Eu uso a que calhar, e a Triumph nunca tossiu.Ponho a moto a trabalhar sem nunca fechar o ar (fecho depois um pouco para aquecer),e, mesmo de inverno,pega só com um encosto no botão do motor-de-arranque.Não discuto o rendimento mas, como bem dizes, só se deve notar no cronómetro; Ora como eu nem relógio uso...
Boas pessoal Então quais são as marcas brancas? Bem tendo em conta que em Portugal só existe uma refinaria... e é Galp ...Existem muitos combustíveis vindos de Espanha como Repsol BP etc... As refinarias, quando refinam a matéria prima, fazem-no em bruto, não separam em produto de marca e de linha branca .Acredito que nem todos os combustíveis a venda tenham a mesma especificação, mas tem de respeitar critérios de qualidade. Hoje em dia existem os controles de qualidade, certificação e inspecções periódicas aos postos de venda. Um combustível "tipo 95" não quer dizer que tenha de ter exactamente 95 octanas existe uma margem. Agora outro facto que é importante:A quantidade de octanas não significa a qualidade do combustível. Motores mais potentes exigem mais compressão, por consequência, combustíveis mais resistentes a compressão espontânea. A melhor performance é sempre obtida a partir de combustíveis de octanagem compatíveis com o projecto do motor.Para regular do índice de octanas, podem ser utilizados aditivos.Se a marca branca não presta porque a Galp já tem postos Low Cost? Bem eu uso 98 na minha moto, após abastecer gasto mais 1 ou 2 €, e costumo abastecer na Galp low cost do fórum Montijo ou nas bombas do jumbo. Não noto diferença
Pior do que a octanagem da gasolina ou se é de marca branca ou não, é mesmo a manutenção dos depósitos das bombas ser feita de acordo e atempadamente.Muita chatice já eu assisti em carros e motos de pessoal conhecido, devido a estas razões (Guardem sempre os recibos 1 ou 2 dias após abastecimentos). Relativamente a ser 95 ou 98, testa-se, muda-se, usa-se, fala-se mas parece-me que a existir diferenças estas são mínimas para o funcionamento das máquinas que usamos (Exceptuando charutos de outros tempos, claro), e são-nos praticamente imperceptíveis.
3º as 2 refinarias portuguesas são da Petrogal e não da Galp