Autor Tópico: Cavalete suspensão traseira  (Lida 4779 vezes)

XicoMorcela

• Membro
  • *
Cavalete suspensão traseira
« em: Maio 30, 2012, 17:48:32 pm »
Gostava de comprar um cavalete de suspensão traseira para facilitar o processo (chato) de olear a corrente. Para além da internet (ebay e afins) alguém conhece sítio onde se possa comprar e que seja compatível com a st3?!? ou alguém usa algum tipo de "invenção" que tenha o mesmo efeito?

m_escolastico

• Visitante
Re: Cavalete suspensão traseira
« Responder #1 em: Maio 30, 2012, 19:30:37 pm »

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #2 em: Maio 31, 2012, 09:26:14 am »
Eu, juntamente com alguns sócios do TMCP fizemos uma compra em grupo a um par de anos, no Jota Equipamentos , muito bons, acho que são os mais utilizados no padock dos nacionais.

Abraço

XicoMorcela

• Membro
  • *
« Responder #3 em: Junho 11, 2012, 11:08:07 am »
Comprei no jota equipamento. Pasado 2 dias já o tenho. Muito bom! Obrigado pela dica

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #4 em: Junho 11, 2012, 12:26:55 pm »
De nada. Estamos aqui para isso. ;D

Saudações

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Julho 02, 2012, 17:03:02 pm »
A necessidade aguça o engenho!
E em tempos de crise nem se fala...
Quem tiver alguma dica de como poupar, que fale agora ou se cale para sempre!
Aqui fica a primeira.

Isto que vêem na imagem é um suporte para electrodomésticos (máq. lavar, frigoríficos, etc.), vende-se nas lojas AKI, Max-mat, Izi, Leroy Merlin e custa cerca de um euro.
Se não têm um cavalete e não querem gastar dinheiro num, usem isto quando lubrificarem a corrente ou limparem as rodas. É só "estacionar em cima" e girar as rodas à mão.
Ponham um calço no descanso da mota para não inclinar tanto e travem/engatem a mota para não fugir.
Funciona!
.:.
http://img88.imageshack.us/img88/4610/suporte.gif

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #6 em: Julho 02, 2012, 17:21:22 pm »
É uma dica interessante e barata sim senhor, quanto a funcionalidade não se pode, como é óbvio, comparar com um cavalete da Jota Equipamentos ou idêntico.

Era interessante explicar melhor o que afirmas aqui:

.........
Ponham um calço no descanso da mota para não inclinar tanto e travem/engatem a mota para não fugir.
Funciona!
.:.

Se travas/engatas a moto como é que rodas a jante?

Saudações

pedropint

• Membro
  • *
« Responder #7 em: Julho 02, 2012, 18:07:11 pm »
Boa ideia mesmo.

Eu costumo usar o cavalete, mas esse sistema se for seguro torna-se mais pratico e rapido...

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #8 em: Julho 03, 2012, 00:39:11 am »

Se travas/engatas a moto como é que rodas a jante?

Saudações

Exactamente o que estava apensar  ::)
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #9 em: Julho 03, 2012, 08:28:09 am »
se vais limpar a roda de trás (ou lubrificar a corrente)  travas a da frente (com um elástico na manete, fita-cola, etc.)
se vais limpar a da frente, engatas a de trás.
Dah!
http://img139.imageshack.us/img139/8743/monalisaa.gif
« Última modificação: Julho 03, 2012, 08:31:39 am por Mercurio »

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #10 em: Julho 03, 2012, 09:40:54 am »
Se lesses isto com atenção:

.....
Era interessante explicar melhor o que afirmas aqui:
.....
Saudações

O "Dah!" do teu ultimo post teria sido desnecessário.

É uma dica interessante e barata sim senhor, quanto a funcionalidade não se pode, como é óbvio, comparar com um cavalete da Jota Equipamentos ou idêntico.

Continuo a afirmar isto, se por exemplo necessitares de retirar uma das jantes, por exemplo para substituir um pneu em que parte da moto metes as rodinhas dos electrodomésticos? Concordo que, de facto é uma dica interessante e barata, e não afirmei o contrário a isso em nenhum dos meu post's anteriores.

Abraço

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #11 em: Julho 03, 2012, 10:15:48 am »
O "Dah!" não é mais que uma contaminação linguística que apanhei da minha sobrinha , era apenas suposto ser engraçado, nada mais.
Aparentemente ainda não apanhei o tom de discurso deste forum. No futuro terei mais atenção.
Espero que não se sintam de modo algum atingidos, asseguro que tal não foi o meu objectivo.

Obviamente, as "rodinhas" não são a resposta definitiva para todas as soluções que o cavalete proporciona.
No entanto, nem toda a gente desmonta rodas em casa e para lubrificação da corrente ou limpeza de jantes este pequeno truque funciona muito bem.
Isto não substitui um cavalete, apenas o complementa.
No meu caso, numa Thruxton que nem tem os "spools" e tenho de usar os sempre instáveis  "cups" no cavalete, parece-me muito mais prático a solução "rodinhas".

Esta solução tem ainda a vantagem de ser transportável, que nas férias ou em passeios de fim de semana dá um jeitão!

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #12 em: Julho 03, 2012, 10:23:12 am »
Podes teclar "Dah" todas as vezes que te apeteça, não tenho nenhum problema com isso, eu só pedi para descreveres o processo com mais pormenor.  8)

Até eu vou comprar umas rodinhas dessas para levar de viagem. :D

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #13 em: Julho 03, 2012, 11:11:09 am »
Mas com as rodinhas tens de ter alguém a segurar-te a mota, certo?

Não, parece-me que uma pessoa chega.
Como disse, é só por o suporte no chão com a rodas para cima e estacionar a roda em cima.
A mota fica estável, talvez recomende apenas rodar as rodas com calma, nada mais.
A roda da frente pode ficar ou toda para a esquerda ou direita, dependendo do lado que se limpa.
Já uso estas "rodinhas" há anos sem qualquer problema.

Por um Eurozito não está mal...

« Última modificação: Julho 03, 2012, 12:09:17 pm por Mercurio »

Xcape

• Membro
  • *
« Responder #14 em: Julho 05, 2012, 12:21:42 pm »

Mercúrio, antes de mais dou-te os parabéns pela imaginação, vou tentar esta sem duvida... Diz-me só: A roda em cima daquilo desliza facilmente? è preciso algum cuidado especial?

Abraço