Autor Tópico: S3 1050 - banco de potencia  (Lida 4739 vezes)

L4G4RT0

• Membro
  • *
S3 1050 - banco de potencia
« em: Fevereiro 19, 2010, 22:50:42 pm »
Amanhã é dia de banco de potencia. Vou levar a minha Triple à medição, simplesmente para ver o que acontece depois da aplicação do 3 em 1 da Arrow que está para breve. A ideia é, acima de tudo ter o "antes" e "depois", para garantir que não perdi nada deste magnífico motor. Supostamente devo ganhar, mas diz-me a experiência que muitas vezes acontece o contrário do esperado.

O motor ainda não estará no seu melhor, depois da longa rodagem e da dificuldade que tem sido arranjar bom tempo para puxar por ela, mas apesar de tudo estou muito curioso! Depois coloco aqui os gráficos pois acredito que haverá interesse e curiosidade também da vossa parte.
No eternal reward will forgive us now for wasting the dawn

Capitao America

• Membro
  • *
Re: S3 1050 - banco de potencia
« Responder #1 em: Fevereiro 19, 2010, 23:16:43 pm »
Esses petiscos técnicos são sempre muito apreciados.
Venham lá os gráficos do antes e do depois.

Envelhecendo Indignamente

casanova

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Fevereiro 20, 2010, 09:10:21 am »
força nisso lagarto também estou curioso, e fotos dela depois com o escape arrow
street triple r

L4G4RT0

• Membro
  • *
« Responder #3 em: Fevereiro 22, 2010, 02:06:04 am »
Ainda antes dos gráficos deixo aqui o registo:

* Setup do programa
Não havia um setup preparado para a Speed Triple 1050, portanto usamos o  da 955i, na esperança de que não houvessem diferenças de maior como  sejam o nº de dentes da cremalheira e pinhão de ataque.

* Valores registados
Bem, a mota debitou segundo o banco de potência, 133cv à cambota (3cv  acima do declarado). À roda, segundo o técnico, os valores são cálculos  apenas, baseados em inputs que o programa tem, portanto valem o que  valem. De qualquer modo dos dois valores que retiramos, um deles regista  110cv - mas neste valor há uma perda do rolo, logo é um valor inferior  ao valor provável, e noutro gráfico, onde isso é retirado, registou  cerca de 120cv.

* Resumo
Roll on em 6ª
 - 133,8cv@10.031 rpm
 - 10,7 m.kg de binário
 - 263km/h de velocidade máxima (sem grande interesse no meu ver)

* Conclusões
Nos gráficos viu também que existe mistura ligeiramente pobre por volta das 7500 e 8500 rpm, mas mesmo que fosse corrigido, o ganho seriam cerca  de 2cv nesse intervalo. Parece-me pouco importante.

Claro está que sem pontos de comparação é complicado saber qual a precisão deste ensaio, mas fica aqui a curiosidade.

Agora resta comparar após a instalação do escape e ver o que dá!..
« Última modificação: Fevereiro 23, 2010, 15:17:52 pm por L4G4RT0 »

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #4 em: Fevereiro 23, 2010, 11:33:11 am »
Foste onde?
Ramme Moto?

Essa leitura da mistura pobre e médias é perfeitamente normal.
É um workaround que practicamente todas as marcas fazem para acusar menos emissões.

Depois de levar com o novo mapa isso deve desaparecer...
 ;)

L4G4RT0

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Fevereiro 23, 2010, 15:35:16 pm »
Foste onde?
Ramme Moto?

Essa leitura da mistura pobre e médias é perfeitamente normal.
É um workaround que practicamente todas as marcas fazem para acusar menos emissões.

Depois de levar com o novo mapa isso deve desaparecer...
 ;)

Sim, estive na Rame Moto pois já os conhecia e são sempre bastante atenciosos. Segundo o Fernando da Triumph, é mesmo normal essa pequena discrepância de débito de combustível e tal como disse, para mim é negligenciável.

Entretanto a Triple está entregue para a troca do escape. Estou ansioso de ouvir o novo ronco!! Sinceramente, e confesso com uma pontinha de embaraço, que a troca de escape é muito por uma questão sonora e menos por uma questão de potência... Adoro as Triples com "voz" mais grave hehehe - embora o segundo motivo seja mesmo a diminuição de peso, que terá reflexos positivos ao nivel do handling!

Agora é ganhar um pouco te paciencia e ter tempo para ver se consigo editar o filme que fiz e fazer scan aos gráficos e colocar tudo aqui.

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #6 em: Fevereiro 23, 2010, 18:02:23 pm »
Sim, estive na Rame Moto pois já os conhecia e são sempre bastante atenciosos. Segundo o Fernando da Triumph, é mesmo normal essa pequena discrepância de débito de combustível e tal como disse, para mim é negligenciável.

Essa pequena discrepância de débito de combustível certamente que desaparece assim que colocarem o TOR ou o mapa especifico desse Arrow.

Em 2007 a S3 sofreu algumas transformações devido ao Euro 4.
E essa foi uma delas.

Adoro as Triples com "voz" mais grave hehehe - embora o segundo motivo seja mesmo a diminuição de peso, que terá reflexos positivos ao nivel do handling!

O "handling" que ganhas na troca de escape é que é negligenciavel face ao que vais ganhar em colocar o escape.

Lembro-me perfeitamente, do primeiro arranque fiz com a minha ainda a testar as ponteiras.
Estava a ver que tinha de voltar do Algarve de reboque e ambulancia!

L4G4RT0

• Membro
  • *
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2010, 19:37:13 pm »
Essa pequena discrepância de débito de combustível certamente que desaparece assim que colocarem o TOR ou o mapa especifico desse Arrow.

Mesmo sendo pequena, espero que sim. Segundo o Fernando a mota vai ficar muito mais solta, com um escape que é muito mais directo, sem curvas. Isso à partida irá fazer desde logo muita diferença.

O "handling" que ganhas na troca de escape é que é negligenciavel face ao que vais ganhar em colocar o escape.

Lembro-me perfeitamente, do primeiro arranque fiz com a minha ainda a testar as ponteiras.
Estava a ver que tinha de voltar do Algarve de reboque e ambulancia!
Bem, o handling é ganho em duas coisas: peso inferior porque "perco" uma ponteira e um tubo, e também por ser um escape mais baixo (embora aqui não consiga bem associar isso a handling, mas dizem que sim, que faz diferença). Quanto ao primeiro arranque, bem como tem chovido vou ter de ser um pouco mais cuidadoso ehehheehhe. Mas olha, espero que as tuas palavras sejam uma boa premonição de ganhos reais a nivel de disparo na mota, porque as Triples são boas em arranques! (muito boas diga-se)

fLUNX

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Fevereiro 24, 2010, 09:36:53 am »
q post mais bacano!!!!
Eu coloquei os Arrow Dual slip "Ti" on para a minha S3 2007.

andei uns dias com ela sem o file na centralina... e dp qdo me colocaram o ficheiro de mapas diferentes na Triumph...

E o Fernando tb me disse q a mota iria ficar diferente e tal.. e nao sei o Q...

mas na pratica.. confesso q nao senti nada.

mas nada mesmo.. chegando mesmo a questionar se tinham realmente feito o upload do ficheiro... tendo inclusive voltado a oficina e me foi garantido q foi colocado.

Acreditei.

Mas... como disse.. na pratica.. nao senti nada.. 0 diferenças com o sem o file.

com os escpes sim.. apesar de sentir menos baixas rpm... ficando as medias e altar + "soltas" e fortes...

o "sonido"... esse foi da noite para o dia.
è o Som a "homem".. como as motas deveriam saír da fabrica...
eu ainda sou do tempo dos "MuscleCars" (americanos) e nao destes Hibridos/electricos cheio de filtros de particulas e normas "EURO"...

Este é o meu testemunho...

gostaria de ter feito tb o antes e dp.. para as "certezas"...
(nos carros fiz e faço sempre) na mota ... descurei...

Agora acho que o Bernardo (Moto Motor) está na Ducati LX (Lucas), ou pelo menos foi o q entendi...

qual a razao para o setup de programa de TR 955i?
O Banco nao é suficiente por si só para medir a potência da mota?

Ab, fLAVIO

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #9 em: Fevereiro 24, 2010, 10:01:13 am »
Mesmo sendo pequena, espero que sim. Segundo o Fernando a mota vai ficar muito mais solta, com um escape que é muito mais directo, sem curvas. Isso à partida irá fazer desde logo muita diferença.

Mas isso não nem passa exclusivamente pelo escape ser directo ou ter menos curvas.

Está na parametrização da injecção.
A centralina tem guardada uma matriz deste género:

http://dfelix.net/log/media/motociclismo/MinhasMotos/06TriumphSpeedTriple1050/map01.gif
S3 1050 - banco de potencia

A Triumph para homologar a moto como Euro 4, além da "rolha" que meteu nos escapes... alterou esta matriz para a moto receber menos gasolina no regime onde é feita a homologação.

Menos gasolina = menos CO!

Ao alterares o escape vais eliminar a "rolha"...
Mas só quando te colocarem o mapa, vão estar a reajustar esta matriz.

Bem, o handling é ganho em duas coisas: peso inferior porque "perco" uma ponteira e um tubo, e também por ser um escape mais baixo (embora aqui não consiga bem associar isso a handling, mas dizem que sim, que faz diferença).

Peanuts...
Eu perdi cerca de 10kg na alteração... e não notei diferença significativa.
E já fiz uns 6 ou 7 trackdays com ela!

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #10 em: Fevereiro 24, 2010, 10:15:11 am »
mas nada mesmo.. chegando mesmo a questionar se tinham realmente feito o upload do ficheiro... tendo inclusive voltado a oficina e me foi garantido q foi colocado.

Eu devo ter andado prai 2 meses até alterar o mapa original de '06 para o mapa dos TOR.

E... a diferença era enorme!
Não era muito significativa no que diz respeito a desempenho.
Era sobretudo ao nivel do consumo e "efeito pirotecnico".

Antes de levar com o TOR, a moto fazia-me rateres descomunais com labaredas de metro e meio!

qual a razao para o setup de programa de TR 955i?
O Banco nao é suficiente por si só para medir a potência da mota?

O problema deve ser outro...
Os bancos têm uma especie de base de dadso com especificações das dimensões da rodas, relações de caixa e outros items para os calculos bater certo.

Na Rame já me disseram que só gostam de trabalhar com japonesas.
Por isso... muito provavelmente não têm essas bases de dados actualizadas.

Nunca la fui com a Speed.
Na altura também fiz tudo na vila fria.

fLUNX

• Membro
  • *
« Responder #11 em: Fevereiro 24, 2010, 11:40:34 am »
supostamente o "run" deve ser feito na relação 1:1 ou + parecido.
e dar a entrada da medida da roda ou perimetro...

certo? ou os Bancos para motas é ciência da NASA...

isto ja nao querendo entrar em temperaturas ambientes ou pressoes atmosfericas, humidades.. ou efeito "Ram-air" em estrada (nao sei se na S3.. é importante)

ou como por vezes discutido o "ISO" da norma de carculo de potência, ou indo a marca dos Bancos.. se rolos livres ou freiados...

Mas como a Mota nao tem "turbo" talvez nao seja tao exigente para um calculo fidedigno... e vale sempre o q vale.

o interessante sim .. é o antes e dp.. no mesmo banco e condicoes semelhante para poder ter alguma base comparativa com indicadores "=".

A minha S3 "2007" com os Arrow mesmo sem a "repro" nunca fez labaredas de rateres... ficou sim a notar-se mais as pipocas da indução de ar fresco no escape (medidas para o "EuroX").

dp.. do ficheiro novo.. senti =... ao antes e dp...
nem consumos.. nem "burros" adicionais...

mas notei.. um look do barrote e som como eu queria... (um pouco caro para "apenas" isto)

Ab, fLAVIO

L4G4RT0

• Membro
  • *
« Responder #12 em: Fevereiro 24, 2010, 12:07:43 pm »
Peanuts...
Eu perdi cerca de 10kg na alteração... e não notei diferença significativa.
E já fiz uns 6 ou 7 trackdays com ela!
Permite-me discordar dos "peanuts":
* 10kg em 189 são 5.3% de peso a menos
* baseado em valores de fábrica, passas de 1,453kg/cv para 1,376kg/cv (sem contar com algum possivel aumento de potencia)
* extrapolando isso para potencia, seriam 7.2cv a mais

Tem de haver diferença, provavelmente o que consegues reduzir em tempo, numa volta de um minuto e picos, é que parece pouco :) se fosses por exº a Nurburgring aí já ias notar porque é um circuito longo! :)

Os bancos têm uma especie de base de dadso com especificações das dimensões da rodas, relações de caixa e outros items para os calculos bater certo.
yeap. é isso mesmo. esse setup tem a ver com a questão dos cálculos do programa. se estiverem errados os valores podem surgir ligeiramente alterados. mas como acima de tudo quero ter o "antes e depois", desde que os cálculos aplicados sejam iguais nos dois testes, está-se bem.

isto ja nao querendo entrar em temperaturas ambientes ou pressoes atmosfericas, humidades.. ou efeito "Ram-air" em estrada (nao sei se na S3.. é importante)
Eu não conheço bem o software da Rame Moto, mas esses valores são fundamentais para os cálculos. Um banco de potencia de qualidade teria de medir tudo isso: temperatura, pressão atmosférica, etc, usando-os para os cálculos finais.
Relativamente ao RAM-Air, penso que no caso da Speed Triple esse factor não entra em linha de conta.

Foi pena não teres tirado os gráficos... Eu também não estou à espera da milagres, mas conto sentir alguma diferença para além do "som", pois de facto é um mod caro para se ficar apenas por isso!

fLUNX

• Membro
  • *
« Responder #13 em: Fevereiro 24, 2010, 14:54:58 pm »
vamos esperar para ver.
ainda que apenas por mera curiosidade. ;)

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #14 em: Fevereiro 24, 2010, 16:52:40 pm »
Permite-me discordar dos "peanuts":
* 10kg em 189 são 5.3% de peso a menos
* baseado em valores de fábrica, passas de 1,453kg/cv para 1,376kg/cv (sem contar com algum possivel aumento de potencia)
* extrapolando isso para potencia, seriam 7.2cv a mais

Não coloco em causa toda essa teoria.
Pois tem sentido.

Apenas referi que na practica, não notei diferença significativa ao nivel do handling.

Sobretudo porque a Speed NÃO é uma moto facil de conduzir!
O mesmo carácter explosivo e agilidade que a tornam divertida em estrada acaba por ser um handicap em circuito.

Tirar 10kg ao peso acaba por ser irrelevante na medida que não altera o temperamento imprivisível nas curvas lentas... muito menos a torna incisiva e estável e curvas rápidas.

Foi pena não teres tirado os gráficos... Eu também não estou à espera da milagres, mas conto sentir alguma diferença para além do "som", pois de facto é um mod caro para se ficar apenas por isso!

E a Triumph é das poucas motos resprogramáveis...
Não é preciso cá powercommander nem o camandro!