Autor Tópico: Daytona 675 BERROU!!!  (Lida 4530 vezes)

por1564

• Membro
  • *
Re: Daytona 675 BERROU!!!
« Responder #30 em: Maio 21, 2012, 10:20:53 am »
Pois...

Obg pelo vosso conselho.

Tentarei ser racional ;)

Abraço

Alves

• Membro
  • *
« Responder #31 em: Maio 22, 2012, 00:23:07 am »
Boas
Antes de mais tenho muita pena pelo sucedido, não ponho em causa a credibilidade da marca mas..., são azares que batem a nossa porta. Costuma-se dizer que isso só acontece aos outros.

Curiosidade
O cárter leva 3.1L, com 1.5L n seria o minimo para danificar seriamente o motor, mas também depende quanto tempo a moto funcionou com 1.5L.
O protocolo de manutenção prevê intervenções no motor num intervalo de 10.000km, e se não estou em erro para um óleo com a viscosidade 10w40. A triumph lisboa usa o óleo Agip 5w40 racing 4t, não discordo desta decisão por parte da Triumph até porque considero uma medida preventiva para clientes que façam track day. É um óleo superior mas, por ser mais fino pode aumentar as probabilidades de um consumo de óleo, mesmo assim é da responsabilidade do proprietário fazer um check up. 
Também há que ter em conta que os esforços solicitados ao motor durante um track day ou de uma condução mais desportiva acaba por originar  consumos anômalos de óleo, costuma-se dizer pelos mais experientes "um track day uma ida a oficina".
Outro cuidado a ter, quando liga-se o motor, deixar atingir a temperatura normal de funcionamento, 3 traços. Ao atingir a temperatura de funcionamento as peças dilatam e vedam o motor. 

Também tenho uma Daytona 675, costumo ter esses cuidados mesmo assim há dias levou quase 1L(0.8 ou 0.7l) de oleo.
O que aconteceu a tua moto chama-me a atenção, vou ser ainda mais cauteloso com a minha.
Boa sorte, e espero que consigas solucionar o teu problema o mais breve possível.Abc
Be different

por1564

• Membro
  • *
« Responder #32 em: Maio 22, 2012, 09:28:59 am »
Boas Alves ;)

"Curiosidade
O cárter leva 3.1L, com 1.5L n seria o minimo para danificar seriamente o motor, mas também depende quanto tempo a moto funcionou com 1.5L."

O motor tinha entre 1,6 e 1,7 lts sem mudança de filtro, ou seja, 2º o manual, neste caso a capacidade máxima seria de 2,4 lts (só é de 3 lts quando o motor está completamente seco - não era o caso), pelo que o que estava em falta era de aproximadamente 0,8 lts.
Esta falta de óleo, segundo alguns mecânicos, não dá saúde ao motor certamente, mas por outro lado é insuficiente p/ o danificar.

"Também tenho uma Daytona 675, costumo ter esses cuidados mesmo assim há dias levou quase 1L(0.8 ou 0.7l) de oleo."

Se o que eles dizem não fosse verdade, das duas uma, ou tiveste muita sorte, ou também te teria acontecido o mesmo :S

Resumindo, os cuidados a ter com motas extremamente rotativas como as nossas devem ser redobrados, no entanto, pode sempre acontecer (a qualquer um), aquilo que me aconteceu.

Esperemos que não :)

Abraço ;)

Allonzo

• Membro
  • *
« Responder #33 em: Maio 22, 2012, 15:35:35 pm »
só pode ser sorte...

esse tópico levou me a verificar o nível da minha D675, e adivinha ...

nem no marcador da vareta aparecia ... seco!!!

até então nao senti alteração alguma na bicha, e ja coloquei 1,5 lts e toca a andar...

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #34 em: Maio 22, 2012, 15:42:37 pm »
só pode ser sorte...

até então nao senti alteração alguma na bicha, e ja coloquei 1,5 lts e toca a andar...

:o :o   

TriumphKings

• Direcção TMCP
  • Membro
« Responder #35 em: Maio 22, 2012, 15:57:29 pm »
Allonzo,

N confundas, tb tú, vareta seca com carter seco  ::)
Nasces sem pedir, morres sem querer   …Aproveita o intervalo!!!

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #36 em: Maio 22, 2012, 16:22:45 pm »
só pode ser sorte.....
Não sei como é a 675. A minha ST3, com o cucuruto da vareta molhado até ao máximo da vareta leva só 0,5l.
Alonzo, 1.5L a menos, é assim um bocado pró.... "desporto financeiro radical"  ;D ;D ;D ;D ;D
Pessoal.... toca a tomar atenção às meninas...

casanova

• Membro
  • *
« Responder #37 em: Maio 22, 2012, 21:08:20 pm »
  o Alexandre tem razão, não custa nada verificar o nível oleo e tb o liquido refrigeração com alguma frequência.

street triple r

Alves

• Membro
  • *
« Responder #38 em: Maio 22, 2012, 21:29:57 pm »
Boas,

Na Daytona 675 da ponta da vareta até ao nível correto são 1.7L apx .

O fabricante recomenda o 10W40 ou 15W50, para evitar estes consumos exagerados na próxima revisão vou optar pelo 10W40.

Abc   
Be different

botas87

• Membro
  • *
« Responder #39 em: Maio 22, 2012, 23:33:37 pm »

O protocolo de manutenção prevê intervenções no motor num intervalo de 10.000km, e se não estou em erro para um óleo com a viscosidade 10w40. A triumph lisboa usa o óleo Agip 5w40 racing 4t, não discordo desta decisão por parte da Triumph até porque considero uma medida preventiva para clientes que façam track day. É um óleo superior mas, por ser mais fino pode aumentar as probabilidades de um consumo de óleo, mesmo assim é da responsabilidade do proprietário fazer um check up.

Alves de onde é que tiras-te a ideia que a marca mete 5w40 ao em vez de 10w40??
Triple Inside

Alexandre Vicente

• Membro
  • *
    • About Nav, Lda
« Responder #40 em: Maio 22, 2012, 23:36:59 pm »
Boas,
Na Daytona 675 da ponta da vareta até ao nível correto são 1.7L apx .
O fabricante recomenda o 10W40 ou 15W50, para evitar estes consumos exagerados na próxima revisão vou optar pelo 10W40.
Abc
Bom... é verdade que o motor 955i já tem uns anitos, e provavelmente conta com materiais menos resistentes e métodos de construção mais antigos.
No entanto, a frieza dos números não me deixariam muito descansado caso "possuísse  :) " uma 675.

Ora...
Capacidade de óleo da ST3 955i são 3,20L com filtro novo. Pouco mais que a 675.
No entanto, a varetazita da 955i "tenta obrigar" o proprietário a nunca andar com menos de 0,50L de óleo no motor. Enquanto que a da 675 permite andar com práticamente metade da capacidade do óleo no motor!!!
Hmmm... faltar metade do óleo num motor NUNCA pode ser bom. Ainda que seja por poucos kms, o desgaste fica lá....
O meu conselho é NUNCA, mas NUNCA deixem baixar os níveis de óleo tanto... não pode ser saudável.
Para além do desgaste no motor, a própria embraigem dura menos tempo. Eu na minha noto logo na caixa quando a mesma anda com o nível de óleo baixo... e não precisa de ser os tais 0,5L a menos para se notar.

Alves

• Membro
  • *
« Responder #41 em: Maio 23, 2012, 01:03:25 am »
Alves de onde é que tiras-te a ideia que a marca mete 5w40 ao em vez de 10w40??

Boas, não tirei a ideia de nenhum lado, está descriminado na fatura da revisão e a pouco tempo fui a triumph lx comprar óleo para fazer o nível na minha. Posso dizer que vendem o óleo a um preço espetacular 14€/l. 

Bom... é verdade que o motor 955i já tem uns anitos, e provavelmente conta com materiais menos resistentes e métodos de construção mais antigos.
No entanto, a frieza dos números não me deixariam muito descansado caso "possuísse  :) " uma 675.

Ora...
Capacidade de óleo da ST3 955i são 3,20L com filtro novo. Pouco mais que a 675.
No entanto, a varetazita da 955i "tenta obrigar" o proprietário a nunca andar com menos de 0,50L de óleo no motor. Enquanto que a da 675 permite andar com práticamente metade da capacidade do óleo no motor!!!
Hmmm... faltar metade do óleo num motor NUNCA pode ser bom. Ainda que seja por poucos kms, o desgaste fica lá....
O meu conselho é NUNCA, mas NUNCA deixem baixar os níveis de óleo tanto... não pode ser saudável.
Para além do desgaste no motor, a própria embraigem dura menos tempo. Eu na minha noto logo na caixa quando a mesma anda com o nível de óleo baixo... e não precisa de ser os tais 0,5L a menos para se notar.

Por ter mais cc não significa que tenha de levar uma maior quantidade de óleo, tudo depende do tamanho do cárter. Na 675 a vareta esta inserida na tampa de embraiagem por isso é que deve-se verificar óleo 10 min após o corte do motor, se for menos tempo pode acusar "hi-level" se for com o motor frio "low-level", o óleo escorre para o cárter.
Nos primeiros modelos da 675 (2006) a vareta de óleo não tinha as marcas de hi e low level. Posteriormente a Triumph emitiu uma adenda ao procedimento de inspeção do nível de óleo, e forneceu novas varetas de óleo, um pouco maiores e com as marcas de hi e low level.
O espaço entre hi e low permite adicionar cerca de +- 0.5L.

Este sistema de lubrificação designa-se como cárter molhado, quando tem um baixo nível, vai imediatamente afetar o sistema secundário de lubrificação que é a embraiagem. Se for muito baixo acende-se a luz de low press da bomba de óleo e ai já se sabe.

Uma coisa é certo, foi projetado para funcionar com aprx 3L óleo, não vale a pena andar a inventar.   

Be different

Eric

• Recém-Chegado
« Responder #42 em: Maio 23, 2012, 14:48:13 pm »
Boa tarde a todos,

Aqui tem uma discussao de interesse. Daqui umas semanas tenho de levar a minha America - andar a pensar num nome de batismo ..... - para a revisao do primeiro ano.
Dei uma olhada na 'Scheduled Maintenance Check Sheet' da revisao do 1000 kms e aqui vem as informacoes que podem ser util para comparar:

Mudaram o oleo do motor (Engine Oil - renew) e do filtro (Engine Oil filter - renew). Usaram o Oleo 5W40 numa quantidade de 4 litros vendido a um preco unitario de 14.12 Euros.
Agora, no 'Owner's handbook' na pagina das especificacoes, se mudar o oleo do motor e do filtro, e estimado que precisa de 3.8 litros. No entanto a quantidade total de oleo no sistema e de 4.5 litros.
Finalmente, ainda do 'Owner's handbook' esta ai indicado que o oleo recomendado e seja o 10W/40 ou o 15W/50.
Quanto ao preco cobrado, uma pesquisa rapida na net monstra por example 5 litros de oleo 5W40 vendido a 45 Euros, seja 9 Euros por litro.... No entanto imagino que os 5 euros addicional cobrado pela Triumph se justifica pela marca do oleo usada com certeza  ???

Um abraco a todos,

Eric

PJMS

• Direcção TMCP
  • Membro
  • elektra (laranja mecânica)
« Responder #43 em: Maio 23, 2012, 17:07:52 pm »
Boas,

Na minha Elektra a partir da última revisão sou eu que escolho o óleo que lá entra. O óleo que estou a usar é um 10W50 de uma marca conceituada ;)

Sendo Portugal um país de temperaturas moderadas, a viscosidade a frio 10W é mais do que suficiente (menor viscosidade) para pegar e lubrificar a frio.

Relativamente, à viscosidade a quente a 50 (maior viscosidade) faz sentido para o tipo de utilização que dou à menina e tendo em conta as temperaturas altas de Verão no nosso país (não estamos propriamente na Inglaterra).

Mas atenção ... estes óleos multigrade com grandes amplitudes de viscosidade a frio e a quente também têm as suas desvantagens. Para o conseguirem recorrem à utlização de determinados aditivos e compostos que poderão penalizar outras propriedades dos óleos, como por exemplo, a estabilidade e a durabilidade do próprio óleo. Por isso a opção por um 10W40 ser muitas vezes a preferida pelas marcas e proprietários numa utilização normal da mota.

Daí a importância da escolha de um óleo que seja de qualidade comprovada. E, tão ou mais importante, é a verificação regular do nível do mesmo ;)
[elektra] welcome to the wild ride ...

Will

• Direcção TMCP
  • Membro
  • Nelson "Will" Fonte
« Responder #44 em: Maio 23, 2012, 19:01:24 pm »

Mais nada!!!  ;)