Autor Tópico: Viagem Lisboa - Londres  (Lida 3570 vezes)

cabexas

• Membro
  • *
Viagem Lisboa - Londres
« em: Março 04, 2013, 11:55:27 am »
Boas,

como alguns já sabem, estou neste momento a viver em Londres.

Como as saudades de andar de mota começam a apertar, estou a ponderar em trazer a minha Tiger para Londres.

É uma viagem um pouco longa para mim, são cerca de 2200Km e eu nunca devo ter feito mais que 300km de viagem.

Queria perguntar aos mais experientes, que conselhos podem dar para eu me aventurar nesta viagem.
Qual a distância recomendada por dia?
Conselhos para relaxar durante a viagem e/ou combater o cansaço?
Equipamentos indispensáveis para a viagem?
Outras coisas que se lembrem...

Abraços

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
Re: Viagem Lisboa - Londres
« Responder #1 em: Março 04, 2013, 12:19:28 pm »
Boas!

Mas, antes de mais para fazeres um plano de viagem, como estás a pensar fazer a travessia para terras de Sua Majestade?
É que, provavelmente será um erro não apanhares o barco em Santander...

Conselhos... Tb nunca fiz mais de 1200/dia, mas já é um tareão a sério, então para quem não está habituado... Indispensavel será um spray anti-furos e, já agora, uma botija de ar comprimido.

O resto é guito para a gasosa  ;D
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Março 04, 2013, 12:28:47 pm »
Boas,

por acaso não tinha reparado na possiblidade de apanhar o barco em Santander e portanto estava a pensar ir apanhar ao norte de frança, calais, Le havre ou dieppe.

Tenho que verificar os preços das viagens para ver qual a melhor opção.
A verdade é que apanhando o barco em santander reduz em muito os kms a fazer, o que dependendo do ponto de vista, poderá ser bom ou não eheheh

Abraços

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #3 em: Março 04, 2013, 12:40:49 pm »
...pois... a questão é que se o objectivo não é o passeio pela região, mas sim a ligação entre os dois pontos, não vais certamente gozar nada de especial da viagem e pelo preço da gasolina e das portagens, nem deves gastar menos que de barco  ::)

Vê lá...  ;)

Cobra

• Membro
  • *
« Responder #4 em: Março 04, 2013, 14:06:49 pm »
Ora viva...

Estão a falar de longas distâncias? ;)

Rapaz, se estás com tempo não te aflijas com a distância, 2200kms são totalmente aceitáveis, ainda para mais na Europa onde a assistência está ao alcance de um telefonema. Será com certeza uma experiência inesquecível e que te fará passar por locais únicos, um deles os Pirenéus, sem desprezar o Oeste de França que é também fantástico.

O máximo que fiz foram 1600kms num dia (por acaso na Tiger), durante uma prova de Iron Butt, praticamente 24h a rolar, mas foi uma "maluqueira" e um teste para comigo mesmo.

300kms/dia é uma distância muito confortável e aceitável que te permitirá até parar nalguns locais e desfrutar. Isto daria-te mais coisa/menos coisa uma semana de viagem. Se quiseres encurtar o tempo, podes subir para 400kms/dia, ou arranjar um percurso para essa media, diluindo os kms ao longo da viagem, tipicamente fazendo as distâncias maiores no inicio.

Viajar pela Europa é realmente muito fácil, e se planeares com antecedência um percurso podes até passar por locais fantásticos e reservar as tuas estadias com a máxima tranquilidade, tornando a viagem mais confortável (em tiradas destas é coisa q não dispenso, um bom banho e uma cama lavada ao fim do dia).

Recomendações mais importantes:

- pedires a emissão do cartão de saúde europeu (para gozares dos direitos de assistência lá fora)
- kit de tacos e botijas CO2 (se for tubeless, caso da roadie) / desmontas e câmara de ar (se to tubed, caso da XC)
- 1lt de óleo
- spray de corrente
- cadeado/corrente (podes ter de deixar a mota na rua)
- jogo de chaves sobresselente a guardar em local acessível (para o caso do jogo de chaves principal se perder).

e para além disso claro, um bom equipamento para inverno/verão, alguma farmácia (só por uma questão de ter a jeito) e uma máquina fotográfica para registar as magníficas paisagens por onde vais passar.

Ter em atenção que nalguns países as leis mudam.

Em Espanha requer-se um "P" na traseira da mota para identificar o país de origem.
Em França o capacete tem de ter material reflector nos quatro lados.

Não quer dizer que não possas andar por lá sem estas coisas sem te chatearem, mas é como cá, se apanhares um polícia mais chato pode te trazer más memórias.

Havendo disponibilidade, não perdia por nada uma viagem destas.

Para além de te revelar o mundo de uma forma muito particular, que é em cima de uma moto, vai te dar a conhecer outras formas de vida e pessoas.

Cumps!

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #5 em: Março 04, 2013, 14:20:52 pm »
Peço desculpa, Rui, provavelmente fui eu que não percebi correctamente.

Fiquei com a ideia que não querias fazer um passeio pela Europa, mas levar a mota para onde estás agora a residir.

E estando na Europa não via motivos para mais do que Spray de corrente e de furos, pois sendo um motociclista com pouca experiência, conforme te apresentaste (vens da PCX) não estou a ver que te ponhas a desmontar roda e pneu em caso de furo. Eu não o faria, afinal a assistência na Europa está à distancia de um telefonema.

Se optares por Santander, se calhar até fazes directo, descansando na travessia!

Mas do post anterior já ficas com bastantes dicas úteis para o caso de um passeio a sério  ;)

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #6 em: Março 04, 2013, 15:31:24 pm »

Eu provavelmente também não me expliquei bem.
Neste momento, estou apenas a estudar as diferentes hipóteses.

Eu tenho como preferência fazer a viagem como um passeio, pois nunca fiz tal coisa, e certamente deve ser uma experiência inesquecivel. Mas isto depende dos custos e do tempo de férias que vou ter disponivel, coisa que ainda não sei. Caso opte por fazer a viagem como passeio, muito provavelmente vou ter um pendura para companhia, o que alivia a "solidão" da viagem :)
A outra opção é mesmo fazer a viagem "directa" para Londres, muito provavelmente usando a opção de Santander ou Bilbao. O barco é mais caro mas também se poupa a mota, o corpo e o tempo :)
Se for em passeio, tenho que acrescentar os custos  com comidas, estadias, etc, mas excluindo isto, penso que ambas as opções terão um custo idêntico.

Em relação à mecânica, a experiência é nula, mas estou a ver que a preocupção mais imediata são os furos. No caso da minha roadie (sem descanso central), basta os tacos para preencher um possível furo no pneu e botijas CO2 para voltar a encher o pneu depois de reparado? como se coloca o taco para remendar um furo?
Eu já reparei furos nas minhas bicicletas, não sei se esta experiência ajuda para alguma coisa no caso da tiger :)

Obrigado a todos, já tenho algumas ideias para me entreter!!

Cobra

• Membro
  • *
« Responder #7 em: Março 04, 2013, 17:37:27 pm »
Eu percebi quais as vertentes que tinhas em dúvida e estava a falar como se percebe, da segunda, que é a que junta o útil ao agradável.

Se é para deslocar a moto de A para B, então sinceramente preferia carregá-la numa empresa de transporte, que suponho deverá ficar mais em conta.

Como disse, a assistência na Europa é simples e existe praticamente em todo o lado, mas meter um taco é coisa que não requer conhecimentos nenhuns de mecânica. Basta pesquisares online e encontras logo um vídeo demonstrativo. Basicamente, tens de identificar onde está o furo, e consoante o diâmetro, com a ajuda da ferramenta no kit, enfias lá o taco. Não precisas desmontar coisa nenhuma. Depoiis metes uma ou duas botijas de CO2 e acertas o nível na próxima estação de serviço.

Tens alguns vedantes que podes colocar dentro do pneu para galvanizar automaticamente pequenos furos, mas nem vou adiantar mais para não complicar. Um kit de tacos é mais que suficiente.

Imprescindível é o cartão de saúde europeu (só tens de requisitar com antecedência na Seg. Social), caso contrário e se precisares a conta pode ficar alta.

Se equacionas ir com a pendura, e a ela lhe agradar este tipo de turismo em formato road trip, então tens aí mais um ponto a favor para a deslocação em modo turismo.  ;)

Cumps!

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Março 11, 2013, 18:00:49 pm »
Bem, tanto para mim como para a pendura, será uma estreia em longas viagens de mota.
Se vamos gostar ou não, depois da viagem feita, logo fazemos o balanço  ;D

Uma outra questão que me está a assolar a mente, tem a ver com o transporte da bagagem.
Na minha tiger apenas tenho uma top case da sw-motech que penso ter cerca de 38l de capacidade.
Ora duas pessoas a viajar durante uma semana, ainda precisam de alguma "tralha" e certamente não caberá tudo numa top case tão pequena como a minha.

Andar com uma mochila e com um pendura atrás, penso que não será muito prático nem confortável.
Estiver a ver os preços das malas laterais e respectivos suportes, e os preços são de arrepiar!! :o
Penso que usar uma mala de depósito, também não será grande opção, pois além de não serem baratas, também não têm grande capacidade.

Então estava a pensar em comprar um dry bag deste género (http://www.ewetsuits.com/acatalog/dry-bag-holdalls-60L.html)  e colocar em cima da top case preso com umas roks straps. Tenho algumas dúvidas sobre o peso a colocar em cima da topcase. Eventualmente poderia tentar prender o dry bag do lado que não tem  o escape, mas não poderia interferir com a condução e teria que ser confortável para o pendura também.

Vocês com milhares de kms em duas rodas têm alguma sugestão neste campo?

Cumps e abraços

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #9 em: Março 11, 2013, 20:10:22 pm »
Uiiii... bagagem...

Estive a ver o saco que falas e parece-me demasiado largo para apoiar em cima do Top Case da Tiger, que é algo estreita. Não tem rigidez pelo que terias de o abraçar ao TopCase com uma rede por cima, q tb n é mt prático para qd precisares de abrir o TopCase. As malas laterais seria o ideal mas vais gastar uma nota  ::)

Se quiseres posso emprestar-te um saco de deposito que tenho, de 2 andares da Bagster (podes usar só um ou ambos - encaixam um no outro) como novo, tipo isto http://www.bagster.com/en/showroom.php?id=140 mas parece-me com um pouco mais de capacidade, só que esse saco encaixa num suporte próprio, ou seja, numa capa de depósito própria. Terias de comprar uma capa dessas pois não creio que adaptares a minha fosse uma solução que funcionasse sem oscilações no depósito da Tiger. Embora a fixação do saco à capa seja universal, quero dizer, o saco encaixava em qq modelo de capa de deposito deles, não sei se as capas de depósito actuais que eles eventualmente fabriquem para a Tiger ainda usem o mesmo sistema de encaixe dos sacos que fabricavam em 2001 ou coisa do género, qd comprei. Não faço ideia do preço da capa mas pesquisa e se quiseres avisa, posso fazer umas fotos.

samantha jane

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
  • SamJ
« Responder #10 em: Março 11, 2013, 21:16:04 pm »
Boas,

como alguns já sabem, estou neste momento a viver em Londres.

Como as saudades de andar de mota começam a apertar, estou a ponderar em trazer a minha Tiger para Londres.

É uma viagem um pouco longa para mim, são cerca de 2200Km e eu nunca devo ter feito mais que 300km de viagem.

Queria perguntar aos mais experientes, que conselhos podem dar para eu me aventurar nesta viagem.
Qual a distância recomendada por dia?
Conselhos para relaxar durante a viagem e/ou combater o cansaço?
Equipamentos indispensáveis para a viagem?
Outras coisas que se lembrem...

Abraços

alo!

Já fiz esta viagem em sentido contrário com a minha laranja mecânica (street triple R). Sái de Londres e fui até Vila Real onde vivo (de momento)- então são sensivelmente menos 400km do que pretendes fazer.

Eu apanhei o ferry entre Portsmouth e Santander e depois, segui pelos Picos da Europa. É uma viagem bem gira e menos cansativa que atravessar a França.

Em termos de custo - (ferry versus atravessar a França) os percursos são mais ou menos "ela por ela". O ferry não parece, logo a partida, uma opção muito barata, mas se tomares em conta os paragens para comer e dormir em França (não inlcuindo gasosa para a motinha) implicarão algumas despesas (e não te esqueces de  possiveis despesas associadas com avarias enquanto na estrada).

Enfim, depende do o que pretendes da viagem. Eu não tinha muito tempo disponível na altura e ADORO (mesmo) os Picos - então optei por este trajecto. Encontrei motoqueiros no ferry que ainda hoje são os mesu amigos. Entretanto, se[size=78%] queres "ir explorando" alguns cantos da França e não tens horario a cumprir - recomendava esta opção.[/size]

[size=78%]Sam[/size]

8)

[size=78%]Samantha[/size]

Cobra

• Membro
  • *
« Responder #11 em: Março 12, 2013, 08:28:04 am »
Bem quanto a bagagem, eu sou aquele gajo que anda com 3 malas (+100lts de volume) e nunca acho o espaço demasiado, antes pelo contrário.

É claro que uma mala está reservada só para calçado e blusão de Verão e água, mas mesmo assim, e a não ser que optem por aquele têxtil de secagem rápida, uma topcase para 2 pessoas e uma semana, não deve chegar.

Nesse caso, e se não pretenderes investir em bagagem, a solução mais razoável creio que serão os alforges, com todos os inconvenientes que têm... Pouco práticos, inseguros e não impermeáveis.

Cumps!