde 1974 pelo arquitecto Eugénio Correia aqui com uma rua a si dedicada.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-rNhs426/0/L/20140316_135605-L.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-Z48SzHC/0/XL/20140316_135307-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-VgpFhXQ/0/XL/20140316_140543-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-Q5N3jL6/0/XL/20140316_161618-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



E venha o almoço. Uma bela feijoada para mim se faz favor.


http://www.danielsantos-gallery.com/Passeios/comando-padeiros/Rota-acor-aldeias-xisto-140316/i-TWNx6hp/0/XL/20140316_144616-XL.jpg
Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)



Não sendo do outro mundo, estava bem boa. Assim como a tigelada que se lhe seguiu.


Cafezito para rematar e seguimos nas calmas de volta às motos.


continua...

TriumphKings

  • Sócio TMCP
  • Membro
  • **
  • Mensagens: 1739
Re: Rota do Açor - Aldeias de Xisto (16MAR2014)
« Responder #14 em: Março 20, 2014, 00:41:43 am »
E pronto, cá está mais uma magnifica narrativa do Cobra acompanhada do habitual excelente registo fotográfico.
Desta vez tive a sorte de poder participar no passeio e valeu mesmo a pena, melhor só juntando-lhe um passeio TMCP no mesmo fds e não é que foi o que aconteceu, no Sábado  8)


Agora é só ver o resto, porque "continua..."
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!