Autor Tópico: Ventoínha ligada em SpeedTriple 05+  (Lida 3605 vezes)

fLUNX

• Membro
  • *
Ventoínha ligada em SpeedTriple 05+
« em: Janeiro 14, 2010, 12:20:41 pm »
Olá pessoal,

Gostaria de saber se alguem já o fez ou se é possível.

A minha ideia é:

Manter a ventoínha ligada mesmo com o motor desligado mas com ignição ligada.

Se por ventura a bomba de agua só funcionar com motor ligado... deixo arrefecer o radiador e volto a ligar a mota para circular a agua + fresca novamente no circuito.

Ab, fLAVIO

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
Re: Ventoínha ligada em SpeedTriple 05+
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2010, 13:57:29 pm »
Olá pessoal,
Gostaria de saber se alguem já o fez ou se é possível.
A minha ideia é:
Manter a ventoínha ligada mesmo com o motor desligado mas com ignição ligada.

Se por ventura a bomba de agua só funcionar com motor ligado... deixo arrefecer o radiador e volto a ligar a mota para circular a agua + fresca novamente no circuito.

Ab, fLAVIO

Boas Flávio.
Qual é o problema da byke ou o que pretendes melhorar?
A Ventoinha leva muito tempo a arrefecer a temp quando a moto está quente a trabalhar?  + ou - quantos minutos e varia entre que temps?

fLUNX

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Janeiro 14, 2010, 14:01:33 pm »
A mota nao tem qualquer problema.
queria era tornar o arrefecimento + eficiente. (sobretudo no verão)

Ab, fLAVIO

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #3 em: Janeiro 14, 2010, 14:24:51 pm »
A mota nao tem qualquer problema.
queria era tornar o arrefecimento + eficiente. (sobretudo no verão)

Ab, fLAVIO
Haaa... bem me parecia. Isso parece ser assim com a maioria das Triumphs.  A minha no Verão também leva sempre um bom bocado a + para arrefecer. É normal. Desde que nunca passe dos 103º/104º...

A ideia que tens não me parece ser a mais adequada, pois até podes ir buscar qualquer coisita em termos de redução de temperatura, mas será muito pouco e não terá qualquer impacto real para a saúde do motor. Em compensação, se desligares e ligares a moto vais aumentar o desgaste no motor de arranque, bateria e noutras peças.

Talvez se conseguires adaptar uma bomba de água com mais débito (só resultaria se a bomba actual estivesse subdimensionada para a capacidade dos canais de arrefecimento do bloco), um radiador menos restringido, uma ventoinha com mais rpm!!! Em suma, alterar o sistema de arrefecimento.
Desta maneira a moto já andava mais fresca, disparava menos vezes a ventoinha, e esta duraria menos tempo a arrefecer a água do radiador.

fLUNX

• Membro
  • *
« Responder #4 em: Janeiro 14, 2010, 14:40:41 pm »
a minha tem "barras"... nao está graduada em numeros.

nas motas "TT" e nos Karts.. ja vi colocarem.. um genero de tubo em aluminio que tem alhetas tipo cabeça de arrefecimento a ar... para dissipar calor na passagem da agua no seu interior.

Isso é colocado em partes "direitas" (sem curvas) dos tubos.

Sabem se a Samco ou semelhante.. faz tubos de silicone para as Triumph SpeedTriple?

Ab, fLAVIO
(vou tentar encontrar imagem do tal "tubo" que falo)

fLUNX

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Janeiro 14, 2010, 14:47:46 pm »
http://img686.imageshack.us/img686/4314/coolerk.jpg
Ventoínha ligada em SpeedTriple 05+

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #6 em: Janeiro 14, 2010, 14:55:44 pm »
a minha tem "barras"... nao está graduada em numeros.
Muito ineficaz, um tipo nunca sabe às quantas anda em termos de temperatura real. Já as latas trazem também instrumentos analógicos cheios de tracinhos vermelhinhos e azulinhos.... hmmmfff...

nas motas "TT" e nos Karts.. ja vi colocarem.. um genero de tubo em aluminio que tem alhetas tipo cabeça de arrefecimento a ar... para dissipar calor na passagem da agua no seu interior.
Isso é colocado em partes "direitas" (sem curvas) dos tubos.
Interessante. Pode ajudar. Resta saber se é aplicavel a motores grandes.

Sabem se a Samco ou semelhante.. faz tubos de silicone para as Triumph SpeedTriple?

Desconhço. No entanto tenho é reparado em kits silicone à venda no Ebay. É caso para dares uma vista de olhos.

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #7 em: Janeiro 14, 2010, 16:27:28 pm »
nao vejo o interesse da mod.
Pelo menos a minha so aquece mais no verao no transito de cidade... e mesmo assim nada de mais...
A ventoinha cumpre a sua funcao...

Acho que mais do que a temperatura de refrigerante, preocupar-me-ia com a temperatura du lubrificante...

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #8 em: Janeiro 14, 2010, 18:51:48 pm »
Muito ineficaz, um tipo nunca sabe às quantas anda em termos de temperatura real. Já as latas trazem também instrumentos analógicos cheios de tracinhos vermelhinhos e azulinhos.... hmmmfff...

Tenho um termómetro externo na minha GRC...
(Além da sonda de temperatura de refrigerante, faz leitura da rotação através da indutância gerada pela faisca da vela)

Numa moto que não tem originalmente essa instrumentação ate pode fazer sentido.
Numa que tenha, mesmo sendo de "barras"... não há necessidade.
(Normalmente os sensores são idênticos, correspondendo a primeira barra aos 40º e a ultima aos 120º)

Penso que não haverá grandes dificuldades em adaptar ou mesmo criar um digital de raiz para complementar os tracinhos..

« Última modificação: Janeiro 14, 2010, 18:55:12 pm por dfelix »

potenza

• Membro
  • *
« Responder #9 em: Janeiro 14, 2010, 23:36:48 pm »
Infelizmente na speed o radiador e pequeno de mais para o motor que tem, basta olhar para ele para perceber isso, e isso faz com que a ventoinha esteja ks smp em funcionamento, a nao ser que coloques um radiador maior nao vais resolver esse problema. Penso ja que va isso numa revista qualquer que tinha uma preparação de uma speed por isso e uma mood exequivel, mas valerá a pena quando o motor está de origem? nao me parece. deixa isso como está e pensa que é uma mais uma "britiche".

3 a conta que deus fez...

fLUNX

• Membro
  • *
« Responder #10 em: Janeiro 15, 2010, 08:57:55 am »
Tenho um termómetro externo na minha GRC...
(Além da sonda de temperatura de refrigerante, faz leitura da rotação através da indutância gerada pela faisca da vela)

Numa moto que não tem originalmente essa instrumentação ate pode fazer sentido.
Numa que tenha, mesmo sendo de "barras"... não há necessidade.
(Normalmente os sensores são idênticos, correspondendo a primeira barra aos 40º e a ultima aos 120º)

Penso que não haverá grandes dificuldades em adaptar ou mesmo criar um digital de raiz para complementar os tracinhos..

David.. ja vi cachimbos mais disfarçados... ;D ;D ;D ;D

Vitor

• Membro
  • *
  • It´s not the pace that matters. It´s the direction
    • Turbisegmento
« Responder #11 em: Janeiro 15, 2010, 16:39:15 pm »
Tens várias hipóteses:

1) Podes substituir o interruptor da temperatura por um que faça disparar a ventoinha mais cedo

2) Substituis o termostato por outro que funcione com uma temperatura mais baixa.

3) Anulas o termostato e ficas com o circuito sempre aberto, que é o que fazem aos veículos em África, para não queimarem a cabeça rápidamente.

4) O mais económico. Fazes um "chant" na ficha do interruptor da temperatura que está no radiador, que faz com que a ventoinha ligue mal ligues a ignição. Mas atenção que há motores em que a ventoinha continua a funcionar depois de desligada a ignição. Aí tens de instalar um interruptor manual para activar e desactivar a dita cuja.

trophyvitor

• Membro
  • *
« Responder #12 em: Janeiro 15, 2010, 20:03:16 pm »
A minha Trophy ja queimou a junta devido ao termostato estar colado...e quando montei meti um termostato mais baixo ou seja abre mais cedo, evita que aqueça tão rápido e meti um manometro de temperatura..para mim um erro crasso pela parte da triumph.. então fazem uma mota destas arrefecida a agua, metem-lhe um relógio e não leva um manometro de temperatura!!! raios que os pesquem!!!
Mas voltando ao teu assunto como disseram acima o melhor que fazes é colocar um termostato mais baixo, e em ultimo caso o tal chant aos fios da ventoinha e ligas quando queres, tipo no transito...
Ahh uma curiosidade, o termostato da Trophy é igual ao dos Renault 5...mais uma acha para a questão do "quase carro"!! :o
Que me desculpem a inconfidência todos os proprietários de Trophy´s mas pode dar jeito...é mais barato..
« Última modificação: Janeiro 15, 2010, 20:06:05 pm por trophyvitor »

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #13 em: Janeiro 15, 2010, 20:19:09 pm »
Ahh uma curiosidade, o termostato da Trophy é igual ao dos Renault 5...mais uma acha para a questão do "quase carro"!! :o
Que me desculpem a inconfidência todos os proprietários de Trophy´s mas pode dar jeito...é mais barato..

Desculpar pk? O Pessoal precisa é de  dicas dessas.  :)
Não sabes de nenhum xaruto de 4 rodas que partilhe peças com uma Triple de 2004?? ;D ;)

dfelix

• Gestão Site
  • Membro
  • *
« Responder #14 em: Janeiro 16, 2010, 11:23:43 am »
Tens várias hipóteses:
1) Podes substituir o interruptor da temperatura por um que faça disparar a ventoinha mais cedo

É isto que não entendo.
O que se ganha em ter um motor a funcionar abaixo da temperatura que é suposto?
 ::)

Segundo o manual de serviço o termostato abre aos 88º e a ventoinha dispara aos 103º.
Parece-me perfeitamente normal.

Continuo a dizer.. mais preocupante que a temperatura do refrigerante é a do lubrificante que é suposto andar nos 80ºC... e acima disso tende a "evaporar", desaparecendo misteriosamente.
 ::)