Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
Início
Forum
Ajuda
Pesquisa
Calendário
Entrar
Registe-se
Triumph Moto Clube de Portugal
»
Categoria Geral
»
Equipamento
»
Equipamento - Protecção - Porquê?
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Equipamento - Protecção - Porquê? (Lida 3272 vezes)
Cabecinhas
Membro
Equipamento - Protecção - Porquê?
«
em:
Agosto 05, 2014, 10:48:07 am »
Sei que já existe diversos tópicos sobre equipamento, mas ainda nenhum em específico sobre
o porquê
do mesmo.
Deixo-vos uma imagens para lançar o debate (que não será muito longo!).
Aproveito também para vos convidar a relatar histórias de quedas, acidentes, etc que tiveram em que o equipamento fez ou não diferença.
Existem dois tipos de motociclistas, os que caíram e os que ainda vão cair, depois ainda existem os prevenidos e os que pensam que "a pele nasce mas as carnagens é que não".
Registado
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
TMCP
Direcção TMCP
Membro
Re: Equipamento - Protecção - Porquê?
«
Responder #1 em:
Agosto 05, 2014, 11:22:29 am »
Claro que é importante a utilização de bom equipamento!
Consciente disso, a Direcção do TMCP celebrou um protocolo com uma casa de referência em Lisboa - a MotoPonto - que proporciona, além de um bom aconselhamento alicerçado em muitos anos de experiência, um bom desconto aos sócios do Triumph Moto Clube de Portugal, conforme explicado em
http://www.triumphmotoclubeportugal.com/index.php?topic=1926.0
Registado
Cabecinhas
Membro
«
Responder #2 em:
Agosto 05, 2014, 16:55:49 pm »
Caro TMCP,
fico feliz por terem dado um passo na consciencialização da utilização de protecções. A minha experiência leva-me a concluir que não é por haver acordos celebrados que os utilizadores de um determinado fórum, ou grupo de motociclistas vão recorrer à utilização de equipamento. Existe sim, um trabalho muito ingrato por sinal, de consciencialização dos motociclistas portugueses, que são os que mais facilitam em termos de segurança passiva.
PS: Em tempos enviei uma mensagem privada para propor uma parceria com esta casa, à qual ainda não obtive resposta.
Registado
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
Waters
Direcção TMCP
Membro
«
Responder #3 em:
Agosto 05, 2014, 17:08:36 pm »
Recordo-me de um dia, depois de uma queda no monte com a CR na qual não sofri danos físicos, endireitar a frente da moto e arrancar sem capacete para ver o estado em que se encontrava, conclusão, fiz um bom corte no lábio inferior e engoli um punhado de terra.
Tal como a importância de utilização de equipamento adequado á condução de motociclos existe outro factor também muito importante, ter sempre margem de manobra para lidar com o imprevisto:
Registado
TMCP
Direcção TMCP
Membro
«
Responder #4 em:
Agosto 05, 2014, 23:09:00 pm »
Cabecinhas,
A tua conclusão será no mesmo sentido do senso comum, ou seja, não será pela existência de um acordo entre um Clube e uma casa comercial que os seus membros recorrerão à utilização do equipamento adequado quando circulam de moto. A intenção é simplesmente proporcionar aos Sócios deste Clube a possibilidade de adquirirem esse equipamento a um preço mais vantajoso com aconselhamento experiente.
Permite-nos também discordar que a consciencialização de alguém de que a utilização do equipamento adequado seja de alguma forma ingrato. É até bastante gratificante, embora a experiência de 16 anos no contacto com os proprietários Triumph em geral e com Sócios deste Clube em particular, nos diga que, na generalidade, são bastante cuidadosos com o tema equipamento.
Quanto à proposta de parceria, confirmamos a recepção da mesma, que agradecemos mas, é exactamente por conhecer os interesses dos referidos Sócios que nos reservamos o direito de as celebrar com quem entendemos ser mais vantajoso para os eles.
Registado
Cabecinhas
Membro
«
Responder #5 em:
Agosto 06, 2014, 00:31:00 am »
TMCP,
só tinha que responder de volta, mesmo que fosse negativa a resposta.
Voltando ao tópico, do uso de protecções. Falo da minha parca experiência, quando comecei neste mundo, as pessoas que me rodeavam são do tipo "a pele cresce as xarnagens é que não". Bastou-me uma pequena queda para perceber que estavam errados, felizmente tinha luvas de pele, mas sem protecções.
Registado
Cabecinhas
Membro
«
Responder #6 em:
Agosto 12, 2014, 13:57:39 pm »
Registado
PJMS
Direcção TMCP
Membro
«
Responder #7 em:
Agosto 13, 2014, 11:27:02 am »
Parabéns Cabecinhas por teres lançado o tópico com o intuito de consciencializar os nossos motociclistas para a utilização de proteções.
Conheço vários casos e já assisti a outros em que a utilização de proteção adequada fez toda a diferença relativamente à extensão e gravidade dos danos ocorridos.
A minha experiência de quedas tem sido mais a nível de BTT e se não fossem as proteções que normalmente uso quando pratico essa modalidade os danos sofridos teriam sido mais extensos e graves.
E é como dizes naquela frase
"... existem dois tipos de motociclistas, os que caíram e os que ainda vão cair ..."
.
Mais vale prevenir do que remediar
Registado
Cabecinhas
Membro
«
Responder #8 em:
Agosto 13, 2014, 23:37:57 pm »
Não tem que parabenizar... me deixa sem jeito!
Registado
Luis Q.
Sócio TMCP
Membro
Equipamento - Protecção
«
Responder #9 em:
Janeiro 15, 2016, 11:38:06 am »
Ora viva!
A minha intervenção não é no sentido de considerar se se deve ou não usar proteção adequada, pois isso é algo que para mim é evidente.
O que eu queria acrescentar é o meu testemunho de em Inglaterra / Reino Unido, ou seja, num país onde se anda de moto "a sério", onde seja verão seja inverno os possuidores de duas rodas vão mesmo para a estrada pelo prazer de andar de mota, é inconcebível ver pessoal a andar (como se vê por cá) de t-shirts e shorts.
Claro que por lá o clima (mesmo de verão) é mais agreste (e portanto não dá para estas "frescuras") mas mesmo quando vêm até cá (e a minha garagem já albergou muitas motas de "bifes" ingleses) eles não deixam de usar as indumentárias apropriadas (e de fazer comentários pouco abonatórios sobre a falta de consciência que vêm por cá).
Um elemento caraterístico dos (muitos) grupos de motards que ao fim de semana se passeiam pelas belíssimas (mas traiçoeiras, por causa das sebes e dos acessos escondidos de entradas de quintas) estradas do Sul de Gales (região que eu conheço razoavelmente bem) é "todo o mundo" usar coletes refletores por cima dos blusões (de pele ou de fibra); esses coletes são omnipresentes (mesmo de dia), uma coisa que por cá é rara.
Parece que em França esses coletes passaram agora a ser obrigatórios; se avançarem para isso em Portugal vai haver muito "ranger de dentes": como é que assim os companheiros vão ver o logo da Dainesse ou da Alpinestars do meu novo blusão?...
Saudações
Votos de "boas curvas"
Registado
Mercurio
Membro
«
Responder #10 em:
Janeiro 15, 2016, 12:24:18 pm »
Não gosto do Estado papá.
Sou suficientemente crescido para tomar as minhas próprias decisões e sei exatamente o que pode acontecer em caso de acidente ao circular de t-shirt e capacete aberto.
No entanto, não quero que ninguém entre no espaço da minha liberdade individual. Quero ser livre para fazer o que bem entender desde, claro, que não tenha nenhum impacto na liberdade alheia.
Neste caso especifico de equipamento de proteção há que deixar o implacável mecanismo Darwinista tomar conta...
Sou inclusive contra a lei do capacete. Até humorista Seinfeld tem um "numero" sobre o assunto: "Ironia total, a lei do capacete é um mecanismo criado para proteger um cérebro que seria estúpido ao ponto de andar de mota sem um capacete"
Quem quiser andar sem capacete que andasse. Venha a seleção natural.
E o argumento da despesa social simplesmente não é válido no contexto de milhares de mortes provocadas pelo legal tabaco ou álcool.
Espero que a lei do colete de alta visibilidade nunca chegue cá. Quem o quiser usar pode fazê-lo quando quiser e da minha parte apenas terão respeito e um polegar para cima. Para mim, não obrigado.
Mesmo não tendo qualquer logo da Dainese ou Alpinestars nos meus blusões.
O exemplo que nos chega de sociedades em que existe código de vestimenta não é nada, nada animador.
Viver é uma condição terminal.
Deal with it.
Registado
There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.
Imprimir
Páginas: [
1
]
« anterior
seguinte »
Triumph Moto Clube de Portugal
»
Categoria Geral
»
Equipamento
»