Autor Tópico: Escapes Tiger 800 XC  (Lida 8658 vezes)

arnaldocarmelo

• Membro
  • *
  • A Sorte Protege os Audazes
Re: Escapes Tiger 800 XC
« Responder #15 em: Junho 25, 2012, 09:51:22 am »
Não aprendi muito, sabes?
É que há muito tempo que sei que um escape com sonda lambda permite à injecção ser inteligente.
São os chamados sistemas abertos.
Sem essa sonda, mudem o mapa ou então arriscam-se a despesas.

Aprender e ficar esclarecido...
É que a Tiger 800 tem sonda lambda/oxygen sensor, e no caso de mudar apenas a ponteira a sonda continua no sistema, ok???  ;)
Arnaldo Carmelo
XL650V, LC8-950, XL1000V, 800XC-ABS

fcalvao

• Membro
  • *
« Responder #16 em: Junho 25, 2012, 11:22:12 am »
Bom dia,

Eu tenho na minha Dama um escape completo da Arrow e foi tudo feito na Triumph do Porto. Foi reprogramada e acreditem que o efeito é brutal, a nível de potencia o que se nota é que as acelerações são bastante mais brutas e o som é do outro mundo, sem contar com a redução de peso que anda na ordem dos 10 kg, agora está claro que o consumo aumenta pelo menos meio litro a litro e a velocidade de ponta reduz também alguma coisa.
Eu estou muito satisfeito com a mudança e podem verificar na foto não ficou mal.
Frederico Calvão

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #17 em: Junho 25, 2012, 12:59:05 pm »

Aprender e ficar esclarecido...
É que a Tiger 800 tem sonda lambda/oxygen sensor, e no caso de mudar apenas a ponteira a sonda continua no sistema, ok???  ;)

Já agora vou deixar mais algumas dicas sobre o assunto.

Com a alteração de escape (com maior ou menor impacto) e/ou filtro, deve ser avaliado se a mistura ar/combustivel se mantém em níveis considerados seguros  (cada caso é um caso). Se a mistura ficar demasiado pobre em regimes de maior esforço podemos ter problemas graves.

As sondas lambda/O2 podem ser de dois tipos (narrow ou wide). Aquelas que normalmente são colocadas nas nossas meninas são as narrow 0-1V (menos precisas que as wideband 0-5V), o que corresponde praticamente a dizer que apenas dão uma indicação se a mistura está rica ou pobre tendo como referência um rácio padrão (a linearidade da medida apenas é conseguida numa banda muito estreita perto deste rácio padrão).

A utilização desta sonda de origem pelos sistemas de gestão electrónicos é por isso normalmente circunscrita a regimes de utilização de pouco esforço onde é usado um parâmetro de esforço (MAP) na leitura dos mapas. Quando exigimos um pouco mais da menina, o sistema de gestão electrónico passa a usar outros mapas que têm em conta normalmente apenas a rotação do motor e a % de utilização do acelerador, deixando de usar as indicações da sonda (ineficaz devido às suas limitações).

É precisamente nestas situações de maior esforço/aceleração que podem ocorrer problemas graves, caso estes mapas não estejam bem afinados. Daí a necessidade de remapear as centralinas ou seja os mapas usados nestas situações ;)

Neste regimes de maior esforço/aceleração utilizam-se misturas mais ricas para uma obtenção de mais potência, à custa de um maior consumo mas também de maior segurança para o motor (menor temperatura, detonações).

Por estas razões existem por aí uns upgrades (powercommander, remapeamento dinâmico, sondas wideband, ...) que se podem fazer às meninas para estas passarem a andar um pouco mais depressa mas sempre em segurança.

Como é óbvio as marcas não se responsabilizam pela utilização (ou remapeamento) destes extras, excepto quando são suportados por elas.
« Última modificação: Junho 25, 2012, 15:25:54 pm por PJMS »

arnaldocarmelo

• Membro
  • *
« Responder #18 em: Junho 25, 2012, 14:09:23 pm »
Boas, afinal este tópico valeu a pena, vai ficar tipo bíblia...  ;)
Mas na minha situação tenho um senão, resido na ilha da Madeira e não existe representante Triumph, apenas um intermediário, caso eu opta-se por um "Arrow", via Triumph, ficaria na mesma... não existe equipamento para remapear.  :( 
Daí as minhas duvidas e questões, levantadas neste tópico.  :)
« Última modificação: Junho 25, 2012, 14:11:14 pm por arnaldocarmelo »
Arnaldo Carmelo

arnaldocarmelo

• Membro
  • *
« Responder #19 em: Janeiro 29, 2013, 15:11:17 pm »
Boas a TTodos...
E que tal este escape??? está com muito bom aspecto...

http://viewitem.eim.ebay.pt/EXHAUST-MIVV-TRIUMPH/121058960641/item
Arnaldo Carmelo

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #20 em: Janeiro 30, 2013, 11:43:22 am »

Têm bom aspecto!!  ;)

E é significativamente mais barato que o Arrow não é??

Alves

• Membro
  • *
« Responder #21 em: Janeiro 30, 2013, 14:56:05 pm »
Boas.

Eu tenho um Mivv na minha daytona. Estou satisfeiro, tem boa qualidade de acabamento.

Fora isto, quanto a desempenho, qualquer ponteira que instale, nota-se uma ligeira diferença, principalmente no "ronco".
Na escolha de uma ponteira é importante saber se existe ou nao interesse em um full exhaust. Algumas marcas śo fabricam a ponteira (silenciador).
Be different

Maf

• Recém-Chegado
« Responder #22 em: Janeiro 11, 2014, 11:34:07 am »
Já comprei um escape para a minha Tiger (que só vai ser entregue dia 21...)
 O preço  estava muito bom e não podia deixar fugir...
Mivv Oval Titanium, por  268€!!!
Ainda há mais uns 4 ou 5 disponíveis, caso haja interessados!

Cumps

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #23 em: Janeiro 11, 2014, 15:20:28 pm »
Humm... E isso (o Miw) não interfere com a garantia?
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Maf

• Recém-Chegado
« Responder #24 em: Janeiro 11, 2014, 17:54:21 pm »
Que eu saiba, não...
Na Ducati, Honda, kawasaki... não interfere, embora já tenha ouvido dizer que pelo menos durante o período de rodagem, é aconselhável manter o original.
Mas depois tento esclarecer isso com o Dealer!

arnaldocarmelo

• Membro
  • *
« Responder #25 em: Janeiro 22, 2014, 20:51:42 pm »
 :o  A garantia da minha Tiger, acabou... O que quer dizer que estou LIVRE!!!!  ;D
Arnaldo Carmelo