Autor Tópico: Fusivel queima ao usar "PASS"... - Tiger 800  (Lida 4691 vezes)

Luís Capela

• Recém-Chegado
Fusivel queima ao usar "PASS"... - Tiger 800
« em: Outubro 29, 2013, 21:49:00 pm »
Boa noite a todos, é com elevada consideração pelos conhecimentos desta comunidade que exponho o que me sucedeu hoje.
Ha uns dias troquei as minhas lâmpadas H4 de origem da Tigre 800 (de julho de 2011) por umas Philips Diamond Visionário igualmente H4, testei as lâmpadas depois de trocadas em médios e máximos, e tudo em ordem.
Hoje, em andamento e já depois de passar de médios a máximos várias vezes, uso o botao "Pass" para usar os máximos... No mesmo instante fiquei sem luz, apenas os mínimos e painel se mantiveram.
Parei a mota, e tentei voltar a por a trabalhar mas sem sucesso...espantado, verifiquei que o fusível dos médios e máximos (que será o mesmo) estava queimado... Substitui o, e ficou tudo novamente impecável, nenhuma lâmpada fundida sequer, e a tigre em perfeito funcionamento....
Não voltei a testar o "pass" pois ainda não me encontro em casa.
E é aqui que preciso de ajuda:
Será que é das novas lâmpadas? Será que é um curto circuito que eu próprio inconscientemente terei criado ao trocar as lâmpadas? Será sobrevoltagem por o botao de pass manter médios e máximos em simultâneo?
Agradeço desde já todas as opiniões e ajudas!
Cumprimentos a todos.

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
Re: Fusivel queima ao usar "PASS"... - Tiger 800
« Responder #1 em: Outubro 30, 2013, 10:49:57 am »

Olá

Não me parece que seja da mudança das lâmpadas, quanto muito poderá uma delas ter ficado mal colocada e provocar um mau contacto!  ???

Pode também ter sido uma coincidência e o fusível ter cedido!
Devias testar a ver se volta a acontecer!!  ;)

abraço

micasco

• Membro
  • *
  • Miguel Oliveira
« Responder #2 em: Outubro 30, 2013, 11:30:18 am »
Fiquei com um dúvida.
Tu utilizas o botão de pass para fazeres apenas sinais de luzes ou para circulares com os máximos ligados?
If you´re a petrol head, I' ve got just what you need to spark your engine

Luís Capela

• Recém-Chegado
« Responder #3 em: Outubro 30, 2013, 11:37:04 am »
Obrigado pelas respostas.

Testei ao chegar a casa e voltou a acontecer!

Logicamente para fazer sinais de luzes ou para iluminar sinais, não em permanência...

E antes usei maximos varias vezes, mas nao atraves deste botao... e sem problema..

Muito estranho..

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #4 em: Outubro 30, 2013, 11:54:34 am »
Boas Luís,

Partindo do principio de que as lâmpadas têm o mesmo nível de potência das originais (vê também no manual a especificação das mesmas) e que se encontram em perfeitas condições (verifica se os terminais metálicos de ligação estão em condições - ocasionalmente ocorre uma quebra de contacto entre eles e a lâmpada), verifica a montagem das lâmpadas no casquilho e fichas de ligação, se a cablagem de ligação está toda em boas condições e se não existe a possibildade de algum curto-circuito (caso tenha ocorrido, até podes ter algum vestígio no local onde isso ocorreu).

Já me aconteceu anteriormente numa montagem de lâmpadas não ter ligado bem a ficha de ligação a uma das lâmpadas e ter ficado sem luz de forma intermitente.

Se estiver tudo bem a esse nível, tenta verificar ao longo da cablagem se não existe qualquer fissura que possa entrar em contacto com alguma parte metálica do moto e daí poder ocorrer um curto circuito em determinadas condições (trepidação, ação do guiador, ...).

A outra hipótese pode estar ao nível do botão de Pass ou na cablagem que vai até ele, onde alguma parte metálica possa, em determinadas circunstâncias, tocar numa parte metálica da moto.

Estas questões de ordem eléctrica, por vezes, são uma grande dor de cabeça para identificar aonde está o problema. E este parece-me ser suficientemente grave se ocorrer numa viagem à noite!

Caso não consigas identificar o problema, aconselho-te a dirigir-te à oficina da marca ou a outra que saiba lidar com estas bifas.

Espero ter ajudado.
Abraço.

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #5 em: Outubro 30, 2013, 11:57:31 am »
Obrigado pelas respostas.

Testei ao chegar a casa e voltou a acontecer!

Logicamente para fazer sinais de luzes ou para iluminar sinais, não em permanência...

E antes usei maximos varias vezes, mas nao atraves deste botao... e sem problema..

Muito estranho..

O problema ocorreu outra vez quando actuas nesse botão? Fizeste em simultâneo algum tipo de manobra?

Experimenta usar apenas o outro botão de acender máximos em permanência para verificar que o problema só ocorre quando usas o botão pass.

Se assim for, então algo estará mal ao nível desse botão ou na cablagem que o liga.

Luís Capela

• Recém-Chegado
« Responder #6 em: Outubro 30, 2013, 12:03:19 pm »
Foi o que fiz:

já parado, mota no descanso, accionei o PASS e adeus luzes... tive que voltar a trocar o fusível hoje de manha.
Também ainda não tive tempo de inspeccionar as lampadas a ver se estao devidamente encaixadas e tal... mas se assim fosse, calculo que nao acontecesse apenas ao usar o Botao PASS, e sim sempre que ligasse maximos...
Logo vou colocar as lampadas antigas e testar a ver o que acontece, nem que seja para tirar as lampadas de hipotese...

Obrigado pelas respostas!

Cobra

• Membro
  • *
« Responder #7 em: Outubro 30, 2013, 14:40:22 pm »
Luís, como se costuma dizer não é defeito, é feitio.

É um tema conhecido e já abordado noutros fóruns da marca, nomeadamente aqui:

http://www.tiger800.co.uk/index.php?topic=2357.0

Mais de 30 segundos com o pass ligado (= máximos+médios) e há uma séria probabilidade de queimar o fusível.

Nota importante, este fusível protege também o motor de arranque o que quer dizer que depois de queimado, das duas uma - ou tens outro para trocar, ou ficas apeado com mota, no caso de não a ter a trabalhar ou de desligares o motor.

A recomendação é andar com uns quantos debaixo do banco, não ocupam nada e podem fazer um jeitaço.

A amperagem deste é de 15A, é sempre possível trocar por outro de valor maior, mas totalmente não recomendável, pois esta linha serve também para proteger outros circuitos.

É uma cena chata sem dúvida e provavelmente até mal pensada (diria eu), mas também na verdade o pass não foi feito para se usar como máximos.

Cumps!
« Última modificação: Outubro 30, 2013, 14:44:25 pm por Cobra »

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Outubro 30, 2013, 15:24:01 pm »

A recomendação é andar com uns quantos debaixo do banco, não ocupam nada e podem fazer um jeitaço.

[size=78%]Cumps![/size]

Porque não um disjuntor? É só re-armar e pronto, sem necessidade de fusíveis extra. 
Algo assim:

Há inclusive uns que fazem auto-reset, sendo o primeiro imediato, e os seguintes mais espaçados e dependendo da corrente, em caso de curo-circuito não há auto reset

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

Luís Capela

• Recém-Chegado
« Responder #9 em: Outubro 30, 2013, 18:38:40 pm »
Boas, obrigado pela resposta! Mas acho que não me fiz entender, eu nunca usei o Pass nem por 5 segundos seguidos... Basta "tocar" no botao, nem que seja por um nanosegundo e adeus fusível...
Eu ainda hoje ou amanha vou meter as lâmpadas de origem a ver no que dá...
A do disjuntor é uma ideia brilhante para a situação que o Cobra relata! Mas não é o meu caso...eu nem lhe posso tocar mesmo :/

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #10 em: Outubro 30, 2013, 18:50:40 pm »
Hummm...
Tira a ficha da Lampada e carrega do PASS. O fusivel funde?
Se sim verifica o estado da ficha, se tem algum fio dobrado ou curto-circuitado ou se tem os contactos em bom estado.

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

Cobra

• Membro
  • *
« Responder #11 em: Outubro 31, 2013, 08:51:58 am »

Se é imediato, deve ser um curto-circuito. E quase que apostava que será no circuito do botão.

Segue a sugestão do Mercurio para verificar o botão, e já agora experimenta também trocar as lâmpadas pelas de origem, não vá ser um defeito nas lâmpadas que lhe puseste.

A outra opção era teres montado umas lâmpadas com consumo acima do permitido pelo circuito.

As lâmpadas de origem pelo que sei são 60/55W (o pass acciona médios+máximos)

Mas pelo que vi as Diamond Vision da Phillips em H4 só as fazem em 60/55W, portanto não será por aí.

Cumps!

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #12 em: Outubro 31, 2013, 11:42:53 am »
Luís,

Já tens aqui posts que cheguem para identificar o problema.

Sistematiza a tua análise ao problema passo a passo para o isolares de forma eficaz.

Abraço.

Luís Capela

• Recém-Chegado
« Responder #13 em: Outubro 31, 2013, 21:41:59 pm »
Boas, obrigado a todos pela ajuda!
Vou tirar um bocado ou amanha ou sábado para resolver o problema.
Ficam os mais sinceros agradecimentos a todos.
Assim que resolver a situação, descreve la ei aqui.
Abraços, e boas curvas...

arnaldocarmelo

• Membro
  • *
  • A Sorte Protege os Audazes
« Responder #14 em: Janeiro 10, 2014, 16:45:06 pm »
Boas Luis,
Já tens o caso resolvido???
Poderias partilhar com a malta...  ;)
Arnaldo Carmelo
XL650V, LC8-950, XL1000V, 800XC-ABS