Autor Tópico: Compro ou não? Triumph Tiger 800 XC  (Lida 8738 vezes)

PedroJF

  • Recém-Chegado
  • Mensagens: 2
Compro ou não? Triumph Tiger 800 XC
« em: Junho 05, 2014, 09:21:22 am »
Boas

Sou novo neste fórum de que só tomei conhecimento fruto da dúvida que tenho entre comprar ou não a Tiger 800 XC. Estou sempre a pesar os prós e contras daí a vossa opinião ser importante.

Contras: é cara (perante a concorrência).
Prós: linda de morrer (sempre adorei Triumph's); robusta (segundo vou lendo); equilibrada; etc..

Dúvidas? Muitas.
1. Custo das manutenções?
2. Custo dos componentes?
3. Consumos anunciados? (li algures 3,8 mas deu-me vontade de rir)
4. Para quando a renovação deste modelo?
5. Eficaz para off road? (vou lendo e vendo filmes em que me parece que o pessoal se diverte)
6. Conforto para uns esticões pelo estrangeiro com pendura é adequada e porta-se bem?

Enfim. Todas a dicas que me derem são bem vindas.

Obrigado e um abraço.




Cobra

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 256
Re: Compro ou não? Triumph Tiger 800 XC
« Responder #1 em: Junho 05, 2014, 11:18:43 am »
Ora cá vai...

1. Faz revisões de 10K em 10K... Vez sim, vez não muda filtros.
Os preços no concessionários não são meigos, mas também te digo que pagava a mesma ordem de valores na Suzuki com revisões a fazer de 7K em 7K... Na revisão "maior" conta com qualquer coisa acima de 350€.

2. Geralmente é caro, como as outras... Há meia dúzia de coisas que no entanto são acessíveis, como por exemplo aquelas peças de plástico nas laterais do depósito... Já foi pensado para troca a custo reduzido.

3. A rolar normalmente (nacionais na ordem dos 100km/h mais coisa menos coisa), conta com 4.5 com o escape de origem e 5.0 com rendimento... Se fores com ela para AE abrir-lhe a goela os consumos escalam, como todas as outras.

4. Não faço ideia, o modelo é de 2011, e até agora as alterações foram apenas na cor da mota. Cálculo que ainda tenha uns bons anos de vida

5. Ligeiramente inferior à GS800... Tem atributos para se fazer ao monte (suspensão e ciclística) mas sempre são 210kgs de mota... Nestas cilindradas, melhor só aquelas máquinas austríacas.

6. Esta é relativo ao traseiro e arcaboiço de cada um... Eu acho-a formidavelmente confortável... A posição é elevada e direita, e até o guiador largo ajuda a fazer quilómetros... Estou a falar com algum conhecimento de causa, já estive cerca de 24hs em cima da minha numa viagem de 1600kms... Mas sem exageros, tiradas de 800 a 1000kms são perfeitamente possíveis nesta máquina... Apesar de ser uma mota essencialmente para condução a solo, em viagens com pendura, safa-se muito bem. Tem motor que chegue para os dois... Para algumas penduras poderá ser desconfortável por causa da posição mais elevada em relação ao condutor.
O único contra que lhe vejo para viagem é mesmo a protecção aerodinâmica... Para cima pode-se remediar com soluções de vidros melhor. Para baixo, não há nada a fazer.

Ah... não referiste a fiabilidade, mas posso aqui partilhar a minha experiência.

3 anos, 25K feitos... e os problemas foram um farolim traseiro, trocado em garantia.

E agora a opinião de um feliz proprietário desde 2011...

Se gostas de trails, dificilmente te vais arrepender de optar pela Tiger.

A mota é brilhante em quase tudo. É uma mota de detalhes de construção europeia e não de massas (como as japonesas).

Está muito bem equilibrada e a ciclística é formidável, como poucas no segmento.
Aquela roda 21' não diminui em nada a sua agilidade e dinâmica...

Mas se tivesse de destacar apenas uma característica, sem dúvida que apontaria para o motor.

É o melhor dos dois mundos, tem a disponibilidade de um bi-cilíndrico e a progressividade de um 4.

Eu tive de reaprender a conduzir com a Tiger... Deixei pura e simplesmente de fazer reduções de caixa.
A disponibilidade de binário é constante, e para fazer uma ultrapassagem basta rodar acelerador que ela nunca se nega a mexer.

Eu diria que, se este género de moto é a tua praia... não tem que enganar ;)

Cumps!
« Última modificação: Junho 05, 2014, 11:20:39 am por Cobra »

PMFGodinho

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 166
Re: Compro ou não? Triumph Tiger 800 XC
« Responder #2 em: Junho 05, 2014, 15:17:43 pm »

3 anos, 25K feitos... e os problemas foram um farolim traseiro, trocado em garantia.



Quase 3 anos, quase 50K, zero problemas ;)


Ok que a minha é uma Tiger "urbana" :P , mas subscrevo em pleno o que o Cobra expôs.


Mesmo nos consumos, com malas Trekker da GIVI de 46 litros nos lados, consigo rolar na AE bem abaixo dos 6 l/100km. 

Defeitos, a meu ver, serão a falta dos 4 piscas, ecrã da frente podia ser um pouco mais já que a vasta maioria do pessoal troca logo e a coberta da corrente que ao ser curta suja-se o lado esquerdo da moto com óleo  :-\

Compra lá isso a tempo do verão....  8)
« Última modificação: Junho 05, 2014, 15:20:11 pm por PMFGodinho »
Não empurrem que o homem cai sozinho....

Tiger 800

PedroJF

  • Recém-Chegado
  • Mensagens: 2
Re: Compro ou não? Triumph Tiger 800 XC
« Responder #3 em: Junho 06, 2014, 17:17:58 pm »
Ok. Obrigado pelas informações/opiniões. Agora é só mais fazer contas aos €€€. Mas que sempre tive a pancada da Triumph, lá isso tive.

1 abraço

Cabaneiro

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Compro ou não? Triumph Tiger 800 XC
« Responder #4 em: Junho 16, 2014, 22:37:16 pm »
Ola Pedro desculpa estar a meter mas já tens a Tiger, pois em Setembro passado adquiri uma Tiger XC mas estive indeciso com a GS mas depois de muita net e estudo adquiri a Tiger e estou super satisfeito.
Boa sorte na escolha mas a Tiger e mais maquina.

a_ndre

  • Recém-Chegado
  • Mensagens: 20
Re: Compro ou não? Triumph Tiger 800 XC
« Responder #5 em: Junho 19, 2014, 10:59:48 am »
Eu comprei a minha tiger XC no final do ano passado e estou bastante satisfeito. Só acho que consome um bocado de mais em ambiente urbano. Em viagens está dentro da média, mas mesmo assim podia ser um pouco mais poupada comparada com outras motos que tive.


Tirando isso é uma moto divertida e que com pequenas alterações fazes muitos km sem grande cansaço.


Também tive dúvidas entre a Tiger e a GS, mas achei a frente da GS muito leve e o motor batia muito comparando com este super suave e caixa muito elástica. A GS tem a vantagem de ser mais forte fora de estrada e os consumos serem bem mais baixos.


Opta pela tiger que ficas bem servido! ;)