Autor Tópico: OBD II  (Lida 33593 vezes)

Mercurio

• Membro
  • *
OBD II
« em: Maio 19, 2014, 12:40:55 pm »
Não sendo exactamente uma novidade, deixo aqui a dica.
Quando faço alguma reparação/manutenção a alguma Triumph uso sempre esta ferramenta:

É um leitor OBD II bluetooth que, combinado com uma aplicação android/iphone permite fazer leituras em tempo real de muitos parâmetros do motor, ler códigos de erro actuais (luz de erro acesa), erros armazenados ou datalogging.
A utilização não podia ser mais fácil, é só ligar o aparelho à ficha que está na mota, emparelhar o bluetooth e ter instalada uma aplicação.
Há muitas, eu uso a torque 
Qualquer telefone ou tablet serve, não é necessário nada sofisticado.
Os mais "geeks" podem inclusive utilizar o telefone como  segundos instrumentos.
Podem deixar o leitor permanentemente ligado, só funciona com a chave ligada.
Funciona também no vosso carro.
Ficam com acesso a novas informações das quais destaco
Open/closed loop
Engine load
Consumo instantaneo/médio/máximo
Temperatura agua/oleo
TPS- posição acelerador
Pressão oleo
Pressão gasolina
Ciclo injectores
Rotações (exactas)
Relação ar/gasolina
Volts
Erros
...e muito, muito mais.

Há tb dados de binário, potencia, tempos 0-100km/h e por aí a fora.
Divirtam-se!

Esta é uma ferramenta super util e, por uns 4 euros no ebay, não está nada mal.

« Última modificação: Maio 19, 2014, 12:46:44 pm por Mercurio »

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

PMFGodinho

• Membro
  • *
Re: OBD II
« Responder #1 em: Maio 19, 2014, 13:38:08 pm »
Olha, boa dica.

Não fazia ideia que já havia fichas OBD II com bluetooth.

E é como dizes, pelo que custa, parece ser sempre uma boa ferramenta a ter por perto.

Nice  ;)
Não empurrem que o homem cai sozinho....

Tiger 800

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #2 em: Maio 19, 2014, 17:19:48 pm »

Muito fixe, boa dica Mercúrio!!  8)

Dav675

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #3 em: Maio 19, 2014, 18:02:26 pm »
Porreiro, eu tenho mas com ligação usb em que ligo ao portátil, mas essa é bastante mais práctica.
Tenho que ver isso  :)

PMFGodinho

• Membro
  • *
« Responder #4 em: Maio 19, 2014, 18:35:47 pm »
Para quem tem suporte para o telemóvel, o nível de telemetria que dá para ter acesso em tempo real parece prometer....

Tiger 800

Cabecinhas

• Membro
  • *
    • Reclance
« Responder #5 em: Maio 19, 2014, 19:09:28 pm »
Já conhecia e a a minha está a caminho... agora pessoal, vamos ser realistas, a precisão das leituras é a que é, não se pode querer o mesmo de um aparelho de umas centenas €€€.

Agora é preciso é que as fichas dêem, na Kawasaki é preciso um adaptador e nas Aprilias mais antigas também.

Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #6 em: Maio 19, 2014, 19:25:12 pm »
Já conhecia e a a minha está a caminho... agora pessoal, vamos ser realistas, a precisão das leituras é a que é, não se pode querer o mesmo de um aparelho de umas centenas €€€.

Atenção, um leitor OBD não faz qualquer leitura, o protocolo OBD não funciona assim.
A viatura em questão é que faz as leituras a única coisa que este gadget faz é transmitir o valor que a viatura apurou.
Por exemplo, este leitor OBD não tem sensores de tensão, pressão, temperatura, etc.

Seja um leitor de centenas de euros ou este o resultado é o mesmo.

No entanto e, apesar deste protocolo ser  obrigatório e genérico na industria automóvel, as marcas costumam ter ainda um "sub-nível" proprietário da marca que é usado para vários fins, como programação, garantias e estatísticas.
Num caso que vi recentemente, um construtor pode saber, através de dados  obtidos pelo interface  proprietário OBD II, quantas vezes se abriu a mala do carro, distância média de utilização, tempo de inactividade e um longo "et cetera"
Esses leitores OBD mais caros têm esse protocolo, nada mais.
« Última modificação: Maio 20, 2014, 10:00:45 am por Mercurio »

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #7 em: Maio 20, 2014, 10:22:56 am »
Mercúrio,

Sempre a trazer-nos as melhores dicas para as nossas bifas  8)

Thks
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Cabecinhas

• Membro
  • *
    • Reclance
« Responder #8 em: Maio 20, 2014, 11:36:52 am »

Atenção, um leitor OBD não faz qualquer leitura, o protocolo OBD não funciona assim.
A viatura em questão é que faz as leituras a única coisa que este gadget faz é transmitir o valor que a viatura apurou.
Por exemplo, este leitor OBD não tem sensores de tensão, pressão, temperatura, etc.

Seja um leitor de centenas de euros ou este o resultado é o mesmo.

No entanto e, apesar deste protocolo ser  obrigatório e genérico na industria automóvel, as marcas costumam ter ainda um "sub-nível" proprietário da marca que é usado para vários fins, como programação, garantias e estatísticas.
Num caso que vi recentemente, um construtor pode saber, através de dados  obtidos pelo interface  proprietário OBD II, quantas vezes se abriu a mala do carro, distância média de utilização, tempo de inactividade e um longo "et cetera"
Esses leitores OBD mais caros têm esse protocolo, nada mais.

Expliquei-me mal, sim este sensor é só um tradutor da informação passada, o que quis dizer é que existirá (aqui estou a supor) um erro associado a essa transmissão de informação.

Desconhecia o facto de existir uma outra camada mais baixa de informação.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #9 em: Maio 20, 2014, 11:50:07 am »
Expliquei-me mal, sim este sensor é só um tradutor da informação passada, o que quis dizer é que existirá (aqui estou a supor) um erro associado a essa transmissão de informação.

A informação é enviada digitalmente, não via analógica. É como mandar uma foto entre dois telefones via bluetooth, podes manda milhares de vezes que o erro é zero.
Quando é feito um emparelhamento, a comunicação é bidireccional e a informação é enviada por pacotes e verificada.

Cabecinhas

• Membro
  • *
    • Reclance
« Responder #10 em: Maio 20, 2014, 14:12:07 pm »
A informação é enviada digitalmente, não via analógica. É como mandar uma foto entre dois telefones via bluetooth, podes manda milhares de vezes que o erro é zero.
Quando é feito um emparelhamento, a comunicação é bidireccional e a informação é enviada por pacotes e verificada.

Os bits de informação têm sempre a sua limitação. ;) No entanto entendo o que queres dizer. Posso-te dizer que já aprendi umas coisas contigo neste tópico.

Dav675

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #11 em: Maio 20, 2014, 18:00:28 pm »
Se bem entendo a informação é enviada pela centralina, o software só a recebe e transmite, certo?
Logo a informação recebida tanto pelo Android ou TuneECU ou outro deve ser o mesmo... agora alterações de certos parâmetros deve variar, penso eu

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #12 em: Maio 21, 2014, 14:46:46 pm »
As leituras dos parâmetros da moto via OBD, segundo sei, são sujeitas a um polling de informação, isto é, a informação é enviada em ciclos, sendo refrescada em cada ciclo. São normalmente muito completas e funcionais, porque a informação já vem devidamente tratada.

O senão é que a velocidade de refrescamento da informação está limitada à duração desse polling (ou ciclo) de informação (dependente da quantidade de informação a receber, prioridade, ...), por vezes relativamente baixa mas dá para se ter uma ideia geral do que se está a passar.

Quem quiser algo mais à séria mas com maior complexidade, terá mesmo de ir buscar as leituras à saída dos sensores ou dispositivos e efetuar o tratamento da mesma (com a ajuda de outros instrumentos).

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #13 em: Maio 21, 2014, 15:25:31 pm »
Com o adaptador da imagem, tenho uma taxa de refrescamento na Thruxton muito aceitável.
Noto que alvos diferentes têm taxas de refrescamento diferentes:
Por exemplo, a tensão parece ser actualizada 3 vezes por segundo, o ciclo dos injectores é super rápido.

O software permite configurar a frequência de amostragem, eu tenho em "standard".
O telf tb tem influência, no da cara-metade, uma maravilha tecnológica octa-core, o fluxo de informação é muito mais fluído que no meu humilde single core 800MHz

Mais importante que a taxa de refrescamento é a informação que se consegue.
Com o manual de oficina pode-se verificar se pressões, temperaturas, tensões, estão dentro dos padrões.
Podemos depois gerar um log (relatório?) que podemos comparar com membros aqui do clube para despiste de avarias.

« Última modificação: Maio 21, 2014, 15:35:42 pm por Mercurio »

PMFGodinho

• Membro
  • *
« Responder #14 em: Maio 21, 2014, 22:08:28 pm »
Com o manual de oficina pode-se verificar se pressões, temperaturas, tensões, estão dentro dos padrões.
Podemos depois gerar um log (relatório?) que podemos comparar com membros aqui do clube para despiste de avarias.

E porque não? ;)

Tiger 800