Infelizmente não tive sorte pela organização estar um lixo, fora o briefing inicial de " TOMEM CUIDADO", não aconteceu mais nada.Os únicos 2 contatos que tive com instrutores:1º eu a perguntar ao cara:EU: _ boas, o que eu estou fazendo de errado na 3ª curva ??ELE: _ vc estava no meu grupo??2º o instrutor se aproxima de mim logo que parei a moto ao final da 4ª sessão e diz:_ ESSA MOTO É TUA FIXE.[size=78%][/size]
Bad...tinha outra ideia da actionteam...
Teoricamente cobram por um serviço que não é fornecido ao cliente, a boa maneira Portuguesa e ainda têm a lata de lhe chamar "Curso de Condução Avançada". Pelo que Allonzo descreve mais vale mandar colocar uma portagem e cobrar por volta.Gostava de saber também o porque de ter participado no nível 1, foi pela moto, fato, linda cara, estatuto de emigrante ilegal , quem avaliou isso e como o fez? É importante saber que te divertiste na pista e que não ouve mazelas nem para ti nem para a tua máquina.Enquanto escrevia isto o NunoM colocou uma resposta, teoricamente aprendes mais a ao ler o texto do NunoM do que num "Curso de Condução Avançada". Também tinha outra ideia do profissionalismo aplicado neste tipo de eventos por parte da Action Team, quem é o responsável se algo correr mal?Saudações
Viva Alonso,em parte, partilho da tua opinião sobre o curso. Quando o fiz também recebi pouco feedback dos instrutores sobre o que tinha a melhorar, embora tenha recebido algum. Talvez porque no meu grupo eramos só 4 (estava nos grupo mais rápido dos iniciados). Ainda assim, esperava algo mais "próximo". Contam que quando o Miguel Praia fez os primeiros cursos lá em baixo, até havia tempo para parar os pilotos na pista, saírem da mota, e dar indicações de como fazer o correto, onde travar, onde curvar naquele local, etc...Acima de tudo, no meu caso, o curso ajudou muito a perceber as trajetórias através da trajetória dos instrutores. No filme que colocaste vê-se que isso terás conseguido assimilar e ficaste a conhecer a pista. Quando lá fores sozinho, vais estar mais à vontade porque sabes que estás a pisar as linhas corretas e podes trabalhar a tua evolução à volta disso. Pelo que vejo, com mais umas voltinhas em pista (experiência em circuito) vais começar a sentir-te mais à vontade em cima da mota, naquele ambiente (sim, porque pode-se abusar muito cá fora e andar depressa, mas andar depressa em pista é mesmo diferente), vais começar a não ficar tão preso à trajetória dos outros e a querer fazer tudo perto do corretor e no sítio certo, e defines a tua própria trajetória (dentro daquela que já viste ser a correta, terás o teu estilo), aproveitando "a pista toda" procurando aquilo que te dá a tua diversão. Ao começares a andar mais depressa vai ser natural o teu corpo sair mais da mota e bateres com o deslizador no chão. Se andares preocupado em sair da mota e ter joelho no chão é pior, porque se andas a forçar a coisa, certamente não estás na velocidade certa para o fazer, e o que acabas por fazer é passar instabilidade ao conjunto, e logo na melhor altura...quando vais em curva. Tocar com o joelho chão não é importante, tirar o corpo de cima da mota e "mete-lo" dentro da curva é que te faz curvar mais depressa. É tudo uma questão de física! Diverte-te em cima da mota, deixa de pensar tanto e deixa que "venha ter contigo". No que diz respeito a condução lá em baixo, uma das coisas que aprendi no curso foi que andava a travar demasiado em cima das curvas e acabava por perder velocidade em curva. Aconselharam-me a antecipar travagem e começar a acelerar mais cedo. Sem dúvida resultou, consegui os tempos que fazia anteriormente, com menos cansaço. Tornei a condução mais fluída, só isso. Embora com a história do acelerar mais cedo ia tendo um high side na saída da curva do final da recta interior. Outros conselhos: esticar-me mais na mota, ou seja, deitar-me mais sobre o depósito, baixar mais a cabeça (especialmente em curva, e este é um aspeto que luto para mudar), sair mais da mota, o traseiro sai e consigo tocar bem com deslizador no chão mas o tronco fica demasiado "dentro da mota".Só para terminar esta conversa que vai longa, não sou piloto e pouco percebo de aspectos técnicos! eheheh Isto que escrevi aqui são coisas que fui aprendendo, que me foram transmitindo, e que são mais fáceis de falar com uma cerveja à frente, porque às vezes escrevem-se coisas que podem ser percebidas com oinutro sentido. Neste caso como gosto muito do assunto e resolvi dizer qualquer coisa. Espero que no meio de tanta baboseira, alguma informação te ajude.Não sou doutorado no assunto, e definitivamente neste assunto, não há verdades absolutas! Para comparares trajetorias, isto são as minha "habilidades" nas sessões livres após o curso.Abraço!
Will, a maior parte das vezes que encostas o KneeSlider é nas curvas de baixa velocidade, podes fazer isso a 30Km\h, tudo depende do angulo da curva.
Atenção a outra coisa, isto dos track days não funciona tipo a licenciatura do relvas, caso contrário o gajo, por esta altura, já era piloto de MotoGP.