Autor Tópico: Luz gestão motor numa Tiger 955i  (Lida 2609 vezes)

miguelmateus99

• Recém-Chegado
Luz gestão motor numa Tiger 955i
« em: Maio 19, 2010, 16:34:02 pm »
Boa tarde,
ontem, quando estava a chegar a casa, acendeu-se uma luz luz que nunca tinha visto acesa, sem ser ao ligar a mota. A luz da gestão do motor (tentei traduzir do meu manual que julgo que é em...espanhol). No manual advertem que supostamente o motor entrara num modo "limitado" para se poder circular. E aconselham a dirigir-me á oficina para verificar a mota. Por precaução deixei hoje a mota a descansar, pois não poderia dirigir-me hoje á oficina.
Já alguém aqui teve alguma situação parecida?
Existe alguma razão em particular para essa luzinha acender?

obrigado

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
Re: Luz gestão motor numa Tiger 955i
« Responder #1 em: Maio 19, 2010, 16:37:14 pm »
Boa tarde Miguel,

Já verificaste o nivel do óleo?
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #2 em: Maio 19, 2010, 16:51:50 pm »
Boa tarde,
ontem, quando estava a chegar a casa, acendeu-se uma luz luz que nunca tinha visto acesa, sem ser ao ligar a mota. A luz da gestão do motor (tentei traduzir do meu manual que julgo que é em...espanhol). No manual advertem que supostamente o motor entrara num modo "limitado" para se poder circular. E aconselham a dirigir-me á oficina para verificar a mota. Por precaução deixei hoje a mota a descansar, pois não poderia dirigir-me hoje á oficina.
Já alguém aqui teve alguma situação parecida?
Existe alguma razão em particular para essa luzinha acender?

obrigado

Olá Miguel.
Essa luzita significa que ocorreu um problema na tua moto.
Poderá ter várias origens, e encontra-se identificado através de um código registado na centralina da moto.
Num stand triumph conseguirão aceder à centralina e detectar o componente que falhou através desse código.

Pode ser uma ocorrência intermitente ou definitiva de uma determinada peça.Pode estar associada a uma série de componentes da moto, injectores, velas, sensor temp, ventoinha, etc,etc... Em suma, tudo o que estiver ligado à centralina em eventual caso de falha poderá acender essa luz.

O ideal será chamar a assistência e levá-la para uma oficina Triumph.
Ou então podes verificar se o trabalhar dela é normal, não aquece, etc... e arriscar levá-la a trabalhar.

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #3 em: Maio 19, 2010, 17:02:52 pm »
Dou-te alguns exemplos.
Já me aconteceu acender essa luz, e detectei que ao mesmo tempo a ventoinha ligava-se mesmo com a mota a frio, e o ralenti estava irregular.

Tratava-se do sensor de temperatura no bloco, que tinha os dois fios descarnados e tinha acabado de a lavar.
Fizeram contacto um com o outro e provocaram o descrito acima.
Limitei-me  a isolá-los e a mandar vir um sensor novo. Mais tarde durante uma revisão na oficina apagaram-me o erro.

Também já provoquei o acender dessa luzita ao tentar adaptar um aparelho de medição nas bobines da moto fazendo um curto nas mesmas. Repus a situação normal, a luz manteve-se acessa durante algumas vezes (trabalhar  normal) e depois apagou-se sózinha. Chama-se a isto Soft Code Error. Pode acontecer se a avaria da peça for intermitente.

No entanto fica registado que aconteceu na centralina.
Mais uma vez, só no stand podem limpar o registo.

Existem uma série de sensores na moto. Pode ser um desses sensores avariados e não nenhum problema real com a moto.  ;)
« Última modificação: Maio 19, 2010, 17:07:46 pm por Alexandre Vicente »

miguelmateus99

• Recém-Chegado
« Responder #4 em: Maio 20, 2010, 10:05:10 am »
Obrigado pelas vossas respostas.
O mais engraçado é que, aparentemente a mota comporta-se normalmente.
Como moro perto do areeiro, tenho de passar lá com ela para ver se me veêm isso.

Mais uma vez obrigado
E depois relato-vos o que aconteceu.