Autor Tópico: Passeios em grupo  (Lida 2569 vezes)

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
Passeios em grupo
« em: Setembro 22, 2011, 19:25:37 pm »

Depois das ideias trocadas no tópico Passeio Tripeiro 2011, abro este tópico para vos dar a minha ideia pessoal sobre o assunto.

Organização: Considerando que tem de haver o mínimo de organização e atenção qd se passeia em grupo, pessoalmente recuso-me a impor um determinado ritmo a todos ou dar rabecadas a quem quer que seja por determinada condução, desde que não ponha em causa a segurança de todos (estou a lembrar-me dos artistas q gostam de fazer ultrapassagens pela direita - a estrada não é uma pista e portanto isso não é aceitavel). Nesses casos acho preferivel falar pessoalmente com a pessoa e explicar-lhe pq não o deve fazer. Não vendo necessidade de haver um "líder" de grupo, se for eu o organizador, posso apenas dar um briefing informal (neste Clube é sempre tudo informal e levado p'ra galhofa) sobre trajecto e paragens previstas. No último Alvôco, senti a necessidade de o fazer no Domingo antes de sair do hotel, por haver pessoas que não conheciam aquela estrada de curvas infindáveis e porque essa mesma estrada está para o TMCP para sempre machada pelo acidente que terminou da pior forma para um dos nossos, e lembrei que cada um deve rolar ao ritmo em que se sentir confortavel independentemente de ver outros a afastarem-se. Qd chegarmos a algum ponto de mudança de direcção aí paramos e reagrupamos.

Andamento: Não tenho paciência para fazer 300 kms na mesma posição da fila. São todos crescidinhos cada um leva o andamento que entender, mantendo os pressupostos acima referidos, incluindo horários, que têm de ser exequíveis. Se em AE o andamento é relativamente fácil de não ser diferenciado, já em estrada de montanha, ninguém tem de perder todo o gozo por lhe ter calhado ir atrás de um cepo com um machimbombo (como eu como a minha Sprint ;) ) ou de um maçarico recém encartado. Em relação a não deixar ninguém para trás, é fácil, basta q se virmos o q está atrás de nós parar, tb pararmos, assim todos param.

« Última modificação: Setembro 22, 2011, 19:30:54 pm por TriumphKings »
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
Re: Passeios em grupo
« Responder #1 em: Setembro 22, 2011, 22:08:05 pm »
Vou isolar esta parte do teu texto Rexis. Parece-me perfeita para o tema em questão:

... e lembrei que cada um deve rolar ao ritmo em que se sentir confortavel independentemente de ver outros a afastarem-se. Qd chegarmos a algum ponto de mudança de direcção aí paramos e reagrupamos.

Andamento: Não tenho paciência para fazer 300 kms na mesma posição da fila. São todos crescidinhos cada um leva o andamento que entender, mantendo os pressupostos acima referidos, incluindo horários, que têm de ser exequíveis. ...

Não me lembro, desde que participo no TMCP, de ter exisitido problemas com o pessoal andar junto de uma forma mais animada. Tanto no TMCP como nos ultimos 15 anos em que conduzo motos juntamente com outros amigos.
A maioria dos disparates, que infelizmente podem acabar mal, devem-se a falhas de atenção. Normalmente quando o pessoal conduz a sério está "BEM ATENTO A TUDO".

Pessoal experiente\inexperiente bem atento e cumprindo a máxima acima escrita muito dificilmente resulta em azares.
Cada um de nós tem que ter percepção dos seus limites e deixar seguir outros que se sentem\conduzem melhor em determinados momentos e troços mais rápidos. Quando aparece malta nova, cabe aos "antigos" e conhecedores do ritmo no grupo tomar a iniciativa de falar sobre os andamentos antes de se arrancar.

... se se tratar de um grupo grande com bastante pessoal novo, então o melhor mesmo é não esticar muito a corda.

Presenciei uma situação à uns anos com um condutor novo que alinhou com a malta e não quis ficar para trás...e em que nós não pensámos no assunto.  No momento do despiste apanhámos todos um cagaço daqueles (Tipo ... já foi). Acabou por ter muita sorte, e ainda hoje usamos esse episódio como exemplo para fazermos sempre um género de "breefing" quando aparece malta nova.

Sargento

• Membro
  • *
« Responder #2 em: Setembro 23, 2011, 01:15:58 am »
Concordo plenamente com a vossa opinião, mas devido ao elevado nº de participantes,á diversidade de montadas e condutores e ás distâncias que habitualmente percorremos ,temos de ter alguma disciplina para evitar dissabores.É muito chato, por exemplo pararmos para  atestar ,alguem não o fazer e passados 50 km estarmos todos a parar para o menino dar de beber á burra ou se o que vai em ultimo tem algum problema , ninguem passa cartão e depois se verifica que nem o nº de telem dele temos, são só exemplos de coisas básicas que com alguma organização são facilmente resolvidas.
É evidente que quando as estradinhas se tornam deliciosamente sinuosas, ninguem tem de esperar por ninguem, vai-se reagrupando de vez em quando e de resto é sempre a curtir, nas auto estradas há sempre quem aproveita para tirar o carvão, só nas zonas mais sensíveis do percursso é conveniente que os organizadores ocupem a 1ª e a ultima posição para ninguem se perder e controlar o andamento devido á presença dos moinas.
O nosso grupo não é nenhum rebanho, nem seita do mau-mau, mas não acredito que se leve grupos de mais de 15 motos aos Picos de Europa , sem multas ,sem acidentes e principalmente sem chatices, não havendo o mínimo de organização.
« Última modificação: Setembro 23, 2011, 01:28:02 am por Sargento »
Se tem rodas ou mamas, mais tarde ou mais cedo vai dar problemas...

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #3 em: Setembro 23, 2011, 01:39:18 am »
"...Considerando que tem de haver o mínimo de organização e atenção qd se passeia em grupo..."

Sargento

• Membro
  • *
« Responder #4 em: Setembro 23, 2011, 01:56:44 am »
Pois,pois e ... "Em relação a não deixar ninguém para trás, é fácil, basta q se virmos o q está atrás de nós parar, tb pararmos, assim todos param "...o pior é quando eles nem para a frente olham em condições, uma vez vinhamos nós na zona do Piodão e ultrapassamos outro grupo que circulava mais devagar, dois dos nossos que vinham atrás seguiram com eles por outro caminho e tivemos que os ir buscar ;D ;D ;D .

A Sprint um machimbombo??? Grrrrrrrr :o :o :o

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #5 em: Setembro 23, 2011, 09:35:49 am »
"...Considerando que tem de haver o mínimo de organização e atenção quando se passeia em grupo..."

Este ponto é pertinente.
Na década em que acompanhei o MC Albufeira havia sempre um lider à frente e as ultrapassagens evitadas. Eram regras deles e nunca me lembro de algum incidente. :)

Ando de moto há 35 anos  :P  e desde finais dos anos 70 que organizo passeios em grupo e peço sempre ao pessoal que me acompanha alguma contenção porque não quero ter na consciência o facto de haver algum acidente num passeio que tenha organizado. Tenho um verdadeiro pavor disso pela estima que tenho pela malta que alinha nestas coisas, mesmo que seja um tipo que tenha acabado de conheçer.
Os tempos mudam e mudam-se as vontades, hoje não se liga muito a essas coisas e é um pouco cada um por si, porque cada um sabe de si, daí que as poucas voltas que fiz foram com grupos bastante pequenos ou então na ida segue-se o "road-book" e as suas regras e no regresso cada um vem ao seu ritmo.
Impor regras é sempre uma "chatisse", mas por vezes tornam-se necessárias.
Afinal se queremos curtir umas curvinhas podemos fazê-lo sózinhos ou num track-day. Em passeios de grupo as coisas devem ser diferentes.

Homen que é Homem, não bebe leite; come a vaca.

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #6 em: Setembro 23, 2011, 10:48:24 am »
se queremos curtir umas curvinhas podemos fazê-lo sózinhos ou num track-day. Em passeios de grupo as coisas devem ser diferentes.

Meu querido Fernando, não se é por só andar de mota há 26 anos, mas por acaso aqui n concordo nada contigo. Ter que fazer uma estrada de curvinhas sozinho é menos agradavel que acompanhado e se o andamento for vivo, tb pode ser + perigoso.

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #7 em: Setembro 23, 2011, 11:08:50 am »
Amigão, eu gosto de curtir as curvas sózinho ou acompanhado.  :)  Adoro andar de moto com companhia. Mas quando me dá aquela coisa da loucura ... prefiro andar só porque acompanhado às vezes leva-me a tentar apanhar o meu vizinho.
Toquei a Trophy por uma mais pequena para me contrariar a mim próprio, não foi porque ainda não pudesse com ela; foi por uma questão de honestidade comigo porque já me estava a "esticar" demais para a minha idade. ;D

Claro que se forem a um passeio comigo, e hão-de ir, se calhar vão achar uma seca ir atrás do cota a curtir a paisagem. Mas também é necessário um certo estado de espírito para se andar de moto assim e isso é uma mensagem que também gosto de transmitir. :)

Num último passeio que organizei ... há uns bons tempos ... :-\  o pessoal não sabia onde era o local do almoço. Lá tivemos que organizar o percurso em algumas tranches, com pontos de paragem. Assim eu e mais uns quantos fomos a curtir a paisagem, outros a curtir as curvas. Parámos algures para um café, onde nos encontrámos com os mais rápidos. Na parte final fomos todos juntos e, claro que fiz o meu pézinho de dança pelas estradas de Montemor ;)   onde quase me esqueci dos Harlistas e tive que voltar para trás. ;D ;D ;D
Neste passeios juntaram-se Triumph, japonesas e umas Harley e um ensopado de javali. ;D

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #8 em: Setembro 23, 2011, 11:09:59 am »

Sim, mas.
Para ir "depressinha" e a gozar, na minha opinião, o máximo é 3 e que se conheçam muito bem.

e 3 já não é para qualquer idade.  ;D ;D ;D ;D

pronto ... lá vou ser expulso. ???

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #9 em: Setembro 23, 2011, 11:10:41 am »
Para ir "depressinha" e a gozar, na minha opinião, o máximo é 3 e que se conheçam muito bem.

Em termos de TMCP, mesmo nos passeios com muitas motas, um grupo q vá "depressinha" nunca tem + de 3, 4 motas no máximo, certo?

TriumphKings

• Sócio TMCP
  • Membro
  • **
« Responder #10 em: Setembro 23, 2011, 11:13:11 am »
Neste passeios juntaram-se Triumph, japonesas e umas Harley e um ensopado de javali. ;D

...lixa-se o javali, claro  ;D ;D ;D

Fernando Santos

• Membro
  • *
« Responder #11 em: Setembro 23, 2011, 11:16:44 am »
Essa do javali é a próxima bola a sair para o TMCP. Espero ter a minha vida mais ou menos arrumada para irmos lá em Novembro. ;)

E para não se perder o tópico, como diz muito bem o Lamas três motos para andamento mais rápido em grupo é o ideal. A preferência do pessoal se conhecer tem a ver com os comportamentos em estrada e é importante também.

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #12 em: Setembro 23, 2011, 12:25:01 pm »

Claro que se forem a um passeio comigo, e hão-de ir, se calhar vão achar uma seca ir atrás do cota a curtir a paisagem. Mas também é necessário um certo estado de espírito para se andar de moto assim e isso é uma mensagem que também gosto de transmitir. :)   

Eu sou destes!  :P

De moto, sou sempre o ultimo a chegar... So what, no shame no blame!  8)

Eu não faço a associação directa, que as pessoas já quase instintivamente fazem de motas + velocidade.
I like it slow!  8)

A parte porreira dos passeios (para mim claro) é a de chegar ao local da tainada todos porreiros e passar 1 ou 2 horas a falar de motas, de futebol ou do cosmos, que importa. Depois montar nas motos e novamente curtir uma boa estrada com belas paisagens e depois parar umas horas depois para lanchar, uma tábua de queijos, enchidos e presunto, tudo isto entre velhos amigos ou amigos recentes adquiridos através das motas, não importa.

Tenho uma personalidade acelerada, quando comprei a moto toda a gente meteu as mão na cabeça, a minha Maria não falou comigo uns 15 dias e depois fui ouvindo por parte das pessoas ...tu és maluco a andar de carro, imagina na moto... ; ... só sabes andar depressa... ; ... vê quantas multas de excesso de velocidade já apanhas-te... etc, etc
E o que é certo é que de moto nem é parecido. Gosto de andar nas calmas, porque não tenho experiência, porque tenho medo ou porque quero andar mesmo nas calmas, não interessa!!!!
Quero com isto dizer é que, como diz o Fernando, são estados de espírito.

A minha opinião é: há vários tipos de pessoas/motociclistas e num passeio organizado por um clube seja ele qual for que terá certamente vários destes motociclistas lentos ou rápidos, então a bitola terão que ser os mais lentos e o grupo sai junto e chega junto.
Pessoalmente e como já aconteceu eu não me importo nada de ser deixado para traz e chegar depois. Mas pode haver alguns mais lentos que vão a um passeio e depois não vão mais, porque tem vergonha ou então não querem atrasar a malta!

Nos passeios organizados aqui pela Triumph/BMW Porto os mais lentos (que não interessa porque são!!) vão a frente e os restantes seguem, não interessa a velocidade, chega toda a gente contente e mesmo os mais experientes/rápidos não se importam. AFINAL O NOME QUE SE DÁ A ESTAS SAÍDAS É "PASSEIO". E no passeio seguinte estão lá todos novamente!

Quem quer dar um passeios mais rápidos, organiza outro encontro com elementos deste perfil.

P.S. - Outra coisa!! acho muita giro 15 ou 20 Triumph lindas a chegar juntas onde quer que seja. Pode cativar jovens que estejam a pensar entrar no mundo das motos. Comigo ia acontecendo quando vi algumas dezenas de BMW juntas, felizmente depois fui a porta ao lado...

Malta, isto é a minha opinião!  ;)

« Última modificação: Setembro 23, 2011, 12:31:11 pm por Will »

Sargento

• Membro
  • *
« Responder #13 em: Setembro 23, 2011, 12:44:41 pm »
É a tua opinião, e muito boa por sinal, eu tambem não acho piada nenhuma a passeios só de ida, há lá coisa melhor que um lanchinho em amena cavaqueira com a malta reunida a comentar as peripécias do dia e de preferência com a bela paisagem das montadas todas alinhadas á nossa espera...são gostos 8) 8) 8)

Allonzo

• Membro
  • *
« Responder #14 em: Setembro 23, 2011, 12:46:36 pm »
faço das palavras do WILL as minhas .. 

o fundão é nossooooooo 8) 8) 8)