Autor Tópico: Speed Triple em comparativo  (Lida 3451 vezes)

L4G4RT0

• Membro
  • *
Speed Triple em comparativo
« em: Março 03, 2010, 15:45:07 pm »
Cá está a Speed a dar cartas em mais um comparativo na Motociclismo deste mês  ;D

De tudo o que já foi dito e muito pouco há ainda para dizer, tal é o reconhecimento que esta é uma grande grande naked, a Speed comprovou frente à KTM Superduke e à "desportiva" MV Agusta Brutale, tudo aquilo que nós Triumphistas sabemos, e que muita gente parece ainda ignorar: o motor brilhante, os travões soberbos, o factor FUN e a discutível para uns, mas inegável para mim, estética brutal, fazem com que não haja pai para ela!  :)

Num comparativo que me pareceu justo, realçam como ponto menos conseguido, as suspensões, isto sem querer dizer que não são boas, apenas poderiam ser melhores para que a Speed fosse ainda mais "perfeita".
No eternal reward will forgive us now for wasting the dawn

Branquinho

• Membro
  • *
Re: Speed Triple em comparativo
« Responder #1 em: Março 03, 2010, 18:36:09 pm »
Realmente a escolha de uma Triumph só deixa dúvidas para quem nunca conduziu.

Se juntarmos a este teste a classificção da Triumph Street na votação da mota do ano , só nos resta afirmar que existem a triumph e as outras. ;)

Abraço
Triumph Sprint St 1050

anmac

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #2 em: Março 04, 2010, 09:03:04 am »
Sempre em alta  ;D   ;D   ;D   ;D   ;D   ;D   ;D   ;D

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #3 em: Março 06, 2010, 16:38:37 pm »
Quantas marcas de motos já passaram a fasquia dos 100 anos?
Pois a Triumph é uma delas.
Para quem já teve uma Triumph em que ao fim de 100 kms ou menos ficada com o traseiro dormente, muita coisa mudou. Agora tenho uma onde quase durmo em cima dela. ;D
Abraços
Fernando Santos
Homen que é Homem, não bebe leite; come a vaca.

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #4 em: Março 08, 2010, 12:43:35 pm »
Num comparativo que me pareceu justo, realçam como ponto menos conseguido, as suspensões, isto sem querer dizer que não são boas, apenas poderiam ser melhores para que a Speed fosse ainda mais "perfeita".

Parece-me perfeitamente natural...
É a unica das 3 com suspensões "low budget".

A Triumph deveria lançar uma versão R da 1050 com suspensões de fabrico europeu e ao nível das dessas concorrentes.

A Ducati SF não participou no comparativo?

L4G4RT0

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Março 08, 2010, 17:40:02 pm »
Parece-me perfeitamente natural...
É a unica das 3 com suspensões "low budget".

A Triumph deveria lançar uma versão R da 1050 com suspensões de fabrico europeu e ao nível das dessas concorrentes.

A Ducati SF não participou no comparativo?

:) CONCORDO PLENAMENTE! mas se nós quisermos podemos fazer a 'R' com material "oficial" da própria Triumph não é?... e se calhar o incremento de preço para equipar a S3 com essa suspensão compensava. Acho que a Triumph se está a guardar para a próxima versão ;)

A Ducati SF não participou, mas provavelmente não iria vencer pois a Triumph ganhou no motor (e iria ganhar na mesma), na manutenção (iria também ganhar nos custos e intervalos), e acho que ganhou no conforto (eu testei a SF e garanto que aí a S3 ganharia na mesma!). O problema das outras streetfighters é sempre o mesmo: o motor não agrada como o da S3 ao nivel da versatilidade - ou vibram em baixas, ou só mexem em altas. ou então são muito radicais. ou então falta-lhes sempre qualquer coisa que as coloque bem posicionadas em todos os pontos de comparação!

É a velha questão: quando as pessoas vêm a Speed Triple vencer um comparativo pensam que estão a fazer um favor porque não é a mais radical, não é a mais rápida, não é a mais moderna, não é a mais ágil. No entanto (e este foi o motivo pela qual voltei a comprar uma) é a unica que faz tudo bem!... e assenta-me que nem uma luva!

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #6 em: Março 08, 2010, 18:21:48 pm »
...mas se nós quisermos podemos fazer a 'R' com material "oficial" da própria Triumph não é?... e se calhar o incremento de preço para equipar a S3 com essa suspensão compensava. Acho que a Triumph se está a guardar para a próxima versão

É suposto as SE de 2010 terem um amortecedor traseiro ohlins e molas progressivas na forquilha.

http://www.fullnoise.com.au/images/news_images/2009/Nov/08112009_T_B2.jpg
Speed Triple em comparativo

Não sei se este material estará disponível pela Triumph...
Mas pode sempre ser comprado directamente a um agente ohlins tal como ja era possível no passado.

Mas até ser uma pura Speed Triple R... falta alguma coisa.
Talvez no futuro esta pareceria se torne o standart nos modelos não-SE.
Com a subida de preço que a Speed Triple teve ao longo destes 5 anos, era merecido.

Quanto á SF... penso que a nível de intervalos é 12.000km como as restantes Duc's baseadas naquele motor.
Mas é certamente uma manutenção mais cara.

É  a velha questão: quando as pessoas vêm a Speed Triple vencer um  comparativo pensam que estão a fazer um favor...

A Speed possui uma versatilidade vencedora...
Mas acredito que também acaba por usufruir de um certo status dentro nesta classe em que de certa forma foi pioneira...

« Última modificação: Março 08, 2010, 18:32:10 pm por dfelix »

VSousa

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
    • Pela estrada fora
« Responder #7 em: Março 08, 2010, 19:26:42 pm »
nesta classe em que de certa forma foi pioneira...

Reforço o teu comentário referindo que não foi de certa forma, foi verdadeiramente pioneira. A Speed Triple inaugurou o conceiito de "streetfighter" de série.
Who Dares Wins

L4G4RT0

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Março 08, 2010, 23:16:32 pm »
É suposto as SE de 2010 terem um amortecedor traseiro ohlins e molas progressivas na forquilha.

já tinha lido isso - embora a S3 não assuma a designação 'R', referia-me mesmo a uma versão com esse nome. mas será que o preço se irá manter?  :) - eu se quiser por um kit da ohlins tenho de gastar uns euros valentes, não sei ao certo, mas andará perto dos 1000€.
seja como for, a Speed Triple com a suspensão mexida há-de ser muito mais próxima streetfighter naked. defeitos todas têm!

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #9 em: Março 11, 2010, 13:54:58 pm »
embora a S3 não assuma a designação 'R', referia-me mesmo a uma versão com esse nome.

Acho que para assumir a designação 'R'... não teriam de ser ficar apenas por umas suspensões novas.
Já teriam de começar a pensar em mais algumas coisas.
Para não falar mesmo um novo motor e quadro.

...mas será que o preço se irá manter? - eu se quiser por um kit da ohlins tenho de gastar uns euros valentes, não sei ao certo, mas andará perto dos 1000€.

Sim..
Mas o problema passa sobretudo pela postura da própria Triumph.

Eles estão aos poucos a arrastar a Speed para próximo das concorrentes "premium".
E apesar de ela se desembaraçar muito bem entre as concorrentes, não tem argumentos ao nivel de qualidade de construção e equipamento que justifique.

Quando a comprei em 2006 custava 10.600 euros.
Actualmente está a custar 12.200 euros. 12.600 pelas SE.

É certo que o modelo evoluiu, mas não vejo justificação para tão grande subida de preço.
E se pensarmos na Street que é uma moto substancialmente mais barata, mas com um padrão de qualidade equivalente, e mesmo superior em alguns aspectos....

Hoje a custar 12.200 já ficaria com as minhas dúvidas se seria a minha primeira escolha como foi em 2006.
 ::)

L4G4RT0

• Membro
  • *
« Responder #10 em: Março 11, 2010, 15:24:30 pm »
Acho que para assumir a designação 'R'... não teriam de ser ficar apenas por umas suspensões novas.
Já teriam de começar a pensar em mais algumas coisas.
Para não falar mesmo um novo motor e quadro.
... eh pá... estamos a falar de uma naked... não precisa ser uma 'R' pura! :)

Sim..
Mas o problema passa sobretudo pela postura da própria Triumph.

Eles estão aos poucos a arrastar a Speed para próximo das concorrentes "premium".
E apesar de ela se desembaraçar muito bem entre as concorrentes, não tem argumentos ao nivel de qualidade de construção e equipamento que justifique.

Quando a comprei em 2006 custava 10.600 euros.
Actualmente está a custar 12.200 euros. 12.600 pelas SE.

É certo que o modelo evoluiu, mas não vejo justificação para tão grande subida de preço.
E se pensarmos na Street que é uma moto substancialmente mais barata, mas com um padrão de qualidade equivalente, e mesmo superior em alguns aspectos....

Hoje a custar 12.200 já ficaria com as minhas dúvidas se seria a minha primeira escolha como foi em 2006.
Tens razão. Os preços estão muito altos, e o kit da Brembo não justifica um incremento tão grande, mas olha que não me recordo de ouvir falar menos bem dos acabamentos e qualidade de construção da S3... Relativamente a não ser a primeira escolha, eu falo por mim: andei a namorar a KTM Superduke (muito trambolho), e a Ducati Streetfighter. Havia uma ou outra hipótese no segmento "premium" tais como a Benelli ou a MV Agusta, mas são 2.500€ mais no caso da Ducati e MV. A Benelli não sei quanto custa. 2.500€ dá para muita coisa, e no meu caso, para personalizar a moto que é algo que gosto de fazer. Não sei se faria as modificações que fiz numa de 15.000€... Daí que (ainda) considere a S3 como uma escolha muito viável e somados todos os pros e contras, como a minha primeira escolha.
« Última modificação: Março 11, 2010, 15:27:33 pm por L4G4RT0 »

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #11 em: Março 11, 2010, 16:17:26 pm »
... eh pá... estamos a falar de uma naked... não precisa ser uma 'R' pura!

Nem faz sentido que seja.
No entanto, acho que o tipo de cliente de naked que áparte da utilização comum, faz ocasionalmente trackdays poderia perfeitamente ter uma opção mais próxima de uma desportiva.

A Tuono Factory é um bom exemplo do que me refiro enquanto naked digna de ter um um "R".

Tens razão. Os preços estão muito altos, e o kit da Brembo não justifica um incremento tão grande, mas olha que não me recordo de ouvir falar menos bem dos acabamentos e qualidade de construção da S3...

Desde a qualidade da pintura, passando pela fixação do radiador e da forquilha a propria qualidade dos parafusos... há uma longa lista de soluções que são um bocadinho arcaicas...

Mas como já alguém por aí referiu... fazem parte do charme britânico!
 ;D

Não sei se faria as modificações que fiz numa de 15.000€...

Também não...
Até porque normalmente as motos de 15 mil euros já têm as poucas coisas que gostaria de modificar na minha.

BTW,
Porque é que achaste a Superduke um trambolho?
É que foi das nakeds que mais gostei de andar.

L4G4RT0

• Membro
  • *
« Responder #12 em: Março 11, 2010, 17:56:35 pm »
A Tuono Factory é um bom exemplo do que me refiro enquanto naked digna de ter um um "R".
é um facto, mas só funciona nas mãos certas pois não é fácil levá-la. este relato não serve para nada (só para brincar), mas uma vez numa ida ao C. Roca deixei uma para trás (com a 955i). eu e um amigo numa KTM Adventure... ;) o gajo ficou com o orgulho ferido e não gostou muito, mas sinceramente, iamos no nosso ritmo e ele teve a atitude incorrecta de tentar não nos deixar passar.

Desde a qualidade da pintura, passando pela fixação do radiador e da forquilha a propria qualidade dos parafusos... há uma longa lista de soluções que são um bocadinho arcaicas...

Mas como já alguém por aí referiu... fazem parte do charme britânico!
 ;D
ahahhaha, é bem visto. eu diria que quem gosta de uma Triumph (quem gosta MESMO) não vê essas soluções como arcaicas, mas sim como originais! iria ficar "irritado" se a S3 fosse uma cópia das Japonesas!

Até porque normalmente as motos de 15 mil euros já têm as poucas coisas que gostaria de modificar na minha.
pois... a Benelli por exemplo está "fabulástica"! cheia de carbonos como eu gosto, motor tricilindrico e bru-tal!

BTW,
Porque é que achaste a Superduke um trambolho?
É que foi das nakeds que mais gostei de andar.
A Superduke é também uma das minhas favoritas ao olhar. Mas quando me sentei numa não gostei da posição de condução, do formato do depósito e do conforto (ou falta dele) do banco. Talvez seja exagero meu, mas achei que aquela frente é demasiado grande para o resto da moto, daí a designação "trambolho". Não deixa no entanto de ser uma naked do melhor que pode haver, muito por culpa daquele motor que é um poço de força.[/quote][/quote][/quote]

fLUNX

• Membro
  • *
« Responder #13 em: Março 12, 2010, 09:27:24 am »
por acaso tb agora fikei... "trambolho".. pq...
mas ja percebi.

para mim de look... é uma S3 actual e moderna.
e o motor... o motor... uiiiiiiiiiiii

para mim a S3.. é uma "intemporal" como a "monster"...
envelheçe mto bem.

:) fLAVIO

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #14 em: Março 12, 2010, 12:11:34 pm »
...mas uma vez numa ida ao C. Roca deixei uma para trás (com a 955i). eu e um amigo numa KTM Adventure..

Isso é muito relativo.
Se ele fosse com uma moto igual á tua, provavelmente o resultado era o mesmo.

Como se costuma dizer,
Quando não se sabe f.... até os ....ões atrapalham!
 :D

Talvez seja exagero meu, mas achei que aquela frente é demasiado grande para o resto da moto, daí a designação "trambolho".

Frente grande?
O conjunto de opticas e manómetro da S3 é substancialmente mais volumoso.

Aliás, a Superduke é bem mais estreita que a S3!
As tampas do radiador são um pouco mais largas... mas escondem-no na perfeição.

Uma das parte que considero menos conseguidas na S3 é precisamente o radiador sair fora do quadro..
E ter aquelas "asas"... demasiado 80's.