Autor Tópico: 955i pára e engasga-se.  (Lida 6166 vezes)

FabioGT

• Recém-Chegado
955i pára e engasga-se.
« em: Abril 12, 2012, 01:52:46 am »
Boas pessoal,
É com alguma preocupação que vos apresento este problema para saber as vossas opiniões e talvez perceber o que se esta a passar...
A minha Daytona 955i de 98 pega normalmente a frio, no entanto fica um bocado engasgada ate o motor aquecer, mas depois o ralenti não fica muito estável e por vezes começa a baixar ate o motor parar, e começa a enervar-me porque basta parar no transito ou num somaforo e pára, mas não faz isto sempre só a vezes e agrava-se quando tenho as luzes ligadas mas isso deve ser do prisão extra do alternador...
No outro dia fui dar uma volta com uma amigo e ele dice-me que quando puxo ela deita um fumo negro/acastanhado entretanto eu tambem ja reparei nisso e ao ralenti embora não deite fumo tem um cheiro intenso a gazes de escape, no entanto ja mudei o oleo acerca de 2500Klm e o nivel mantem-se.
Desde que a comprei tambem tenho reparado que é muito dificil conduzir a mota abaixo das 2800, 3000 rpm's mesmo em primeira porque vai sempre aos soluços.
A minha opinião é que devo ter a injecção desafinada, e possivelmente uma bobine de alta tensão meio marada, ou então tenho algum sensor marado ou a precizar de ser limpo.
O que axo estranho é que em andamento em regimes acima das 3000 rpm's a mota tem um andamento fenomenal mesmo quando comparada com motas de cavalagem superior como é o caso da MV Agusta F4 1000 de um amigo meu, pura e simplesmente o andamento é semelhante a puxar.
Gostava de saber a vossa opinião para este problema e se estivessem no meu caso o que fariam.

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
Re: 955i pára e engasga-se.
« Responder #1 em: Abril 12, 2012, 09:20:50 am »
Eu axo que está a precizar de um mecânico especializado Triumph, mas isto dice eu, não sei...

;)
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

pedrop07

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Abril 12, 2012, 10:06:38 am »
Viva Fábio,

Com esses sintomas pode ser uma data de coisas. Da tua descrição leva-me a crer que provavelmente seja algo relacionado com a realização da mistura.

Se a luz de motor não acende, provavelmente será algo que não regista código de avaria (pelo que à partida eu excluía  para já problemas com sensores, avaria na injecção ou controlo de gases - sonda lambda).

Eu primeiro lugar via o estado do filtro de ar, pela descrição podem ser sintomas de um filtro de ar muito sujo. E via ainda o estado das velas.

A partir dai é mesmo preciso fazer um diagnóstico à mota. E quando digo um diagnóstico é diagnóstico mesmo, não é só ligar a mota ao PC e ler se tem códigos de avaria registados. O melhor é levares a mota a alguém com capacidade para fazer isso.
a)   Safe and Fun won’t be Fast,
b)   Fast and Safe won’t be Fun and
c)   Fast and Fun won’t be Safe.

So ride a bike and wear a helmet

FabioGT

• Recém-Chegado
« Responder #3 em: Abril 12, 2012, 11:14:42 am »
As velas são de platina e têm 2500klm e o filtro de ar é um KN, no entanto posso ter abuzado um pouco no óleo quando o limpei... hum...

aguiar-da-costa

• Membro
  • *
« Responder #4 em: Abril 12, 2012, 11:16:41 am »
Fábio,acabas de descrever alguns dos sintomas da minha defunta Sprint ST 955i de
2002.Á minha também lhe dava para trabalhar em dois cilindros,e gastava óleo desde
os 50.000 Kms(já ia com 126.000).Se fores da grande Lisboa,não perdes nada em passar na Moitomotos.
O fumo e o gastar óleo,são as únicas coisas que nunca chegaram a ser solucionadas.
Mais feitio que defeito.

FabioGT

• Recém-Chegado
« Responder #5 em: Abril 12, 2012, 11:22:24 am »
Eu axo que está a precizar de um mecânico especializado Triumph, mas isto dice eu, não sei...

;)
Sim realmente seria esse o caso se não fosse necessário tirar um dia de trabalho percorrer metade de portugal para entregar a mota e estar a espera uma semana que se resolva seja o que for e mais não sei quantos dias á espera de algum material que seja necessário e depois tirar mais um dia de trabalho para a ir buscar.....
Ate a Ducati e a MV Agusta têm melhor assistencia que nós pelo menos em quantidade...

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #6 em: Abril 12, 2012, 11:35:43 am »
Eu cá vendia já a porcaria da Triumph e ia buscar uma Maria Agusta ou uma Sucati >:(  Ou as duas ::)

FabioGT

• Recém-Chegado
« Responder #7 em: Abril 12, 2012, 11:44:04 am »
Eu cá vendia já a porcaria da Triumph e ia buscar uma Maria Agusta ou uma Sucati >:(  Ou as duas ::)

Nada disso....
So me queixo de ter poucos pontos de assistencia em portugal, porque ate estou muito satisfeito com a minha  "lingerie"... lol
Quero é meter isto bom de saude...

pedrop07

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Abril 12, 2012, 12:01:32 pm »
Meteste agora o filtro K&N? ou já o tinhas antes de começar com estes sintomas?

Depois de lavares o filtro deves meter óleo, deixar escorrer bem e só montar na mota quando já não escorre nada  ::)

Não sendo o filtro de ar e se só acontece abaixo das 3000 rpm leva-me a pensar que seja algo relacionado com o controlo de emissões, pois o funcionamento da sonda lamda em anel fechado só funciona até essas rpm. Dai para a frente é tudo mapa de injecção.

Não conhecendo esse motor, não faço ideia se o que vou dizer a seguir é comum ou não nessas motos, mas pode ser que tenhas alguma entrada de ar na admissão (algum coisa mal encaixada por exemplo) ou algum injector a verter ou até mesmo a sonda lambda avariada.

À parte disso, é medir pressões e sinais de sensores até chegar ao problema  8)

PM-RIDER

• Membro
  • *
« Responder #9 em: Abril 12, 2012, 12:04:41 pm »
As motos de injeçao ate 2002 não tem sonda lambda. tem de ser afinado o valor do CO.

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #10 em: Abril 12, 2012, 12:12:39 pm »
Oooooora aí está quem sabe!

Assim é que devia ser, só falava quem sabe! Mas a malta fala de tudo e desenvolve teorias como se soubesse do que está a falar...

Volto ao início, o doente vai ao médico não vai ao carpinteiro  ::)

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #11 em: Abril 12, 2012, 14:25:15 pm »

Volto ao início, o doente vai ao médico não vai ao carpinteiro  ::)
Pode ir ao carpinteiro encomendar o sobretudo de madeira. ;D ;D ;D   

Eu levava a moto ao mecânico.
Tive uma Trophy 1200 que padeceu de um mal idêntico. Foi o Pereira que descobriu o problema depois de algum tempo de luta. Acho que o assunto até já foi falado aqui no Fórum. Tratava-se do forro que as Trophy têm debaixo do depósito de combustível que encostava ou ficava perto das bobines de alta tensão. O forro em causa tem um revestimento tipo alumínio e deformava. Foi um quebra cabeças. ???
Homen que é Homem, não bebe leite; come a vaca.

pedrop07

• Membro
  • *
« Responder #12 em: Abril 12, 2012, 15:28:07 pm »
As motos de injeçao ate 2002 não tem sonda lambda. tem de ser afinado o valor do CO.

Esqueço-me que a gestão dos motores de mota anda uns anos atrasada, estou habituado a gestões electrónicas mais evoluídas.  ::)

Teorias ...  :P

FabioGT

• Recém-Chegado
« Responder #13 em: Abril 13, 2012, 00:17:59 am »
Eu neste momento tambem estou inclinado para as emissões, mas se for afinar as emissões a mota pode perder as acelerações com que está??
Ja mandei uns mail's para ficar com uma ideia dos gastos que vou ter a afinar o CO e válvulas, para saber mais ou menos com que valores posso contar agora é esperar por respostas.
Uma coisa que me deixa a pensar no comportamento da mota é que eu desconfio que ela vem equipada com um kit de potência que a triumph disponibilizava na altura e que incluia um escape em carbono que não é legal para estrada, a arvore de cames de escape e que implicava um mapeamento especifico para isto, no entanto vou tentar contactar o primeiro dono da mota para ver o que é que ele diz, mas o escape está la e se a arvore de cames tambem la estiver pode muito bem explicar o comportamento abaixo das 3000 rpm, no entanto não explica o fumo e o cheiro intenso do fumo de escape.

O filtro KN ela ja trazia e eu lembro-me que antes de o limpar ele ja deitava um fumozito mas agora parece-me pior...
Quando lhe troquei as velas as antigas tinham bom aspecto  e estavam as 3 semelhantes e ja contavam com 10 000klm.
O que me xateia mais é o facto do ralenti instavel e ela parar quando lhe apetece e isso não sei se se resolve apenas com afinação de CO....

« Última modificação: Abril 13, 2012, 00:22:41 am por FabioGT »

losteden

• Membro
  • *
« Responder #14 em: Abril 19, 2012, 12:31:48 pm »
caramba até agora as unicas coisas que me atrapalharam foi falta de conhecimento, uma delas foi parar em uma estação de serviço e a mota não deixar pegar devido á falta de oleo, o mecanico não atestou o oleo todo, colocou para ai metade, comprei 1l atestei e siga viagem. Depois de descobrir a maneira da moto, já fiz mais de 10milk e agora sou eu que faço manutenção mando vir peças lá de fora e tudo ok... :D
Tiger 955i