Autor Tópico: Gasolina 95 ou 98?!  (Lida 14668 vezes)

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
Re: Gasolina 95 ou 98?!
« Responder #15 em: Março 04, 2011, 14:21:02 pm »

3º as 2 refinarias portuguesas são da Petrogal e não da Galp

A galp é a empresa de distribuição que pertence a Petrogal.

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #16 em: Março 04, 2011, 14:46:17 pm »
Só para esclarecer:
Eu tenho preferência em gastar 98 na minha moto tanto no carro, pela seguinte razão:
O combustível 98 é muito mais limpo, desta forma cria muito menos carvão em zonas criticas do motor, como as  sedes das válvulas, injectores e não obstruí a saída de gases no cilindro. Acredito que a longo prazo vou poupar dinheiro em manutenção e também em consumos.
Como abasteço na dita "marca branca" acabo por pagar a 98 ao preço que está a 95 nas bombas de MARCA.

Para finalizar:
Mesmo, mas mesmo mesmo mesmo que tenham razão e que o combustível de marca branca é de inferior qualidade, continuo a acreditar que a gasolina 98 (marca branca) é superior a 95(marca)     
Há e por conversas que já tive com o Fernando distingue-se perfeitamente um motor que usa 95 e outro 98, mas é claro que isto não se nota com 10 ou 30mil km estamos a falar num motor com 60 ou 100mil km.

Haaaa.... falta acrescentar o seguinte na minha participação neste tema.
A minha moto é de 2004 e tem 115.000km.
Sempre usei 95 octanas. Ando actualmente a usar 98 octanas, não por que tenha conhecimento de causa ou cientifico relativamente à veracidade das octanas na gasolina e respectivo benefícios, mas sim porque decidi acreditar (salto de fé, se quiserem... :) ) que deverá ser melhor para a combustão do motor.

Como tenho uma séria dificuldade em desfazer-me dos meus charutos, acabando por ficar com eles diversos anos, assumi ser melhor não arriscar e colocar a "suposta" melhor gasolina.
O futuro encarregar-se-á de me esclarecer se foi uma boa decisão ou não.  ;) 

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #17 em: Março 04, 2011, 17:37:32 pm »

Haaaa.... falta acrescentar o seguinte na minha participação neste tema.
A minha moto é de 2004 e tem 115.000km.
Sempre usei 95 octanas. Ando actualmente a usar 98 octanas, não por que tenha conhecimento de causa ou cientifico relativamente à veracidade das octanas na gasolina e respectivo benefícios, mas sim porque decidi acreditar (salto de fé, se quiserem... :) ) que deverá ser melhor para a combustão do motor.

Como tenho uma séria dificuldade em desfazer-me dos meus charutos, acabando por ficar com eles diversos anos, assumi ser melhor não arriscar e colocar a "suposta" melhor gasolina.
O futuro encarregar-se-á de me esclarecer se foi uma boa decisão ou não.  ;) 

115.000km com 95 octanas não servem já de amostra  ;D

Alves

• Membro
  • *
« Responder #18 em: Março 04, 2011, 19:30:36 pm »
mas não digam que é da Galp, fica ideia que a gasolineira portuguesa forneçe a concorrência e isso pareçe mal.

Bem estou a ver que isto está a ficar difícil.
Vou dar uma ajudinha:

Na sequência da revolução do 25 de Abril de 1974, foi criada em Abril de 1976 através da junção de 4 empresas portuguesas a Sacor, Cidla, Sonap e Petrosul, as empresas nacionais, Petrogal (petróleo)  e a Gás de Portugal (gás). Com o decorrer dos anos foram transformadas em sociedades anónimas, mais tarde a Galp viria a ser privatizada.
Em 2006 através de oferta pública a Galp comprou a Petrogás.

Em caso de duvidas a Internet esclarece muita coisa. :)
Be different

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #19 em: Março 09, 2011, 16:16:49 pm »
No seguimento do aqui discutido.

http://videos.sapo.pt/flHWZvffDzTEl0ic2Jdz

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #20 em: Março 09, 2011, 23:16:17 pm »

Boa!!

Sempre achei que isto era mais uma questão de fé do que qualitativa  :P

Cada um acredite no que quiser. Eu acredito no q vejo cá em casa: o Audi fez em três anos 140 mil kms com diesel "branco" sem problemas, a Triumph já leva 234 mil dos quais cento e tal mil com gasolina  "branca" 95 e assim vai continuar. Ah, o Fiat levava com 95 do Intermarché, o Peugeot continua a levar e o BM tem 7 meses e quase 20 mil kms e só bebe Intermarché e Galp barata. Sem problemas.
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

jsmbs

• Membro
  • *
  • A minha liberdade...
« Responder #21 em: Março 10, 2011, 22:59:57 pm »
Cada um acredite no que quiser. Eu acredito no q vejo cá em casa: o Audi fez em três anos 140 mil kms com diesel "branco" sem problemas, a Triumph já leva 234 mil dos quais cento e tal mil com gasolina  "branca" 95 e assim vai continuar. Ah, o Fiat levava com 95 do Intermarché, o Peugeot continua a levar e o BM tem 7 meses e quase 20 mil kms e só bebe Intermarché e Galp barata. Sem problemas.

Conseguem imaginar quanto a que o "TriumphKings" já e€onomizou?!

Acredito que possa haver algumas diferenças entre marcas, mas diferenças essas que são minimas...

jsmbs

• Membro
  • *
  • A minha liberdade...
« Responder #22 em: Março 21, 2011, 00:20:15 am »
Acham que isto é mesmo assim?!

BP Ultimate para a sua mota     
As motas também adoram BP Ultimate Gasolina         
Se gosta da sua mota, pode mantê-la em boa forma e saudável e até ajudar a recuperar a sua boa saúde, utilizando o novo e melhorado BP Ultimate Gasolina com Invigorate™ - o nosso melhor combustível de sempre para motas.

A utilização de um combustível de qualidade inferior originará a formação rápida de depósitos nocivos no seu motor.

Esses depósitos impedem o sistema de combustível de funcionar com a eficiência para que foi concebido. O desempenho e economia de combustível podem ficar comprometidos.   
As boas notícias são que o novo BP Ultimate Gasolina com Invigorate™ tem uma potência de limpeza tal que pode eliminar por completo a maioria dos depósitos existentes no motor da sua mota. Passará a andar e a comportar-se como se fosse nova.

E, claro, o Ultimate impedirá a formação de novos depósitos para que não se fixem - conservando assim a eficiência do motor.

É como limpar o motor enquanto conduz.       
« Última modificação: Março 21, 2011, 00:29:16 am por jsmbs »

abuso

• Visitante
« Responder #23 em: Março 21, 2011, 09:23:56 am »
""As diferenças estão quase no erro experimental das amostras""
http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=64928
« Última modificação: Março 21, 2011, 09:25:51 am por abuso »

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #24 em: Março 22, 2011, 23:41:43 pm »
btw,

Uma coisa é a comparação entre gasolinas de diferentes fornecedores.
Ou seja.. galp vs bp vs repsol vs supostas "linhas brancas" vs outras

Outra coisa é comparar gasolinas com diferentes índices de anti-detonante.
Ou seja... 95, 98, 100, avgas, etc.

E se a escolha do fornecedor é acima de tudo pela "economia", a escolha do índice de anti-detonante é "técnica", e deve-se portanto seguir o indicado no manual de utilizador da respectiva moto.
(A maioria dos motores atmosféricos pluricilíndricos de refrigeração liquida indica >92 pelo que o 95 é um compromisso mais do que suficiente para a esmagadora maioria dos motores)

jsmbs

• Membro
  • *
  • A minha liberdade...
« Responder #25 em: Março 22, 2011, 23:55:37 pm »
Essa é a minha ideia!!

Se no manual do proprietário diz "92 sem chumbo", porque irei eu gastar 98?!

Acho que a 95 é suficientemente boa!! Ou não!!???

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #26 em: Março 23, 2011, 00:14:25 am »
O ser 95 ou 98 não é uma medida de qualidade!

É um índice que "classifica" a resistência do combustível no que que diz respeito a auto-inflamar/detonar por condições como elevadas pressões e temperaturas.

Se o fabricante indica índices =>92... parece-me bastante explicito!

955/02

• Membro
  • *
« Responder #27 em: Março 23, 2011, 00:46:44 am »
Ora aqui vai um testemunho engraçado, na minha antiga daytona, só lhe dava 95 de marca branca, um dia levou com repsol e foi o caos. Fumo branco a sair do escape, engasgou-se e não trabalhava com os 3 cilindros de certeza, o barulho do motor era arrepiante. Saquei a gasolina toda e enchi com a habitual, 10 kms depois, estava a funcionar na perfeição.

botas87

• Membro
  • *
« Responder #28 em: Janeiro 10, 2012, 17:31:15 pm »
98 ultimate. não é por acaso que é a mais cara.
evitem meter gasolina low cost (Jumbo-e leclerc).
Triple Inside

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #29 em: Janeiro 10, 2012, 17:53:04 pm »
evitem meter gasolina low cost (Jumbo-e leclerc).

Viva botas87, tens algum dado cientifico para validar esta afirmação?

Qual é o risco comprovado? O motor não fazer muito mais de 250.000 kms??
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!