Autor Tópico: Alteração dos escapes  (Lida 6031 vezes)

luisbaiao

• Membro
  • *
Alteração dos escapes
« em: Junho 04, 2013, 09:54:26 am »
Bom dia, estou interessado em comprar uns escapes TOR para a minha Thruxton. Quem tiver ou conhecer alguem que tenha, acuse-se  ;)

cumprimentos

luisbaiao

• Membro
  • *
Re: Alteração dos escapes
« Responder #1 em: Junho 04, 2013, 12:26:25 pm »
Bom dia, quando mudam os escapes de origem para uns TOR, estou a falar de uma Thruxton, é necessario mexer em mais alguma coisa ou podemos simplesmente mudar as ponteiras?

Obrigado
« Última modificação: Junho 04, 2013, 18:11:17 pm por luisbaiao »

PAULO TEIXEIRA

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #2 em: Junho 05, 2013, 15:16:21 pm »
Olá Luís,

Em primeiro lugar é preciso saber de que ano é a tua Thruxton.
Se for uma EFI , além da alteração dos escapes , deves mudar o filtro de ar para un K&N .
Se for de Carburadores tens que mudar o filtro também e afinar os carburadores para te darem um pouco mais de gasolina, mas neste caso é melhor alguém que tenha uma a carburadores e que já tenha feito alterações ajudar.
No caso EFI ,e se fizeres estas alterações deves ir a Triumph fazer uma atualização da centralina e vais sentir logo a diferença de rendimento , eles tem um programa que regista as tuas alterações e fazem um upgrade .
Se quiseres ir mais além , então diz quais são as tuas ideias e no que puder ajudar , dispõe.
Abraço
Paulo Teixeira

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #3 em: Junho 06, 2013, 10:23:20 am »
A minha Thruxton tem escapes TOR.
Quando mudares os escapes vais ter de re-programar a "centralina" com novos mapas. (supondo que tens uma EFI)
Os escapes em si são fáceis de mudar e se tens algum à vontade tecnológico podes, com a ajuda do TUNE ECU,  programar tu mesmo a tua Thruxton.
No entanto, parece-me melhor solução ires a um agente oficial Triumph, é um trabalho rápido e não é caro.
Os ganhos em performance, para além do efeito placebo, são negligenciáveis. O que muda e muito, é o som.
Além da citada e quase universal K&N tens também a Inglesa Pipercross que faz  filtros "high flow" em espuma.
Algo mais baratos e à distancia de um click...
« Última modificação: Junho 06, 2013, 11:15:02 am por Mercurio »

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #4 em: Junho 06, 2013, 12:15:41 pm »
Eu vou mais longe no que toca à reprogramação da centralina (no caso de uma EFI).

É fundamental que o faças se gostas mesmo da tua menina!

O rácio ar/gasolina no regime de utilização do motor vai ficar alterado pela simples razão que o motor vai ficar a "respirar" melhor quer na entrada do ar, quer na saída dos gases da combustão.

Os novos mapas irão supostamente* ajustar os rácios ar/gasolina nos diversos regimes de utilização do motor para que este continue a trabalhar em segurança e fiabilidade.

Nos regimes e carga altos com uma mistura mais rica para favorecer a potência e a fiabilidade do motor (combustão mais fria) e nos regimes e carga baixos numa mistura mais próxima do ideal para favorecer a eficácia deste nos consumos e protecção do meio-ambiente.

Nota:
* Os mapas propostos são mapas genéricos disponibilizados pela marca que foram testados em determinadas condições e motos. O óptimo seria teres o mapa correto para a tua moto, mas isso já é outro tema.

luisbaiao

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Junho 06, 2013, 12:38:53 pm »
A minha Thruxton é uma EFI e apesar de gostar muito dela e querer trata-la bem gostava de a por a "falar mais alto". Falei nos TOR pq são os unicos q já ouvi e gostei. Neste momento e sendo a minha condução muito suave ela está com um consumo de 5 litros e gostava q assim se mantivesse. Com aplicação dos escapes e filtros e reprogramação qual seria a alteração a nivel de consumos e performance?

Houve um encontro de cafe racer no Lx Factory e estava lá uma Thruxton branca e vermelha com um som espetacular, será de alguem aqui do forum? Gostava de por a minha assim.

cumprimentos

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #6 em: Junho 06, 2013, 12:55:05 pm »
Sim acho que era de alguém daqui e já te respondeu  ;)
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #7 em: Junho 06, 2013, 12:57:36 pm »
Este é o consumo da minha Thruxton.
Escapes TOR e filtro de ar Pipercross
Conduzida "com alma" e sempre em percursos urbanos.
Não notei diferença entre os escapes OEM e os TOR.
http://imageshack.us/a/img703/7426/sc20130606125145.png
Alteração dos escapes

There are old bikers and there are bold bikers - but there are no old, bold bikers.

PAULO TEIXEIRA

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #8 em: Junho 10, 2013, 18:39:31 pm »

Houve um encontro de cafe racer no Lx Factory e estava lá uma Thruxton branca e vermelha com um som espetacular, será de alguem aqui do forum? Gostava de por a minha assim.

Olá Luis , eu sou o dono dessa Thruxton branca e vermelha que estava no LX Factory , e como já te disse numa resposta anterior , a minha Mota tem uns TOR e tem filtros K&N , tem algumas alterações mais , especialmente no programa que comprei para alterar  a minha centralina e umas coisitas mais !!

Mas gasta um bocadinho mais dos que os 5 l ,nada de especial para a diferença de andamento e saída em baixas que tenho agora.

Como já te disse com as alterações básicas , TOR e filtros ( tens que retirar a caixa de origem ), basta ires a Triumph e actualizar estas alterações e vais ficar satisfeito.

Abraço

Paulo Teixeira

luisbaiao

• Membro
  • *
« Responder #9 em: Junho 11, 2013, 11:02:52 am »
Obrigado, não sabia que era tu, fiquei fascinado com a tua Truxthon toda ela estava divinal, então o som nem se fala. Muitos parabens e obrigado.

Alves

• Membro
  • *
« Responder #10 em: Junho 27, 2013, 21:06:01 pm »
Boas Luis.

Vais mudar o sistema completo ou só as ponteiras ?
Se for só as ponteiras, não é necessário mudares o filtro de ar. As ponteiras ou silenciadores que é mesmo esta a função delas silenciar os ruidos dos gazes de escape. Ao substituir por uma ponteira mais livre vai alterar o valor de D/P na linha de escape fazendo com que o motor ganhe mais rendimento em baixas RPM mas perde em altas performances.
Quando se faz a alteração para uma linha completa de escape, devido ao diametro da linha ser superior o D/P é drasticamente reduzido e para equilibrar este diferencial de pressão vais ser necessário fazer ajuste na admissão de ar e na mistura do combustível. Mexendo nestes parâmetros podes optar por baixas, médias ou altas.   
Normalmente a malta que não usa escape completo muda os filtros por uma questão financeira, e alguns mudam porque todos mudam:) . Os filtros ex (K&N) podem ser reutilizados se passarem por um processo de limpeza.
A tua moto usa carburadores e estes são de semi injecção ou agulha?
Se for de injecção, ao mudares o filtro para um K&N a partida a moto vai ajustar-se automaticamente para esse filtro mas sempre podes fazer uma programação do mapa do motor. No caso de agulha, é muito provavel que venha a se necessário afinar a mistura. Para teres mais rendimento podes aplicar um kit DynoJet para alterar o mapa do motor.

Espero ter ajudado com a minha opinião.

ABC   
Be different

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #11 em: Julho 01, 2013, 08:42:24 am »
Caro Alves: Grande confusão...
O que são carburadores de semi-injecção? E que D/P é esse?

Alves

• Membro
  • *
« Responder #12 em: Julho 01, 2013, 18:06:55 pm »
Boas Mercurio.

São os carburadores electrónicos, D/P é o diferencial de pressão.
Be different

Mercurio

• Membro
  • *
« Responder #13 em: Julho 02, 2013, 16:47:19 pm »
Caro Alves, carburadores electrónicos?
Suponho que te refiras a injecção electrónica, algo que não tem rigorosamente nada que ver com carburadores.
Compreendo e aplaudo o altruísmo da tua intervenção, no entanto a tua "achega" tecnológica não está correcta.
Os escapes orientados para a performance na verdade fazem os gases da combustão circularem mais depressa de forma a sincronizarem as ondas de pressão negativas no seu interior com o momento de escape a altas rotações.
Alguns modelos, como os EXUP da Yamaha, têm uma válvula no escape para conseguirem esse efeito num leque alargado de rotações.
O kit para carburadores Dynojet que comentas é apenas uma nova agulha com um perfil diferente e um gicleur.
Nesta mudança não há qualquer "mapa", a relação ar/gasolina é alterada apenas acção da tal agulha num "buraco".
Os carburadores tiram partido do vácuo criado pelo movimento descendente do pistão para administrarem gasolina.
Na injecção de combustível este é pressurizado por um mecanismo semelhante às máquinas de lavar à pressão. Há depois uma peça, o injector, que tem uma agulha comandada por uma bobine. Quando esta recebe carga, abre a passagem ao combustível.
Para que tenhas uma ideia da precisão do sistema, imagina que vais na Thruxton a 3000 rpm durante uma hora e fazes um consumo de 5l/100km.
No motor "twin" da Thruxton há uma explosão cada 360º, ou seja, em cada rotação.
3000 rmp x 60 minutos =180.000 rotaçoes.
5 litros de combustível a dividir por 180.000 dá 0,027 ml.
3000 rpm dá uma rotação cada 0,02 segundos.
A injecção electrónica tem, portanto, neste caso, 0,02 segundos para calcular e dosear 0,027 mililitros de combustível.

.:.
« Última modificação: Julho 02, 2013, 16:56:18 pm por Mercurio »

Cabecinhas

• Membro
  • *
    • Reclance
« Responder #14 em: Julho 03, 2013, 00:03:25 am »
Gostei da explicação. ;)
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?