Autor Tópico: Aos pilotos de plantão.  (Lida 3277 vezes)

Allonzo

• Membro
  • *
Aos pilotos de plantão.
« em: Julho 30, 2012, 16:14:06 pm »
Bem amigos, como vcs já sabem, fui fazer o curso da action team Sabado.
Infelizmente não tive sorte pela organização estar um lixo, fora o briefing inicial de " TOMEM CUIDADO", não aconteceu mais nada.

Os únicos 2 contatos que tive com instrutores:

1º eu a perguntar ao cara:

EU: _ boas, o que eu estou fazendo de errado na 3ª curva ??
ELE: _ vc estava no meu grupo??

2º o instrutor se aproxima de mim  logo que parei a moto ao final da 4ª sessão e diz:

_ ESSA MOTO É TUA ??? FIXE.

Sendo assim fui me orientando e ouvindo o Pedro e  outros q falavam e davam dicas...
Enfim... vale o preço de brincar naquela indescritível pista.

Agora deixo aqui um video e pediria aos que sabem mais do que EU, o que poderia mudar.

ps: realmente não sentia necessidade de joelhar o solo.

abraços

[size=78%][/size][size=78%][/size]

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
Re: Aos pilotos de plantão.
« Responder #1 em: Julho 30, 2012, 16:23:05 pm »
Infelizmente não tive sorte pela organização estar um lixo, fora o briefing inicial de " TOMEM CUIDADO", não aconteceu mais nada.

Os únicos 2 contatos que tive com instrutores:

1º eu a perguntar ao cara:

EU: _ boas, o que eu estou fazendo de errado na 3ª curva ??
ELE: _ vc estava no meu grupo??

2º o instrutor se aproxima de mim  logo que parei a moto ao final da 4ª sessão e diz:

_ ESSA MOTO É TUA ??? FIXE.

[size=78%][/size]

Pelo preço que se paga, caro ou não porque depende da carteira de cada um, é muito pouco. :(
Alias isso está na moda, tipo vai para ali, desemer...-te, no fim podes-te considerar um piloto, enfim.

Vale pelo que aprendeste sozinho e com os comentários dos colegas de pista.

Abraço
« Última modificação: Julho 30, 2012, 17:02:57 pm por Waters »

botas87

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Julho 30, 2012, 16:54:14 pm »
Bad...tinha outra ideia da actionteam... >:(
Triple Inside

NunoM

• Membro
  • *
« Responder #3 em: Julho 30, 2012, 17:34:07 pm »
Viva Alonso,
em parte, partilho da tua opinião sobre o curso. Quando o fiz também recebi pouco feedback dos instrutores sobre o que tinha a melhorar, embora tenha recebido algum. Talvez porque no meu grupo eramos só 4 (estava nos grupo mais rápido dos iniciados). Ainda assim, esperava algo mais "próximo". Contam que quando o Miguel Praia fez os primeiros cursos lá em baixo, até havia tempo para parar os pilotos na pista, saírem da mota, e dar indicações de como fazer o correto, onde travar, onde curvar naquele local, etc...
Acima de tudo, no meu caso, o curso ajudou muito a perceber as trajetórias através da trajetória dos instrutores. No filme que colocaste vê-se que isso terás conseguido assimilar e ficaste a conhecer a pista. Quando lá fores sozinho, vais estar mais à vontade porque sabes que estás a pisar as linhas corretas e podes trabalhar a tua evolução à volta disso.
Pelo que vejo, com mais umas voltinhas em pista (experiência em circuito) vais começar a sentir-te mais à vontade em cima da mota, naquele ambiente (sim, porque pode-se abusar muito cá fora e andar depressa, mas andar depressa em pista é mesmo diferente), vais começar a não ficar tão preso à trajetória dos outros e a querer fazer tudo perto do corretor e no sítio certo, e defines a tua própria trajetória  (dentro daquela que já viste ser a correta, terás o teu estilo), aproveitando "a pista toda" procurando aquilo que te dá a tua diversão.
Ao começares a andar mais depressa vai ser natural o teu corpo sair mais da mota e bateres com o deslizador no chão. Se andares preocupado em sair da mota e ter joelho no chão é pior, porque se andas a forçar a coisa, certamente não estás na velocidade certa para o fazer, e o que acabas por fazer é passar instabilidade ao conjunto, e logo na melhor altura...quando vais em curva.
Tocar com o joelho chão não é importante, tirar o corpo de cima da mota e "mete-lo" dentro da curva é que te faz curvar mais depressa. É tudo uma questão de física! Diverte-te em cima da mota, deixa de pensar tanto e deixa que "venha ter contigo".
No que diz respeito a condução lá em baixo, uma das coisas que aprendi no curso foi que andava a travar demasiado em cima das curvas e acabava por perder velocidade em curva. Aconselharam-me a antecipar travagem e começar a acelerar mais cedo. Sem dúvida resultou, consegui os tempos que fazia anteriormente, com menos cansaço. Tornei a condução mais fluída, só isso. Embora com a história do acelerar mais cedo ia tendo um high side na saída da curva do final da recta interior. Outros conselhos: esticar-me mais na mota, ou seja, deitar-me mais sobre o depósito, baixar mais a cabeça (especialmente em curva, e este é um aspeto que luto para mudar), sair mais da mota, o traseiro sai e consigo tocar bem com deslizador no chão mas o tronco fica demasiado "dentro da mota".

Só para terminar esta conversa que vai longa, não sou piloto e pouco percebo de aspectos técnicos! eheheh
Isto que escrevi aqui são coisas que fui aprendendo, que me foram transmitindo, e que são mais fáceis de falar com uma cerveja à frente, porque às vezes escrevem-se coisas que podem ser percebidas com outro sentido. Neste caso como gosto muito do assunto e resolvi dizer qualquer coisa. Espero que no meio de tanta baboseira, alguma informação te ajude.
Não sou doutorado no assunto, e definitivamente neste assunto, não há verdades absolutas! :)

Para comparares trajetorias, isto são as minha "habilidades" nas sessões livres após o curso.

Abraço!
« Última modificação: Julho 30, 2012, 17:52:45 pm por NunoM »

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #4 em: Julho 30, 2012, 17:53:07 pm »
Bad...tinha outra ideia da actionteam... >:(

Teoricamente cobram por um serviço que não é fornecido ao cliente, a boa maneira Portuguesa e ainda têm a lata de lhe chamar "Curso de Condução Avançada". Pelo que Allonzo descreve mais vale mandar colocar uma portagem e cobrar por volta.

Gostava de saber também o porque de ter participado no nível 1, foi pela moto, fato, linda cara, estatuto de emigrante ilegal ;D , quem avaliou isso e como o fez? ??? ???

É importante saber que te divertiste na pista e que não ouve mazelas nem para ti nem para a tua máquina.

Enquanto escrevia isto o NunoM colocou uma resposta, teoricamente aprendes mais a ao ler o texto do NunoM do que num "Curso de Condução Avançada". ;)

Também tinha outra ideia do profissionalismo aplicado neste tipo de eventos por parte da Action Team, quem é o responsável se algo correr mal?

Saudações

Allonzo

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Julho 30, 2012, 19:12:00 pm »
Teoricamente cobram por um serviço que não é fornecido ao cliente, a boa maneira Portuguesa e ainda têm a lata de lhe chamar "Curso de Condução Avançada". Pelo que Allonzo descreve mais vale mandar colocar uma portagem e cobrar por volta.

Gostava de saber também o porque de ter participado no nível 1, foi pela moto, fato, linda cara, estatuto de emigrante ilegal ;D , quem avaliou isso e como o fez? ??? ???

É importante saber que te divertiste na pista e que não ouve mazelas nem para ti nem para a tua máquina.

Enquanto escrevia isto o NunoM colocou uma resposta, teoricamente aprendes mais a ao ler o texto do NunoM do que num "Curso de Condução Avançada". ;)

Também tinha outra ideia do profissionalismo aplicado neste tipo de eventos por parte da Action Team, quem é o responsável se algo correr mal?

Saudações

não houve nada avaliatorio, eu que disse que queria ir na classe iniciante.

Allonzo

• Membro
  • *
« Responder #6 em: Julho 30, 2012, 19:53:42 pm »
Viva Alonso,
em parte, partilho da tua opinião sobre o curso. Quando o fiz também recebi pouco feedback dos instrutores sobre o que tinha a melhorar, embora tenha recebido algum. Talvez porque no meu grupo eramos só 4 (estava nos grupo mais rápido dos iniciados). Ainda assim, esperava algo mais "próximo". Contam que quando o Miguel Praia fez os primeiros cursos lá em baixo, até havia tempo para parar os pilotos na pista, saírem da mota, e dar indicações de como fazer o correto, onde travar, onde curvar naquele local, etc...
Acima de tudo, no meu caso, o curso ajudou muito a perceber as trajetórias através da trajetória dos instrutores. No filme que colocaste vê-se que isso terás conseguido assimilar e ficaste a conhecer a pista. Quando lá fores sozinho, vais estar mais à vontade porque sabes que estás a pisar as linhas corretas e podes trabalhar a tua evolução à volta disso.
Pelo que vejo, com mais umas voltinhas em pista (experiência em circuito) vais começar a sentir-te mais à vontade em cima da mota, naquele ambiente (sim, porque pode-se abusar muito cá fora e andar depressa, mas andar depressa em pista é mesmo diferente), vais começar a não ficar tão preso à trajetória dos outros e a querer fazer tudo perto do corretor e no sítio certo, e defines a tua própria trajetória  (dentro daquela que já viste ser a correta, terás o teu estilo), aproveitando "a pista toda" procurando aquilo que te dá a tua diversão.
Ao começares a andar mais depressa vai ser natural o teu corpo sair mais da mota e bateres com o deslizador no chão. Se andares preocupado em sair da mota e ter joelho no chão é pior, porque se andas a forçar a coisa, certamente não estás na velocidade certa para o fazer, e o que acabas por fazer é passar instabilidade ao conjunto, e logo na melhor altura...quando vais em curva.
Tocar com o joelho chão não é importante, tirar o corpo de cima da mota e "mete-lo" dentro da curva é que te faz curvar mais depressa. É tudo uma questão de física! Diverte-te em cima da mota, deixa de pensar tanto e deixa que "venha ter contigo".
No que diz respeito a condução lá em baixo, uma das coisas que aprendi no curso foi que andava a travar demasiado em cima das curvas e acabava por perder velocidade em curva. Aconselharam-me a antecipar travagem e começar a acelerar mais cedo. Sem dúvida resultou, consegui os tempos que fazia anteriormente, com menos cansaço. Tornei a condução mais fluída, só isso. Embora com a história do acelerar mais cedo ia tendo um high side na saída da curva do final da recta interior. Outros conselhos: esticar-me mais na mota, ou seja, deitar-me mais sobre o depósito, baixar mais a cabeça (especialmente em curva, e este é um aspeto que luto para mudar), sair mais da mota, o traseiro sai e consigo tocar bem com deslizador no chão mas o tronco fica demasiado "dentro da mota".

Só para terminar esta conversa que vai longa, não sou piloto e pouco percebo de aspectos técnicos! eheheh
Isto que escrevi aqui são coisas que fui aprendendo, que me foram transmitindo, e que são mais fáceis de falar com uma cerveja à frente, porque às vezes escrevem-se coisas que podem ser percebidas com oinutro sentido. Neste caso como gosto muito do assunto e resolvi dizer qualquer coisa. Espero que no meio de tanta baboseira, alguma informação te ajude.
Não sou doutorado no assunto, e definitivamente neste assunto, não há verdades absolutas! :)

Para comparares trajetorias, isto são as minha "habilidades" nas sessões livres após o curso.

Abraço!

Obrigado pelas dicas, q são reais as minhas necessidades.
Vou investir nesse desporto by my self e logo se ve...
O que faz um bom praticante é a prática. ;)

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #7 em: Julho 31, 2012, 11:38:11 am »

Acho que para primeira vez estiveste bem!  ;)

Não sou expert nisto das motas de certeza, agora como em tudo na vida primeiro aprendemos a parte técnica e só depois acrescentamos velocidade ao assunto em questão!!
Isto funciona para tudo, desportos com bola ou sem bola, artes marciais, instrumentos musicais, carros e até no trabalho do dia a dia, etc etc.
Primeiro dominar a técnica e só depois aumentar de ritmo!

Como já foi aqui dito, a parte de sair da mota em curva parece ser a base, a colocação do corpo, trajectórias.
Pelo que parece que é por ai que temos que começar!
Para quem não está habituado, pendurar o corpo na moto a alta velocidade é intimidante, pelo que talvez diminuindo inicialmente o ritmo seja melhor para trabalhar a técnica e só depois ir aumentando o "pace".  :)

Tens a sorte de ter um "guru" das pistas ai em baixo, e que está sempre pronto a ajudar, eu marcaria as minhas idas á pista quando ele fosse também!!  ;D 
Eu se fizer aqui em Braga, vou pedir as dicas por SMS!!  :P

Deve ser muito bom, também tenho que fazer umas coisas destas!  :)

Nice my friend!!  ;)

Se estou enganado agradeço aviso!  ;D
« Última modificação: Julho 31, 2012, 11:41:36 am por Will »

Waters

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #8 em: Julho 31, 2012, 11:53:47 am »
Will, a maior parte das vezes que encostas o KneeSlider é nas curvas de baixa velocidade, podes fazer isso a 30Km\h, tudo depende do angulo da curva.

Atenção a outra coisa, isto dos track days não funciona tipo a licenciatura do relvas, caso contrário o gajo, por esta altura, já era piloto de MotoGP. ;D

Saudações

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #9 em: Julho 31, 2012, 12:08:02 pm »
Will, a maior parte das vezes que encostas o KneeSlider é nas curvas de baixa velocidade, podes fazer isso a 30Km\h, tudo depende do angulo da curva.

Claro que sim amigo, mas tu percebes-te ao que me referia! Nunca me referi ao Knee down!!  ;) 
Sair da mota não é necessariamente para raspar o joelho!

Atenção a outra coisa, isto dos track days não funciona tipo a licenciatura do relvas, caso contrário o gajo, por esta altura, já era piloto de MotoGP. ;D

Verdade, é preciso muita calma e tempo! No stress!!  :) 
« Última modificação: Julho 31, 2012, 12:10:45 pm por Will »

Xcape

• Membro
  • *
« Responder #10 em: Agosto 02, 2012, 10:15:14 am »

Só uma sugestão, em vez de dares tantos ouvidos a "sugestões", procura na net que encontras o torrent do seguinte, Keith Code Twist of the Wrist... Ajuda imenso e vês o que efectivamente resulta, procura pelo livro e pelo video...  ;)

Allonzo

• Membro
  • *
« Responder #11 em: Agosto 02, 2012, 16:31:08 pm »
boa dica Xcape, Ja tenho os videos  8)

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #12 em: Agosto 02, 2012, 17:13:25 pm »
Aqui deixo a minha opinião como decorreu o Curso e Track Day:

http://www.triumphmotoclubeportugal.com/index.php?topic=1496.msg15071#msg15071

De facto, a Action Team desta vez não fez um bom trabalho no curso na componente mais relevante, a formação. Os briefings entre monitores e formandos após as sessões de condução são o aspeto mais relevante desteseventos, para podermos corrigir, caso a caso, os nossos erros e melhorar a nossa postura na moto e na pista, de sessão para sessão. E isso falhou ...

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #13 em: Agosto 02, 2012, 17:23:52 pm »
E já deram esse feedback à ActionTeam / Motociclismo?

Penso que é importante.
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #14 em: Agosto 02, 2012, 17:44:28 pm »
Eu irei dar ...