O dia começou logo com um nevoeiro tramado que só para cima de Loures se dissipou.
Encontrei a Luísa e o António em Santarém e daí seguimos Ribatejo acima.
Fizémos uns bons quilómetros até abeirar Penela, e por essa altura já se fazia sentir o calor.
A ida à cascata teve de ser abortada. Ainda chegámos ao ínicio do estradão que nos leva até lá, mas começa de forma muito manhosa numa curva e contra-curva que a Rocket se recusou a fazer.

Ir comer à Penela (08SET2012)...
Iniciamos a subida a pé, mas felizmente apanhámos uns tipos no sentido contrário que nos informaram que seriam mais 2kms até lá, com a aproximação à cascata feita a pique.
Desistimos, voltámos às motas e seguimos para o almoço, logo ali perto.
O almoço foi no restaurante "O Pastor" que me foi recomendado pelo Ricardo. E sim senhor vale a pena, quer pela quailidade, quer pelas doses.
Depois fomos desmoer até Penela, mais propriamente até ao seu castelo.
O acesso foi feito pelo lado contrário por um caminho que ladeia as muralhas, acabou por ser interessante, proporcionando umas excelente vistas.

Finalmente a entrada do castelo.

E tem um ar muito clássico e medievalista este castelo.

Subida à torre de menagem.

Igreja muito antiga dentro do castelo.

Interessantes estas recriações de catapultas medievais.

Curioso.

Vista para Penela

Depois de refrescarmos as gargantas foi tempo de regressar a Sul em direcção à Costa.
Fizémos uns bons troços da estrada Atlântica, bem no início não era assim tão bons, até eram para o péssimo. Um piso em muito mau estado.
Assim que apanhámos a nacional junto à ecopista, o alcatrão volta a ser uma maravilha.
Paragem final na Nazaré para apreciar o final de tarde acompanhando com mais um refresco.
Finalmente regresso a casa, que no meu caso já se fez com o início da noite.
500 e muitos quilómetros em boa companhia, o meu agradecimento à Luísa e ao António pela participação e que não há dúvidas têm um bom estofo de "Padeiro".
Cumps!