Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
Início
Forum
Ajuda
Pesquisa
Calendário
Entrar
Registe-se
Triumph Moto Clube de Portugal
»
Modelos, Oficina e Técnica
»
Oficina, Manutenção e Modificações
»
Luz do motor e falta de bateria
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Luz do motor e falta de bateria (Lida 6320 vezes)
jmr82
Membro
«
em:
Junho 14, 2011, 00:11:19 am »
Olá a todos mais uma vez.
Passado 2 semanas sem pegar na Mota hoje tive uma surpresa acerca da qual gostava de ouvir a vossa opinião .
Hoje a bateria deu o berro, já andava a ameaçar e hoje começou pelas faltas de potência e ao fim do dia, já nao pegou. Como estava a descer, pegou de empurrão em 2da . Ate ai tudo bem.
Ao vir pra casa com as luzes ligadas claro a certa altura a luz do motor acendeu.
Fez mais 1km ate a garagem bem devagarinho e claro, quando parei tentei ligar novamente e ate a bomba de fuel fazia um barulho fraquinho e claro, nao pegou.
Agora as perguntas:
Bateria nova ? Ou carregador ? Em qualquer deles, o que aconselham ?
A luz do motor nesta situação e normal ? Ou de repente e coincidente com a bateria avariou mais alguma coisa ?
Fico a espera do conselho de quem sabe antes de tomar uma atitude
Mas tenho esperança que ao por ou carregar a bateria a luz se apague também .
Grande abraço e espero um dia juntar-me a um encontrozInho vosso, mas mais perto que o alqueva que agora andO mal te tempo
Registado
Will
Direcção TMCP
Membro
Nelson "Will" Fonte
Re: Luz do motor e falta de bateria
«
Responder #1 em:
Junho 14, 2011, 09:25:22 am »
É parece ser da bateria uma vez que dizes que tem vindo a falhar, contudo o ano passado na minha Street tive sintomas semelhantes, na altura pensei que fosse da bateria, mas depois na Triumph veio a constatar-se que tinha sido o rectificador de corrente que tinha ido a vida.
«
Última modificação: Junho 14, 2011, 09:28:39 am por Will
»
Registado
jmr82
Membro
«
Responder #2 em:
Junho 14, 2011, 16:14:50 pm »
lolol,
pois, entao pela hora de almoço carreguei a bateria (1hora a 5Amp), ficou impecavel
no entanto, a luz do motor nao se apagou.
falei pra triumph, eles disseram-me para andar um bocado e se nao se apagasse...para ir lá e entao...passados 15 kms as voltas...lá fui á triumph de Lisboa.
9€ , limparam a centralina de erros e afinaram o motor que tava todo avariadinho das ideias. ficou impec. apesar de, no caminho de casa, pela primeira vez a mota mandou um "rater" todo poderoso que pensei, olha...é desta
(fiz a descida da A5 pra marginal sem acelerar, fui só a deixar a mota a deslizar, quase a morrer), assim que toquei no acelerador... CABUMMM
de resto... agora é ver como ela se porta no futuro.
PS: por ter andado com a mota sem bateria (pegou de empurrao) ela acumulou no total 6 avarias. Injectores, Bomba de comb. , distrib pras velas, sonda escape e as outras duas nao fixei
«
Última modificação: Junho 14, 2011, 16:16:34 pm por jmr82
»
Registado
jcabrita
Membro
«
Responder #3 em:
Junho 14, 2011, 17:31:16 pm »
A minha TT farta-se de mandar rateres, não sei se é do escape já não ser de origem...
Pessoalmente consider~-o uma arma de defesa para não se aproximarem da minha traseira, uma vez que algumas pessoas aqui do fórum já viram as labaredas de perto
Registado
I´ll try anything once, twice if I like it
jmr82
Membro
«
Responder #4 em:
Junho 14, 2011, 18:01:07 pm »
Jcabrita....LOLOLOL
pois nao sei se mandou labaredas mas o carro de trás até travou hahaaha
Cardona, sim agora parece estar a 100%
responde bem, nao se afoga em baixa rotaçao (abaixo das 4000), o ralenti tá impec e antes oscilava.
agora tenho uma revisao marcada para ir mudar os conectores de combustivel (a quem os tem em plástico, a fábrica muda gratuitamente para alumínio) e nessa altura vejo mais umas coisitas, a começar pelo kit de transmissão.
em relaçao ao carregador, sim já ouvi maravilhas do optimate4, mas ainda me está a custar os 60€ de investimento. ando a sondar pela internet por alternativas (tipo CTEK) que ao que parece sao mais em conta.
se descobrir alguma coisa interessante partilho
PS: o meu escape é de origem. o escape de rendimento fazia tanto barulho que ... com ou sem rateres era igual... e no tunel do marques era o demónio quando lá entrava. tirei-o pq ficava com dores de cabeça só de ir a lisboa
«
Última modificação: Junho 14, 2011, 18:02:47 pm por jmr82
»
Registado
Alexandre Vicente
Membro
«
Responder #5 em:
Junho 16, 2011, 00:48:14 am »
Cuidado pessoal... milhares de palavras já se escreveram sobre questões associadas a baterias descarregadas e muito dinheiro em baterias novas se tem gasto podendo perfeitamente evitar-se esse desgaste da referida bateria.
Pergunta essencial jrm82:
Qual era o tempo de vida da bateria quando se descarregou e qual era o tipo de uso da moto?
Pergunto isto, porque uma bateria pode perder carga por imensas razões, não tendo necessáriamente a ver com o facto da mesma ter chegado ao final da sua capacidade de uso ou de com um carregamento tudo ficar ok.
Ferramenta essencial para saber se o problema é da bateria ou se tens outro problema qualquer (rectificador/regulador;alternador), e diagnosticar eventuais chatisses electricas é mesmo um voltimetro.
Mesmo agora que tudo parece ok vale a pena testares se nenhum destes componentes está a carregar mal a bateria durante o funcionamento do motor.
Basta comprares um voltimetro:
e:
1º Medir carga da bateria com a moto desligada (12,5v - 13v)
2º Medir carga da bateria com a moto ao ralenti (13v - 14v)
3º Medir carga da bateria com moto acelerada (13v - 14v)
4º Medir carga da bateria com luzes\ventoinha\travões ligados(12,5 - 14v)
Tudo o que for abaixo destes intervalos com
a moto ligada
significa que podes ter algum problema no rectificador ou alternador (normalmente alternador). É importante validar isto, pois após recarregar bateria tudo parece ok... e tendencialmente andamos descansados pensando que o problema foi resolvido. Até nova "descarga" e até pensarmos que a bateria berrou... mas pode estar a berrar devido a alternador ou rectificador pifado.
Tudo o que seja acima de 14v significa que terás problemas de rectificador, se bem que não será esse o teu caso, pois a bateria descarrega.
Claro que pode pura e simplesmente tratar-se de uma bateria a começar a dar os seus sinais de desgate natural... tipicamente quando se começa a carregar baterias está-se a aproximar do seu fim de vida. Nesse caso bastará confirmar o 1º ponto.
Abraço, e boas curvas.
Vicente.
Registado
Fernando Santos
Membro
«
Responder #6 em:
Junho 16, 2011, 10:09:56 am »
Excelente post.
Registado
Homen que é Homem, não bebe leite; come a vaca.
Will
Direcção TMCP
Membro
Nelson "Will" Fonte
«
Responder #7 em:
Junho 16, 2011, 10:39:54 am »
Grande dica
Registado
Alexandre Vicente
Membro
«
Responder #8 em:
Junho 16, 2011, 17:47:47 pm »
Citação de: Will em Junho 16, 2011, 10:39:54 am
Grande dica
Citação de: Fernando Santos em Junho 16, 2011, 10:09:56 am
Excelente post.
Eu já levei a coisa um pouquito mais longe e instalei um voltimetro na moto... vou ver se tiro umas fotos e vos mando. Acho que todas as motitas deviam trazer isso de origem. É que se um rectificador pifar durante uma viagem e deixar passar 18v-20v vindos do alternador para a bateria e cablagem... um tipo só sabe quando começar a cheirar a queimado. Ou até(num extremo) lhe rebentar a bateria debaixo do rabo.... Pois...
Registado
Alexandre Vicente
Membro
«
Responder #9 em:
Junho 16, 2011, 20:42:10 pm »
Bem disfarçadinho nem se nota.
Registado
jmr82
Membro
«
Responder #10 em:
Junho 17, 2011, 17:17:11 pm »
Alexandre, excelente informação
obrigado.
eu entretanto voltei a ficar sem bateria, depois do primeiro incidente, carreguei com carregador próprio voltei a por na mota e apesar de estar boa no inicio, ao fim do dia deu alguns sinais.
a mota ficou instavel na aceleraçao.
tirei a bateria, e testei.
desligada acusou 13v
em carga, 4v
descobri entretanto que ainda era a bateria de origem (10 anos) portanto, acredito que os ciclos de carga já nao estejam bons o suficiente.
instalei uma bateria nova da EXIDE 12v 10ah, módica quantia de 70€ e está impecavel.
agora verei com o tempo.
entretanto mandei vir um OPTIMATE4 que carrega, testa etc a bateria (50€)
Registado
Alexandre Vicente
Membro
«
Responder #11 em:
Junho 17, 2011, 22:55:44 pm »
Citação de: cardona em Junho 17, 2011, 13:55:48 pm
e então, o que tás a achar? já descobriste alguma coisa?
Sim, funciona impecável.
Medições correctas até ao momento, e espero sinceramente que se mantenham sempre!
Este é um instrumento preventivo, para quando acontecer algum azar em andamento não fritarmos a electrica toda sem sabermos.
Registado
Fernando Santos
Membro
«
Responder #12 em:
Junho 20, 2011, 10:30:43 am »
Alexandre, onde é que arranjo um gingarelho desses?
É que essa de poder rebentar a bateria debaixo do rabo deu-me que pensar.
Registado
Alexandre Vicente
Membro
«
Responder #13 em:
Junho 20, 2011, 11:49:21 am »
Eu comprei este gadjet em:
http://cgi.ebay.co.uk/Slimline-Volt-Voltmeter-Voltage-Meter-Gauge-Waterproofr-/260796814420?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item3cb8b39454
Eles também têm em azul.
Se o decidires fazer, convêm ligares ao fio da ignição (vem do canhão da chave).
É onde a corrente da moto é mais forte.
Podes ligar noutro fio qualquer, mas é bem provável que obtenhas medições menores do que na bateria ou no fio da ignição. Na bateria não convém, pois senão terás que adaptar um interruptor uma vez que este equipamento não traz botãozito on\off.
Quanto à bateria rebentar... epah... não será uma coisa fácil de acontecer.
Mas olha que (falo com conhecimento de causa) após 150 km a despejar 20v na bateria vi-me à rasca para a tirar da moto. Parecia um balão e até fazia barulhinhos.
Claro que se tiveres uma bateria de gel.
«
Última modificação: Junho 20, 2011, 11:55:41 am por Alexandre Vicente
»
Registado
Fernando Santos
Membro
«
Responder #14 em:
Junho 20, 2011, 11:53:46 am »
Obrigado pela dica.
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
« anterior
seguinte »
Triumph Moto Clube de Portugal
»
Modelos, Oficina e Técnica
»
Oficina, Manutenção e Modificações
»