Em quase 40 anos em motos nunca usei intercomunicadores nem quando tinha moto turistica.É uma paz não ter aquela conversa na orelha a dizer ... "cuidado olha esse carro!" ... "Vais depressa demais!!" "olha a curva ..." ... e sim ela anda comigo de moto também há quase 40 anos; preferimos gritar um com o outro.Gritar é bom para a alma.
Fernando, podes sempre usar um funil!
Tenho um Scalar Rider Q2 com muitos kms percorridos, e para voltas que sejam maiores que idas ao café, acho que é dos melhores investimentos.Para além da óbvia e útil função de fazer/receber chamadas e eventual integração com o GPS, quando se segue em grupo há todo uma série de vantagens no seu uso.Quem segue à frente pode antecipar a quem vai atrás, obstáculos, situações perigosas ou mesmo até permitir ultrapassagem, uma vez que segue destacado adiante e tem a boa visibilidade que os outros atrás poderão não ter.Quem segue atrás, pode dar feedback da caravana, bem como informar a quem segue adiante a aproximação de algum veículo que vai ultrapassar a caravana.Estas serão talvez para mim as maiores vantagens do seu uso, que não só facilitam grandemente a dinâmica do grupo na estrada, mas também que contribuem para a sua segurança.A acrescer a isto, há também as naturais questões lúdicas, como a possibilidade de partilhar as observações que fazemos durante a viagem. E também a possibilidade de animar falando com alguém depois de várias horas de estrada quando o cansaço chega.Cumps!
Eu utilizo o G9 e 5*****, ainda não actualizei para o portugues, mas acho que não o vou fazer...
Luís, o Scala Rider Q2 já tem uns anos (saiu do mercado há uns 2 anos talvez) e não tem configuração de idioma.A abertura de comunicação no Q2 faz-se automaticamente (falando) ou manual (premindo um botão).As chamadas fazem-se premindo o botão e falando o nome da pessoa que se pretende chamar.Cumps!