Autor Tópico: Inspecções obrigatórias a motociclos  (Lida 2726 vezes)

TMCP

• Direcção TMCP
  • Membro
Inspecções obrigatórias a motociclos
« em: Outubro 23, 2012, 00:17:36 am »
Tendo em conta a notícia publicada na nossa página no Facebook http://www.facebook.com/tmcportugal  e tendo em conta a obrigatoriedade das inspecções como medida supostamente de incremento de segurança rodoviária, qual a Vossa opinião sobre este tema e posição que entendem dever ser tomada pelas associações de motociclistas e motociclistas em geral?

RJVieira

• Membro
  • *
    • As minhas fotografias
Re: Inspecções obrigatórias a motociclos
« Responder #1 em: Outubro 23, 2012, 00:39:14 am »
Não sou a favor das inspecções. Para mim isto é mais uma maneira de dar a ganhar a empresas…
Deviam preocupar-se mais com as estradas em mau estado, má sinalização, linhas longitudinais meias apagadas nas saídas das AE (quando chove não se vêm e continuam a ser como manteiga, já caí por isso), etc provocam mais acidentes do que problemas nos veículos.
Enfim, mais uma coisa para nos tirarem dinheiro…
Um abraço.

cabexas

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Outubro 23, 2012, 08:23:14 am »
Boas,

Por um lado penso que faz sentido por outro nem tanto.
Se funcionasse com o propósito para que são feitas, ou seja, inspeccionar os veículos para que estejam em condições e em conformidade, concordo, mas todos sabemos que nem nos automóveis isso funciona bem.
Penso também que tipicamente o dono de um motociclo de grande cilindrada, mantém o seu veículo em bom estado, pois caso contrário, as consequências poderão ser graves... para o condutor!!
E a ser obrigatório teria que ser para todos os motociclos, e não apenas para meia dúzia.

Nas condições que são apresentadas, para veiculos com cilindrada superior a 250cc, não faz sentido algum, até porque a grande parte dos motociclos em mau estado, são precisamente os de cilindrada inferior a 250cc.

Penso que o estado optou por deixar estes veículos de fora, para evitar uma maior contestação desta medida, porque a grande maioria do mercado actual de motociclos anda nesta gama (acho eu), havendo cada vez menos motociclos de grande cilindrada.

E se o objectivo desta medida é reduzir a sinistralidade rodoviária, ainda há muito fazer na manutenção das vias, como referiu o RJVieira. Só para dar um exemplo, na 2ª circular, junto a alvalade, existem duas crateras, que numa delas se tenho o azar de lá enfiar a roda, acho que vou ao chão.
Elas existem pelo menos à mais de 1 ano, altura que comecei a andar de mota... e reparação nem vê-la!!

Resumindo, nas condições actuais, sou contra as IPO.

Cumps

Luís Franco e Abreu

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #3 em: Outubro 23, 2012, 09:14:42 am »
Como sabem as IPO resultam de imposição da UE .
É claro que as inspecções às motas obedecem ao mesmo princípio que as dos automóveis.Quando estas apareceram logo surgiram as críticas idênticas às que agora se ouvem.
Também é claro que se o legislador soubesse o que anda a fazer ,as ipo abrangiam as cinquentinhas e por aí a cima.

quanto à cratera junto a Alvalade ,existe lá uma maior mss não passam lá motas  ;D [size=78%]quote author=cabexas link=topic=1623.msg16014#msg16014 date=1350976994][/size]
Boas,

Por um lado penso que faz sentido por outro nem tanto.
Se funcionasse com o propósito para que são feitas, ou seja, inspeccionar os veículos para que estejam em condições e em conformidade, concordo, mas todos sabemos que nem nos automóveis isso funciona bem.
Penso também que tipicamente o dono de um motociclo de grande cilindrada, mantém o seu veículo em bom estado, pois caso contrário, as consequências poderão ser graves... para o condutor!!
E a ser obrigatório teria que ser para todos os motociclos, e não apenas para meia dúzia.

Nas condições que são apresentadas, para veiculos com cilindrada superior a 250cc, não faz sentido algum, até porque a grande parte dos motociclos em mau estado, são precisamente os de cilindrada inferior a 250cc.

Penso que o estado optou por deixar estes veículos de fora, para evitar uma maior contestação desta medida, porque a grande maioria do mercado actual de motociclos anda nesta gama (acho eu), havendo cada vez menos motociclos de grande cilindrada.

E se o objectivo desta medida é reduzir a sinistralidade rodoviária, ainda há muito fazer na manutenção das vias, como referiu o RJVieira. Só para dar um exemplo, na 2ª circular, junto a alvalade, existem duas crateras, que numa delas se tenho o azar de lá enfiar a roda, acho que vou ao chão.
Elas existem pelo menos à mais de 1 ano, altura que comecei a andar de mota... e reparação nem vê-la!!

Resumindo, nas condições actuais, sou contra as IPO.

Cumps

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #4 em: Outubro 23, 2012, 09:43:18 am »
@Luis, aparentemente a imposição da UE não nos é assim tão imposta, se vires a notícia na nossa página do FB, que esteve na origem deste tópico, os franceses simplesmente levaram a proposta de lei ao parlamento e chumbaram-na! Acabou-se, já não vai haver inspecções a motociclos em França!

@cabexas, pois é, aquela cratera na 2ª circular, não só tens que te desviar dela como tens de te desviar dos carros que repentinamente dão uma guinada para se desviarem daquilo... Viva a segurança rodoviária...

@RJVieira, concordo inteiramente que era na verdadeira prevenção rodoviária que se devia investir, mais é m€lhor $acar dinheiro à malta, que investir na prevenção >:(
« Última modificação: Outubro 25, 2012, 09:03:33 am por TMCP »
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #5 em: Outubro 23, 2012, 09:47:25 am »
Sou contra as inspeções a motociclos.

Como está mais do que provado, por um decreto lei que saiu em 11 de Julho, a pressa, supostamente para entrar em vigor no dia 1 de Agosto o único propósito é sacar dinheiro aos cidadãos, neste caso Motociclistas, uma vez que não se vislumbra ainda uma data definitiva para entrar em vigor.

Como fica o mercado de componentes aftermarket?

Concordo com tudo o resto que aqui foi dito a exceção da localização da maior cratera da 2ª circular.   ;D

Saudações Triumphistas

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #6 em: Outubro 23, 2012, 12:13:05 pm »

Bom tópico!!  ;)

Nem mais!!
A ideia é "sacar" dinheiro aos motociclistas.
Eles vêem os motociclistas de grande cilindrada como sendo todos ricos e a moto é um bem de luxo, para passear ao fim de semana!!!  >:(

Se ao menos esse dinheiro fosse para manutenção das estradas, rails de protecção e tinta anti-derrapante!!
Mas o mais certo é que seja para tapar buracos, mas é no orçamento de estado!!!!

Off topic: Até aqui no norte já se fala naquele buraco da 2ª circular!!  ;D

RJVieira

• Membro
  • *
    • As minhas fotografias
« Responder #7 em: Outubro 23, 2012, 22:22:36 pm »

Bom tópico!!  ;)

Nem mais!!
A ideia é "sacar" dinheiro aos motociclistas.
Eles vêem os motociclistas de grande cilindrada como sendo todos ricos e a moto é um bem de luxo, para passear ao fim de semana!!!  >:(

Se ao menos esse dinheiro fosse para manutenção das estradas, rails de protecção e tinta anti-derrapante!!
Mas o mais certo é que seja para tapar buracos, mas é no orçamento de estado!!!!

Off topic: Até aqui no norte já se fala naquele buraco da 2ª circular!!  ;D

O problema é que nem deve ser para tapar os buracos do orçamento de estado... é mais para sustentar empresas que andam de braço dado com o governo...

Isso de a mota ser um luxo, a verdade é que há muita gente que assim o faz... não que tenha alguma coisa contra, cada um faz o que quer com o dinheiro, se tivesse dinheiro teria uma mota de cada tipo de certeza... mas, conheci várias pessoas com Hornets, e dessas pessoas conheci um que tinha a mota do ano 2000 com +/-5000km e outro com a mota de 1998 com +/-19000km's... pergunto-me, para quê ter mota... para mostrar em Vila do Conde ao fim-de-semana? Depois por uns pagam os outros...
Falam mal das Inglesas mas as Japonesas é que estacionam no Inverno ;D

Um abraço.

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Outubro 24, 2012, 09:25:01 am »
Em França as IPO às motos não passaram.
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5762&Itemid=51
Em Portugal a realidade pode ser outra dado que o mais importante são as verbas que mexem com isso ao invés da segurança.
Não concordo com as IPO às motos na medida em que, ao funcionarem como nos automóveis, será apenas uma fonte de despesa para nós Motociclistas e um rendimento para terceiros.
As inspecções às motos e automóveis deviam ser feitas no dia a dia pelas autoridades ao cumprirem o seu dever de fiscalização. No princípio do mês fiz uma viagem a Trás-os-Montes, ida e volta uns dias depois. Não encontrei uma única brigada de fiscalização policial.
Alguma coisa está mal. ???
Todos sabemos, porque vemos no dia a dia, que certas viaturas vão à inspecção, passam, e depois no regresso a casa, voltam a ficar "artilhadas".
IPO às motos é pura hipocrisia. >:(
O inspector da minha moto e do meu carro sou eu e o mecânico. Sou eu que me preocupo de sobremaneira com a minha segurança; não são os senhores de uma IPO.
Abraço
« Última modificação: Outubro 24, 2012, 09:27:11 am por Fernando Santos »
Homen que é Homem, não bebe leite; come a vaca.

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #9 em: Outubro 24, 2012, 16:27:31 pm »
Estou em linha com a maior parte das respostas aqui dadas.

O cerne da questão coloca-se ao nível do real objetivo destas inspecções e o destino das receitas daí geradas.

Quero acreditar que a maior parte dos centros de inspecção até estão a cumprir com o que lhes é pedido, mas continuamos a ver todos os dias nas estradas verdadeiras obscenidades que não sei como é que conseguiram passar numa inspecção.

E deixarem de lado as motos de menor cilindrada ... não entendo.

Se pretendem cobrar mais um imposto a quem possui motos de maior cilindrada ... é melhor que o façam às claras e não de forma camuflada ...

Enfim, como diz o Fernando, os mais interessados na nossa segurança somos nós próprios e quem anda em duas rodas sabe bem disso.

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #10 em: Outubro 24, 2012, 16:43:25 pm »

Quero acreditar que a maior parte dos centros de inspecção até estão a cumprir com o que lhes é pedido, mas continuamos a ver todos os dias nas estradas verdadeiras obscenidades que não sei como é que conseguiram passar numa inspecção.

Ralativamente as motos com menor cilindrada, parece-me que a UE está a tentar corrigir o erro com outro erro, conforme a proposta de lei “anti-manipulação”.

Relativamente as obscenidades a que te referes, pelo que se fala, só circulam porque têm um cinzeiro que serve para encaixar uma nota de 50€ na altura em que vai fazer a inspecção.
 Agora pergunto eu, resta-nos por as bifas originais ou adaptar um cinzeiro? ::)

Saudações triumphistas

RJVieira

• Membro
  • *
    • As minhas fotografias
« Responder #11 em: Outubro 25, 2012, 00:31:37 am »
Ralativamente as motos com menor cilindrada, parece-me que a UE está a tentar corrigir o erro com outro erro, conforme a proposta de lei “anti-manipulação”.

Relativamente as obscenidades a que te referes, pelo que se fala, só circulam porque têm um cinzeiro que serve para encaixar uma nota de 50€ na altura em que vai fazer a inspecção.
 Agora pergunto eu, resta-nos por as bifas originais ou adaptar um cinzeiro? ::)

Saudações triumphistas

Eu já tenho a tomada de isqueiro  ;D

O melhor é na altura da inspecção colocares o material de origem, depois de teres a folha verde, tornas a colocar outra vez. Assim poupas 50€ ;D  O que prova que eles não querem saber como os carros e motas andam na estrada... eles querem é a inspecção feita... esteja bem ou mal >:(

Um abraço.

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #12 em: Dezembro 12, 2012, 12:48:35 pm »
Então em que é que ficamos? ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

RJVieira

• Membro
  • *
    • As minhas fotografias
« Responder #13 em: Dezembro 12, 2012, 13:49:17 pm »
Espero bem que assim seja 8)

Mas como "nós" por vezes somos do contra... não sei ::) 

Um abraço.

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #14 em: Dezembro 12, 2012, 16:17:39 pm »
A Motociclismo apurou isto.