Autor Tópico: Video Crash Scene First Aid - Rider Risk  (Lida 2083 vezes)

Rods

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
Video Crash Scene First Aid - Rider Risk
« em: Novembro 13, 2011, 11:48:22 am »
São três minutos de vídeo, que podem ajudar a salvar a vida de um amigo !!!

Aqui está o resto da serie que também tem outros episódios interessantes:
http://www.youtube.com/user/riderrisk
“I don't care how mild or responsible of a rider you think you are, climb aboard the Street Triple R and you will step over to the dark side, and some laws will be broken”
WebBikeWorld – Brad Puetz.

Sargento

• Membro
  • *
Re: Video Crash Scene First Aid - Rider Risk
« Responder #1 em: Novembro 13, 2011, 12:08:27 pm »
Excelente partilha, muito didático 8) 8)
Se tem rodas ou mamas, mais tarde ou mais cedo vai dar problemas...

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #2 em: Novembro 14, 2011, 10:52:54 am »

Muito bom Rods, bem partilhado!  ;)

RJVieira

• Membro
  • *
    • As minhas fotografias
« Responder #3 em: Novembro 16, 2011, 00:06:10 am »
Muito bom... obrigado pela partilha.

Os outros episódios são igualmente interessantes...

Destaco um em particular, o uso da contra-brecagem... sinceramente nem sei se uso isso... se uso é mecânico e não premeditado...
Girar a roda da frente no inicio da curva para a direita quando se quer virar para a esquerda... isso usa-se só a entrada da curva? ou é até ao final? É que a travar durante a curva se a roda estiver virada para o lado oposto ela tem tendência a endireitar mais rápido o que nos pode fazer ir para a faixa contrária.... o Tantos km's feitos de mota em uso diário e ainda tenho dúvidas de maçarico  :D

Um abraço.

Joao Espirito Santo

• Recém-Chegado
« Responder #4 em: Novembro 16, 2011, 08:23:49 am »
Boas,

Não sou de longe um expert na matéria, havendo muito boas almas neste fórum com mais experiência num cabelo que eu no corpinho todo. Posso no entanto relatar a minha experiência, e o que fui apanhando de vários cursos.

1º A contra-brecagem (CB) é feita a velocidades não muito baixas. Por exemplo a 20 ou 30Km/h se tentares fazer a CB é extremamente difícil e tem o efeito oposto do desejado.

2º O que se pretende com a CB é ajudar no "deitar" da mota para a curva, sendo que esta operação obviamente nunca deve ser misturada com procedimentos de travagem (especialmente na roda da frente) - excepto para experts :)

3º A CB é feita dando um toque muito ligeiro para a frente na manete interior à curva - ex: se se quiser curvar para a direita, dá-se um toque (pequeno empurrão) na manete direita. E atenção, é mesmo pequeno empurrão.

4º Assim que a mota começa a deitar após a CB resumir os procedimentos normais - não continuar a empurrar a manete senão há um encontro mais íntimo com o alcatrão.

Esta pequena dica/truque é muito eficaz, especialmente à medida que se fôr aumentando a velocidade, porque a mota deixa de lutar contra ti quando a queres deitar para a curva.

Desde que tive a Daytona que sempre me habituei a este truque, tendo ajudado bastante no suavizar da condução.

Mas deixo comentários ou correcções ao que expus para outros mais experientes.

Espero ter ajudado.
cVmps,

Joao Espirito Santo
Braga / Setúbal
Triumph Tiger 800 XC ABS

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #5 em: Novembro 16, 2011, 09:49:26 am »
É isso João, há aqui malta que respira disto!! E vão certamente deixar aqui informação sobre o assunto!!  ;D

Mas do que li a cerca do assunto e o que me foi ensinado pelos meus companheiros "GURUS", concordo com a tua analise. 

isso usa-se só a entrada da curva? ou é até ao final?

Faz-se a manobra para colocar a moto no ponto/posição pretendida e depois apenas seguramos o guiador para manter essa mesma posição de forma estável.

Corrijam se estivermos enganados
« Última modificação: Novembro 16, 2011, 09:52:48 am por Will »

Nuno Scram

• Membro
  • *
« Responder #6 em: Novembro 16, 2011, 12:26:23 pm »
Boas!

A maior parte dos motociclistas não tem a teoria mas tem a prática.

A verdade é que são na maioria os novos motards que procuram saber mais sobre a técnica e devem fazê-lo! Só lamento que os próprios instrutores não saibam ou não ensinem a técnica correcta.

A contra-brecagem (em inglês countersteering) é uma técnica dominada e utilizada sempre por qualquer piloto profissional e é muito simples:
até aos 20/30 km por hora se virarmos o guiador para o lado que pretendemos a moto segue a direção pretendida. Acima dessa velocidade sucede o contrário: se quisermos virar para a esquerda temos de virar o guiador para a direita.

O mito de que a mota vira para o lado em que nos inclinarmos é só isso: um mito. O que acontece na realidade quando nos inclinamos é que, sem querer, estamos a virar o guiador para o lado contrário da curva.

Devemos praticar constantemente esta técnica porque poderá salvar-nos de um acidente. Num dos videos que mostro a seguir prova-se que para desviar de um obstáculo na estrada seguinto a técnica da contra-brecagem conseguimos desviar e só inclinando o corpo não o conseguimos fazer com a mesma eficácia.

A prática é simples: quando forem a curvar para a direita empurrem suavemente o guiador com a mão direita. Quando curvarem para a esquerda empurrem o guiador com a mão esquerda. Lembrem-se que a contrabrecagem funciona a partir dos 30 km/h.

aí vão os videos:

http://www.triumphmotoclubeportugal.com/index.php?topic=513.msg4245#msg4245
« Última modificação: Novembro 16, 2011, 13:14:03 pm por Nuno Scram »
SCRAM - Safety Control Rod Axe Man

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #7 em: Novembro 16, 2011, 12:34:05 pm »

Impecável!!

Thanks a lot!! Nuno  ;)

Nuno Scram

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Novembro 16, 2011, 15:26:58 pm »
aqui está um video em que se vê em câmara lenta o movimento da moto na curva (0:47 s):

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=XhRydTnSDes

para quem anda em pista o youtube tem toneladas de informação/videos cedida por pilotos e técnicos profissionais muito úteis , ex:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=zt9lB-LErQ4
« Última modificação: Novembro 16, 2011, 15:36:22 pm por Nuno Scram »
SCRAM - Safety Control Rod Axe Man