Por várias razões o ano de 2013 não tem sido farto para mim em mototurismo.
Não me posso propriamente queixar, com ano e meio a Tiger está à beira das duas dezenas de milhares de kms, e isso tem-se traduzido apenas em alegrias.
No entanto, tenho de reconhecer que para este tipo de andamento, o primeiro trimestre deste ano digamos, tem sido fraquinho. Ao ponto de cada vez que entro na garagem já me parece que aqueles "olhos" de Tigre me fitam ameaçadoramente como quem diz:
"Então pá, já não se andam?!"...
O tempo também tem estado para lá de mau, e bem sei que não é desculpa, mas sinceramente a sensação de rolar sob do Sol é para mim bem distinta de o fazer debaixo de chuva, e acreditem já apanhei várias molhas de ir à cueca.
Assim, fim-de-semana após fim-de-semana, tenho estado atento ao calendário meteorológico.
No inicio da semana a previsão no accuweather para à Páscoa era de Sol e 20 e poucos graus de máxima, viva o luxo!...
A meio da semana já previa chuva na sexta. Na Sexta já só se safava o sábado...
Por curiosidade espreitei o site do instituto meteorológico português que dava aguaceiros durante o dia, mas estes são como o Gaspar, não acertam uma.
O dia estava escolhido e a volta também. Batarias apontadas para Espanha, mais propriamente para a zona raiana junto ao Guadiana e Alqueva.
500 e muitos quilómetros, o mais possível por nacionais evitando o Alto Alentejo e Ribatejo para fugir a prováveis cheias e inundações.
Como geralmente não gosto de ir e vir pelo mesmo caminho, tracei uma rota com ida mais a Sul, com passagem pelo Alqueva, e regresso mais a Norte por Elvas. Duas regiões que merecem bem uma visita.
Do lado espanhol, no território da Extremadura, identifiquei alguns pontos de passagem abaixo de Badajoz.
Villanueva del Fresno, um pequeno e pacato vilarejo raiano, e Alconchel, outro pueblo típico á beira de uma colina com castelo.
Ainda, Olivenza ou Olivença, um polémico baluarte de riqueza histórica, e finalmente, as ruínas da Ponte da Ajuda que outrora assegurava a passagem sobre o Guadiana.
Ao todo, qualquer coisa como 6h30 de caminho.
Já não saí de cedo de casa... Às 9h00 vim cá fora espreitar o céu. Estava com jeitos de se aguentar... Vou ariscar e deixar as calças de chuva em casa. Mesmo assim meti umas impermeáveis na mala.
Eram umas 10h00 quando meti o Tigre a rugir e saí de casa. Segui pela A2 e já ia perto de Setúbal quando resolvo ligar para casa. Carrego no botãozito do intercom para fazer chamada, mas o fulano responde-me com dois apitos secos no capacete… Olha, olha…
Em princípio, dois apitos é sinal que algo não funciona… Bom, lá tive de parar na estação de serviço de Palmela para fazer a vistoria ao equipamento.
Quando deitei mãos ao telemóvel apercebi-me que este não funcionava. Ou melhor, funcionava mas sem rede... Depois lembrei-me que talvez fosse do cartão, é que raramente uso este telemóvel só mesmo para andar de mota, o que ultimamente não tem acontecido de amiúde.
Neste aparelho, tenho um destes planos sem carregamentos obrigatórios... Que são um belo cocó, pois fiquei a saber que obrigam a fazer chamada não gratuita de 4 em 4 meses. O que implicitamente implica carregamentos…
Este já foi... Tenho de ali ir comprar outro... 5€, com 5€ em chamadas. Serve.
Enfiei o cartão no telemóvel, marquei o PIN, mas o sacana não estava a cooperar. Com o Sol no visor nem me apercebi bem do que era.
Estava a ponto de ir lá devolver o cartão e fazer barulho, quando me apercebi que tinha enfiado o cartão de “pernas pró ar”. Meti-o como deve de ser e lá estava de novo ligado ao mundo…
Com isto tudo resolvi atrasar um pouco a minha saída da AE e só em Montemor é que encarrilei pela nacional.
O tempo estava bom com perspectivas de melhorar. Lá ao fundo já se via algum céu azul a surgir entre as nuvens… Maravilha!
Paisagem do melhor… Atravessar estas planícies nesta altura é um espectáculo memorável.

Raya na Páscoa, (Solo Ride) (30MAR2013)
Avista-se sobreiros e azinheiras sobre um tapete verdejante até ao horizonte. São cores que agradam à vista, o cinzento da estrada, o verde dos prados e o azul e branco do céu. O gado esse está de boa saúde, pudera! Com esta fartura de “hortaliça” à disposição…

Passei por Évora e daí a bocado estava a parar junto a uma ponte sobre o rio Degebe.

A minha geografia em rios é fraca, mas para quem não sabe como eu, fica a saber que se trata de um afluente do Guadiana que desagua no Alqueva junto à Amieira.

E bem bonito que é.

Passagem por Reguengos de Monsaraz e novamente uma paragem, desta vez na praça da Liberdade para um retracto à bonita Igreja Matriz.

Enquanto ali estava, assisti a uma discussão acesa entre três ou quatro locais castiços. Nada de grave, é tudo boa gente, e tudo acabou com cada um a seguir para casa. Gosto de assistir a estes “quadros” humanos de longe, ajuda à mistura e a enraizar o local, e esse é quanto a mim o que deve ser o verdadeiro espírito do viajante.

Um deles vinha nesta relíquia, não resisti a tirar-lhe uma foto. Gosto do pormenor da topcase.

Saindo de Reguengos, daí a pouco estava a atravessar as pontes sobre o Alqueva. Aquilo está bem cheio meus amigos! Mais um metrito e já se faz aquaplaning na estrada.
Uma paragem estratégica para retracto que daqui avista-se Mourão e Monsaraz (respectivamente) no topo dos montes.

Dois locais que também recomendo a visita. Mas hoje, infelizmente para mim não dá, siga em direcção a Espanha.

Finalmente Villanueva del Fresno… Bolas, gosto deste nome… Faz-me lembrar uma cidade mexicana de pistoleiros à velha moda do Faroeste.

Na verdade, historicamente Villanueva fica conhecido por um evento dramático. Humberto Delgado, o General “Sem Medo” fugido em exílio após derrota eleitoral fraudulenta contra o candidato do regime Américo Tomás, regressa a Portugal em 1965 por del Fresno e é aí emboscado pelos agentes da PIDE que o assassinam.
Mas bom, adiante com o drama. Tinha guardados dois ou três pontos no GPS, primeiro o castelo, ou o que resta dele…

Depois a Praça de Touros…

E finalmente a praça principal… Que existe sempre em qualquer pueblo espanhol de jeito, e geralmente tem um de dois nomes, Plaza Mayor ou Plaza de España. Aqui era de Espanha.
Uma praceta interessante, com bares claro, que aqui e como em toda Espanha, beber e comer é coisa muito importante e que ocupa parte do dia.

Estacionei a bifa em local próprio e reservado. Acho isto fantástico, não estou de facto habituado a chegar ao largo de lugarejos em que esteja marcado no chão “motos”.

Na tugalândia habitualmente enfiamo-las entre carros quando dá ou em cima do passeio quando não há alternativa… Caramba arranjar três ou quatro metros de borda de estrada será assim tão difícil? Senhores presidentes de junta ponham os olhos nos manolos se faz favor!
Dei por ali umas voltas a pé com a máquina fotográfica em punho...

Tudo impecavelmente limpo, mantido e organizado. Não me espantou, é algo a que estou habituado a ver nesta região, desde a maior vila à mais pequena aldeia. Nunca aqui tinha estado, mas o pueblo segue o aspecto do que existe normalmente no Sul.

Casinhas brancas de um a dois pisos com algum colorido decorativo e janelas cobertas de grades a negro. Nota-se aqui também alguma influência árabe.

E a igreja claro. Há sempre uma igreja secular, tal qual na nossa terra.

A praça é encantadora, com um espaço amplo que parece destinado a uma qualquer fiesta que se faça por aqui.
Fui-me sentar à esplanada e comi por ali um bocadilo (ou sandócha em português). Estava calor e eu com pressa de me fazer à estrada, de modo que não me demorei muito. Abastecimento à saída de Villanueva a 1.463€ por litro!… Já lá vai o tempo em que a gasolina era mais barata em Espanha, agora só mesmo em Marrocos!
continua...