O estalo no solavanco, pelo que sei, todas fazem. Das três que conheço (todas XC, uma delas a minha) todas têm esse estalo à passagem de piso irregular. Do que sei deve-se a duas coisas. 1. a corrente tem comprimento avantajado (normal nas trails) e bate na parte inferior do braço que já está protegido para esse facto. 2. o descanso lateral que com o solavanco bate no batente. O ponto 2, atenua-se colando um pouco de borracha no batente. Esta solução vi-a no fórum francês, e parece que resulta. É algo que quero fazer na minha. O ponto 1, nada a fazer. Fica pior quando a corrente está folgada, como se percebe. Também aqui, utilizar um bom pedaço de borracha na protecção poderá atenuar o barulho. Na verdade, é algo que não me preocupa, uma vez que a protecção está lá no braço para isso. Cumps!
Concordo com o que foi dito hoje neste tópico. Relativamente ao "bater" que alguns se queixam, pergunto, têm alguma expriência anterior de trails ou motos de fora de estrada, todo-o-terreno ou mesmo motocross?
......Assim que adquiri a Xc, no dia seguinte, regulei a suspensão traseira a meu gosto, achei que a regulação de fábrica era muito soft e regulei-a para mais hard (a meu gosto pessoal). Terá sido por causa da regulação ou será que ainda não tenho quilómetros suficientes para o tal barulho aparecer (3000 Kms) ... ......