Autor Tópico: Paragem de Tiger por vários meses  (Lida 4538 vezes)

cabexas

• Membro
  • *
Paragem de Tiger por vários meses
« em: Janeiro 09, 2013, 09:27:18 am »
Bom dia,

eu virtude de me ir mudar para Londres, a minha Tiger vai ter que ficar parada durante alguns meses.
Vinha perguntar se antes de a "encostar" convém ter algum cuidado especial ou basta apenas estacionar na garagem e deixá-la ficar? :)

Obrigado a todos

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
Re: Paragem de Tiger por vários meses
« Responder #1 em: Janeiro 09, 2013, 09:31:09 am »
...eu ia dizer que o melhor era deixares na minha garagem não fosse ela ganhar teias de aranha, que é horriiiiiveeelll  :P ;D  mas o principal cuidado q deves ter é mesmo com a bateria, convém desligá-la e eventualmente deixares ligada a um carregador tipo Optimate, os do Lidl servem lindamente e custam menos de metade (20€)
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Cobra

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2013, 13:59:43 pm »

Yep, um optimate para ir gerindo a carga da bateria.
E sim, os do Lidl servem, mas não fazem de todo a mesma gestão que um optimate original (já tive os dois e posso conferir).

Depósito cheio.

E dependendo do número de meses (+2) com estabilizador de gasolina.

E se tiveres oportunidade, deixá-la a trabalhar 5 minutos a cada mês.

Não é imperativo, mas vai evitar que os pistões colem e que o próximo arranque seja penoso.

Cumps!

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #3 em: Janeiro 09, 2013, 15:09:44 pm »
Obrigado pela ajuda,

a ideia é voltar a portugal no máximo de 2 em 2 meses, pelo que a mota deverá andar pelo menos uma vez de 2 em 2 meses. Não ficará parada meses a fio...

Eventualmente irei levar a mota para Londres mas ainda é algo a ponderar e não será para já.

Em relação aos carregadores optimate, nem sempre existem no Lidl, ou estou enganado? E onde poderei encontrar caso não haja no Lidl?

O estabilizador de gasolina é um aditivo que se põe na gasolina? Isso compra-se nas norautos e afins? Recomendam alguma marca em particular??

Cumps

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #4 em: Janeiro 09, 2013, 15:19:37 pm »
Tás certo  :(

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Janeiro 10, 2013, 08:24:17 am »
Bom dia,

estive a pesquisar sobre os optimates e uma vez que de momento o lidl n tem os carregadores "optimate" a 20€, só encontrei os da marca original.

Eles têm vários modelos, que suportam baterias com mais carga, entre coisas, pelo que não sei bem qual o modelo mais adequado. Suponho que o optimate 3+ seja mais que suficiente, mas não sei será aconselhado pagar mais um pouco e comprar um modelo que seja mais avançado, uma vez que não percebo grande coisa disto nem nunca usei tal coisa :)

Em Portugal, só encontrei à venda na Honda os modelos Optimate 3+ e o Optimate 5, a 69€ e a 85€ respectivamente. Estes preços parecem me em linha com os preços indicados na página da marca.
No entanto, sabem se consigo encontrar mais barato ou outras lojas que vendam os carregadores??

Obrigado e Cumps

Cobra

• Membro
  • *
« Responder #6 em: Janeiro 10, 2013, 08:59:04 am »
O v3 (que faz em modo de manutenção 0.6A), é mais do que suficiente para a Tiger que tem uma batteria de14Ah (está recomendado para baterias até 35Ah).

Atenção que a diferença de preço para os do Lidl (que não são a mesma coisa, como já disse) é justificada.

O optimate faz uma gestão electrónica inteligente de carga (float charging). Em modo normal de manutenção, alterna em ciclos de medição/absorção/carregamento (se necessário) de 30mn cada. É esta gestão alternada que o diferencia, e prolonga a vida da bateria. Tem também um modo desufatização (que é sempre validado) no arranque para recuperação de baterias descarregadas que tenta recuperar a bateria injectando uma corrente muito pequena  (200ma) a voltagem elevada (20V) durante 2 horas.

Os carregadores de manutenção mais simples fazem uma gestão de caga (float charging) básica, têm geralmente um medidor de voltagem que acoplado a um switch, liga ou desliga o modo de carga.

Comprei o Optimate que tenho há mais de 3 anos, tenho ideia que o preço andava por esses valores.

Se não te importares de mandar vir do UK, ou então aproveitando que vais estar por lá, podes comprar na amazon UK, onde está a cerca de 54€ (portes incluídos).

http://www.amazon.co.uk/Optimate-12V-Battery-Charger-Tester/dp/B004TPVUMO

Só tens de verificar se enviam para cá, e arranjar uma adaptador UK/EU para a ficha.

Cumps!

ps1: o estabilizador de gasolina, vai impedir alteração, evaporação, e acumulação de resíduos na gasolina, podes comprar qualquer um com as especificações para gasolina 95. Creio que a Honda tem disso.

ps2: teres o depósito cheio vai impedir o acumular de ferrugem no interior do depósito.

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #7 em: Janeiro 11, 2013, 00:06:02 am »

Vê lá se ajuda...  ;) ;D

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Janeiro 21, 2013, 10:18:15 am »

Vê lá se ajuda...  ;) ;D

LOL esse vídeo está engraçado!!

Finalmente comprei o optimate. Acabei por comprar o optimate 5 por 70€ na Lopes & Lopes. Pela diferença de preço,preferi comprar este do que o Optimate 3. Assim posso tratar também as baterias dos carros... e dos barcos quando tiver um :P

Em relação ao estabilizador de gasolina é que está mais complicado de encontrar. Norautos e afins nenhuma tem. Encontrei numa loja online, a MotoClasse, tive que fazer uma encomenda pois também não tinham em stock, por isso espero receber ainda esta semana.

Hoje de manhã, espreitei para o olho de boi para verificar o nível do óleo e aquilo pareceu me abaixo do minimo.
Logo quando chegar a casa tenho que verificar com mais cuidado. Sabem se o nível de óleo da Tiger deve ser verificado a quente ou a frio? Se tiver que repor o óleo, alguém sabe qual é o tipo de óleo que a Triumph coloca nas nossas meninas? E já que a moto vai ficar parada uns meses, acham melhor apenas repor o óleo ou trocar mesmo o óleo? Se for trocar o óleo, também convém trocar o filtro, correcto?
Sem assistência Triumph, é um pouco dificil obter resposta a estas questões...

A mota foi à revisão dos 10000Km e está neste momento quase com 15000Km...

Mais uma vez obrigado a todos.
Abraços

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #9 em: Janeiro 21, 2013, 10:48:29 am »
A Tiger não será diferente de outro veículo. Se não estás a andar com ela, metes a trabalhar durante 4 ou 5 minutos, desligas outros tantos e, ainda com o motor morno, vês o nível da forma recomendada, em princípio será com a mota direita.
Não acredito que vá precisar de óleo nenhum, não stresses também tu por antecipação  :o :P ;D

No teu lugar só faria a próxima revisão na altura programada, a não ser que a paragem que estás a prever seja superior a 6 ou 9 meses.

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #10 em: Janeiro 22, 2013, 09:35:09 am »
Boas,

ontem quando cheguei a casa lá verifiquei o nível do óleo como deve de ser e tem óleo dentro dos niveis, por isso não há stress! Ontem de manhã ainda estava meio a dormir quando cheguei ao trabalho e não vi bem o  nivel :)

Abraços

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #11 em: Janeiro 22, 2013, 20:25:39 pm »
 ;)

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #12 em: Janeiro 25, 2013, 09:18:08 am »
Amigo, e a quem possa estar interessado, mais depressa falávamos disso, mais depressa aparecia e por menos 2 Euros, a partir de dia 31 http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt/hs.xsl/index_32195.htm

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #13 em: Janeiro 25, 2013, 10:13:12 am »
Amigo, e a quem possa estar interessado, mais depressa falávamos disso, mais depressa aparecia e por menos 2 Euros, a partir de dia 31 http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt/hs.xsl/index_32195.htm

Boas,

nem de propósito!! Também reparei nisso ontem mas já comprei o meu optimate...
De qualquer das maneiras é uma boa dica a quem interessar.

Cumps

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #14 em: Fevereiro 19, 2013, 10:56:26 am »
Ok, já não vai a tempo mas a Yamaha vende uns carregadores porreiros e baratos.
Servem para a mota, carro, barco, etc. .

A instalação dos fios "permanentes" torna a utilização super fácil: é só estacionar e ligar.
Tenho um destes e um Optimate 4 e ambos funcionam muito bem
« Última modificação: Fevereiro 19, 2013, 10:58:11 am por Mercurio »

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.