Autor Tópico: Remover baffle da airbox - alguém ?  (Lida 2138 vezes)

atverycore

• Recém-Chegado
Remover baffle da airbox - alguém ?
« em: Agosto 31, 2015, 17:43:27 pm »
Boas

Estou a pensar em remover os sensores da O2 da minha Thruxton (2014 , EFI portanto), mudar o filtro de ar , retirar o snorkel da airbox e substituir por um TTP breath e por fim remapear o ECU, para além destas coisas que eu consigo fazer sozinho (acho.. lol) é preciso retirar o baffle da airbox e isso é o mais tricky de todo este processo, devido ao pouco espaço de manobra e visibilidade para a coisa.

Procuro alguém que já tenha feito isto e o consiga fazer facilmente/sem riscos. Alguma ideia?

http://www.triumphtwinpower.com/images/ab_baffle.jpg height=525

Obrigado

« Última modificação: Setembro 01, 2015, 09:57:10 am por atverycore »

Mercurio

• Membro
  • *
Re: Remover baffle da airbox - alguém ?
« Responder #1 em: Setembro 01, 2015, 11:23:50 am »
Viva. Eu já fiz isso e de maneira fácil.
Recomendo-te que experimentes primeiro o Tune ECU, alguns modelos Triumph mais recentes já não permitem o uso desse método.
Por exemplo, para começares por algo simples, podes corrigir o erro do velocímetro.
Paro o fazeres usa o GPS do telefone e estabiliza a velocidade em 100 km/h GPS.
O velocímetro marca cerca de 109, verifica no teu caso.
Esse excesso é o que tens de por no software, neste caso punhas 9.

Se tudo correr bem, avança para o re-mapping.

Para retirar o baffle recorri ao velho secador de cabelo.
Tiras o snorkel, é só puxar, e o filtro de ar.
Há que retirar o sensor de temperatura do ar que está por debaixo do reservatório de óleo do travão de trás. Um único parafuso segura-o e é super fácil de tirar.
Devolve-o ao seu sítio quando terminares ou, melhor ainda,  vê um post meu mais abaixo sobre o re-posicionamento deste sensor.

Agora com o secador de cabelo apontado para cima vais aquecendo o baffle e as pequenas abas onde está encaixado. Não tenhas pressa, aquece tudo de forma uniforme.
O plástico fica algo mais mole e cooperante para ser retirado. Com algum contorcionismo, jeito e palavrões o baffle sai inteiro pelo buraco do filtro de ar.
Se por qualquer motivo se partisse, não há azar, a caixa do filtro de ar fica intacta, no entanto certifica-te que tiras todos os bocados do baffle reconstruindo o "puzzle" em cima de uma mesa.

E pronto, fácil.
Uma coisa que não mencionas é a eliminação do SAIS que tb vais ter de fazer.
Quer para o SAIS quer para os sensores de O2 vais necessitar de umas "tampas".
Para ambos os casos podes usar bujões do Nissan micra.

Com estas alterações a Thruxton transforma-se. O motor fica mais forte e, curiosamente, mais suave.
Força e qualquer coisa, não hesites.

« Última modificação: Setembro 01, 2015, 11:26:54 am por Mercurio »

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

atverycore

• Recém-Chegado
Re: Remover baffle da airbox - alguém ?
« Responder #2 em: Setembro 01, 2015, 12:59:16 pm »
Boas!

Não vou remover a SAIS, falei com o criador do Tune (o Pieman da TPP) , expliquei-lhe porque não queria remover a AI e ele disse que era ok correr o tune com a AI intacta, apenas tinha de remover os sensores O2 (para os quais já tenho os 2 bujões, só ainda não tirei porque não tenho ainda tudo para finalizar as modificações e proceder com o remap.

Vou-te enviar PM  ;)